Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfet aquecendo, como melhorar?


lithium_ion

Posts recomendados

Tenho uma fonte chaveada, que possui o MOSFET k3569 (acredito ser esse o datasheet http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet2/8/0u960k6xl4yq15so8za0gjgk8dfy.pdf), que está aquecendo bastante, medi com o termopar do multimetro e chegou a 53°C, com aproximadamente 80% da corrente máxima. Pensei em trocar esse mosfet por um equivalente de menor Rds(on), já que assim a potência dissipada nele seria menor, não sei se isso seria a maneira correta, caso não seja, peço sugestões.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0.54 de RDS-on e 600v DC. Se for uma fonte flyback auto-oscilante será bem mais difícil. A oscilação depende também das características do mosfet. 

 

Se for uma fonte que faça proteção de corrente medindo a queda de tensão entre dreno e source quando em modo ON, irá influenciar na proteção de curto-circuito. 

 

Dependendo do caso terá que melhorar o driver de acionamento, ou colocar um. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso calcular se, estando nessa temperatura, o MOSFET funcionaria com segurança. Contudo, preciso saber qual é o valor eficaz (RMS) da corrente de dreno quando a temperatura do encapsulamento é 53 °C, o que pode ser medido por um amperímetro True RMS F5Rua4D.gif.

 

 

 

Eu precisaria também de informações sobre o dissipador térmico (dimensões, material construtivo etc), se algum estiver sendo utilizado.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dissipador do MOSFET é esse da foto, tem uma ponte retificadora bem mal grudada. O dissipador original do diodo era um "L" de alumínio, bem leve mesmo, parece até ser oco de tão leve, tirei porque aquecia os capacitores. Arranjei um aletado e coloquei no diodo schottky, acredito que assim melhore bem a dissipação. O problema em colocar dissipadores melhores e maiores é que o espaço é extremamente reduzido, para colocar o dissipador no schottky precisei tirar os capacitores. Vou arrumar uma maneira de colocar esse solto da foto no MOSFET, com essas partes dobradas cortadas fora, para caber na placa. Para medir a corrente com o multímetro, como faço para não abrir o fusível por causa da corrente de carga do capacitor?

adicionado 6 minutos depois

Qual desses 2 ficaria melhor?

14789741925811228938734.jpg

1478974230527-202476992.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o dissipador para um aletado, e a temperatura caiu para 41°C !!! (O resistor de 1r da minha carga deu pau e agora não passa de 2,8A, mas mesmo assim, a temperatura caiu bastante. Postarei a foto dos dissipadores novos.

Agora, para aproveitar o tópico, aqueles "CIs" com 2 diodos Schottky de catodo comum, está ficando a 46°C, devo me preocupar?

adicionado 3 minutos depois

14792454852301228938734.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, lithium_ion disse:

Troquei o dissipador para um aletado, e a temperatura caiu para 41°C !!! (O resistor de 1r da minha carga deu pau e agora não passa de 2,8A, mas mesmo assim, a temperatura caiu bastante. Postarei a foto dos dissipadores novos.

Agora, para aproveitar o tópico, aqueles "CIs" com 2 diodos Schottky de catodo comum, está ficando a 46°C, devo me preocupar?

adicionado 3 minutos depois

14792454852301228938734.jpg

Bom, você já se preocupou à toa com o transistor de 53°C... Seria injustiça para com o CI que também ficou morninho kkkk

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...