Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pra que serve esse tipo de fonte?


Posts recomendados

8 minutos atrás, mateus7 disse:

Olá Creio que é Para Alimentação de Led's... essas Fitas... : ) 

Deve ta dando uns 17 18V ai....

24 v em corrente continua

O que o que me intriga me o fato de ter corrente alternada também

E pelo q sei fitas de led são 12V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, mateus7 disse:

è mais Creio que Acende sim ... voce tem uma ? (Fita)

Mais se estiver dando AC ai pode ser ...alguma anomalia ... ; <

É testei e acendeu...consome 320mA

Na outra estremidade da fita deu 8.20V

 

Estranho mesmo essa corrente AC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está marcando errado, a maioria dos multímetros são assim mesmo quando isso ocorrer é porque a tensão a ser medida é CC. Pois ao medir AC vai perceber que na escala DC vai ficar no zero. Se ainda estiver em dúvida eu sei a causa do tal "fenômeno". 

Ao ligar a fita de Led em CA ela vai queimar logo, pois os leds além de ficar piscando rapidamente vão receber tensão do lado contrário. 

Aquele circuito é uma gambiarra para fazer o Led acender em CA, então nessa fonte não vai funcionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi que vai ligar em CA, se vai colocar diodo ela se torna CC. 

Sobre as fitas de Led eu não sei, mas eu já acendi aquelas lâmpadas de Led tubulares usando essa gambiarra, no caso usei um capacitor de 12uF, pois eram 88 leds em série-paralelo. 

4 grupos de 22 leds de 3V, no total deu quase 70V. Alimentei com 120VCA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso é uma fonte de corrente constante de 320 mA..

 

Geralmente isso dai é para alimentar leds de 3,1 Volts @320mA.

 

Se colocas 1 led a tensão que se estabelece será de 3,1Volts ou aproximado. Com dois leds em série será de 6,2 Volts, com três leds em série será de 9,3 Volts. Fitas geralmente são feitas com 3 leds de 3,1 Volts em série, 9,3 Volts portanto. Logo elas tem um resistor de 150 ohms em série e são feitas para se ligar em 12 Volts.

 

E assim vai até um determinado limite... Se a fonte em aberto mostra 24 Volts muito provavelmente ela poderá alimentar até 24/3,1 = 7 leds em série, todos de 1 Watt (3,1V@320mA) 7 Watts portanto essa fonte de corrente

Raciocine comigo.. 3 leds de 3,1 Volts = 9,3 Volts que até 12 Volts sobras 2,7 Volts. Ora 2,7 Volts divididos pelo resistor de 150 ohms = 18 mA. Essas fitas usam leds de 3,1V@18mA

 

320 mA / 18 mA = 18 conjuntos de 18 mA. Portanto podes alimentar fita com até 18 conjuntos de 3 leds + resistor de 150 com essa fonte de corrente..

 

Essa dai é uma típica fonte para alimentar leds de 0,320A x 3,1V = 0,992 = 1 Watt.   Já vista falar de leds de 1 Watt???  São esses dai, 3,1V@320 mA

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o tópico se refere também a alimentação de leds...

 

Tava lendo em outro tópico sobre regular a temperatura do ferro de solda, etc, inclusive com dimmer, ai me veio jma dúvida/ideia. ..

 

Teria como colocar junto ao dimmer leds pra indicar o aumento de temperatura? Exemplo

110v acenderia 1 led

130v acenderia outro

140v acenderia o terceiro e assim sucessivamente,  

Aproximadamente  a cada 20v

Ou seja aumentando a tensão mais leds acesso 

Seria possível?  se sim como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Já que o tópico se refere também a alimentação de leds...

 

Tava lendo em outro tópico sobre regular a temperatura do ferro de solda, etc, inclusive com dimmer, ai me veio jma dúvida/ideia. ..

 

Teria como colocar junto ao dimmer leds pra indicar o aumento de temperatura? Exemplo

110v acenderia 1 led

130v acenderia outro

140v acenderia o terceiro e assim sucessivamente,  

Aproximadamente  a cada 20v

Ou seja aumentando a tensão mais leds acesso 

Seria possível?  se sim como?

 

Sim, é possível.

Porém é um circuito meio complexo (algo que não se faz apenas com diodos e capacitores).

 

Existem várias maneiras:

Usando transistores e diodos.

Usando Comparadores de tensão (me lembra o circuito dos coollers que o @MOR projetou para você, além desse ser o mais preciso).

Usando CIs do tipo Bargraph como o LM3914.

Ou com PICs, Arduinos e similares.

Todos esses circuitos são trabalhosos e precisam de uma fonte de baixa tensão para funcionar, seja ela com ou sem transformador.

 

Talvez uma forma simples seja usar resistores e diodos zener. Mas como é 220V, é certeza que vão esquentar demais.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Mestre88 disse:

Usando transistores e diodos

Pensei nessa possibilidade mas não sei executar

 

28 minutos atrás, Mestre88 disse:

Usando Comparadores de tensão (me lembra o circuito dos coollers que o @MOR projetou para você, além desse ser o mais preciso).

E que está funcionando muito bem...

 

29 minutos atrás, Mestre88 disse:

Usando CIs do tipo Bargraph como o LM3914

Foi a primeira ideia q tive mas logo, desisti pois não achei nada q pudesse/ensinasse como ligar ao dimmer.

 

31 minutos atrás, Mestre88 disse:

Ou com PICs, Arduinos e similares.

Um pouco fora de questão,  não tenho gravador e espaço. 

 

33 minutos atrás, Mestre88 disse:

Todos esses circuitos são trabalhosos e precisam de uma fonte de baixa tensão para funcionar, seja ela com ou sem transformador

Fonte não seria problema...mas a parte do trabalhoso.

 

Pode me indicar um caminho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, eu ficaria com os PICs. Eu não sei programar, mas tem programas para bargraph as pencas na NET.

Mas então de todas as maneiras montar algo com o LM3914 é o menos trabalhoso para se fazer.

Para ligar ele ao dimmer podemos usar um pequeno transformador desses de 220/12V e fazer uma relação de tensões como:

220V = 12V

165V = 9V

110V = 6V

e assim por diante. Assim o circuito ficaria isolado da rede, tornando-o mais seguro.

 

Agora se não tiver espaço para outro transformador (já que esse é além da fonte), pode usar um divisor resistivo.

(nesse caso não pode usar fonte sem transformador, ou que tenha contato galvânico em hipótese alguma e o circuito deve ficar em uma caixa isolada e fechada para que ninguém tome choques).

O divisor trabalha da mesma forma, diminuindo a tensão aplicada a carga do dimmer para um valor que pode ser lido no LM3914.

Lembrando que o LM3914 trabalha com tensões contínuas então diodos e capacitores devem ser adicionados ao circuito de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 encontrei alguns circuitos na net

Qual mais correto pra usar?

O segundo tem a entrada de sinal ligado ao pot e o pino 6 ao R1k

O ultimo (q por sinal é aqui do fórum) tem a entrda livre e o pino 6 ligado ao pot

images-10.png

2016-11-15-09-49-17-679929318.png

2016-11-15-09-44-57--339405149.png

Eis o q tenho de transformadores qual ou quias deles poderia ser usado ou usado como exemplo

20161115_095942.jpg

 

Transformador de monitor/tv tubo

 

20161115_095851.jpg

Transformador de uma placa do display de micro-ondas

20161115_095830.jpg

Esse é entrada 220/110 com saída 12 , certeza pois já montei uma fonte pra aprender a retificar e filtrar.

 

E tenho um monte daqueles pequeno amarelinho de fontes chaveada, esse da foto também é de display de micro-ondas.

20161115_095929.jpg

se esse amarelinhos der pra usar,perfeito,o azul e o outro um pouquinho grande o primeiro de TV não sei o valor de saída mas também caberia pois é "baixinho"

 

Veja o q mais tenho

20161115_103624.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva Me lembrei que tenho um desenho do LM3914 aqui que vai te servir, logo eu te mando.

Não da pra ligar nenhum trafo de fonte chaveada diretamente a rede elétrica.

O único transformador que serve é esse:

Spoiler

20161115_095830.jpg

 

E dessas fontes chaveadas tem alguma que funciona?

Se tiver podem usadas para alimentar os Leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

fonte pra alimentar os leds tenho pencas daquelas de câmera de cftv.pode ser né?

Sendo 12V não importa, a corrente dos Leds e do LM é baixíssima.

 

19 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

esse transformador é o que vai fazer relação de tensão?

Exato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, outra coisa  o que seria melhor com duas barra e 2 CIs ou com 1 barra?

pretendo comprar essa semana ainda.

fico aguardando os circutos.

@Mestre88 muito obrigado por mais essa ajuda nesse novo projeto,(que alias fiquei bem empolgado) você e 10.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

beleza, outra coisa  o que seria melhor com duas barra e 2 CIs ou com 1 barra?

pretendo comprar essa semana ainda.

fico aguardando os circutos.

@Mestre88 muito obrigado por mais essa ajuda nesse novo projeto,(que alias fiquei bem empolgado) você e 10.

Um CI só são 10 Leds, acho que já tá de bom tamanho. No caso ficará de 20 em 20V aproximadamente.

Se for comprar, compre vários pois são baratos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...