Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desliga, ligando após alguns segundos (não ocorre em jogo)


Posts recomendados

Galera, eu to com um problema na minha máquina e até agora não encontrei nada igual.
Meu computador desliga aleatoriamente, como se o cabo da fonte tivesse sido puxado. Passados uns 2 segundos, ele volta a ligar como se alguém pressionasse o Power.
Só que o mais curioso é que isso não ocorre em duas circunstâncias: Quando eu to jogando, principalmente jogos pesados (To rodando o Fallout 4 no ultra pra poder escrever esse tópico) ou quando entro em modo de segurança. Nestes dois casos, o computador roda lisinho, se deixar, o dia inteiro.
Quando não estou jogando, dependendo do dia (e da minha sorte) o computador, as vezes, permanece ligado o dia inteiro sem reiniciar hora nenhuma, mas na maioria das vezes, isso ocorre nos primeiros 20 ou 30 minutos de uso.

Realizei alguns testes por conta própria:
Ja tentei trocar de fonte, trocando por outra similar (ambas que possuo são de 500w reais da Corsair), memórias (4 pentes de 2gb cada) e HD.
No teste de fontes e de HD, o problema persistiu da mesma forma.
No teste de memórias, testei cada memória individualmente, depois testei cada slot individualmente. Neste caso foi curioso, pois, com apenas um pente o computador não travou nenhuma vez. Testei as memórias por 1h cada, sem dar problema com nenhuma. Quando chegou a 6gb de memória, ele ja começou a apresentar problema novamente.

Não testei placa de vídeo, placa-mãe e nem processador, pois não disponho de outros desses pra poder testar.

Levei em um técnico. Ele afirmou que pode ser problema de temperatura, pois meu gabinete é muito pequeno pelo tamanho dos meus periféricos, e que isso pode estar sufocando minha máquina, já que o ar não está circulando direito. Ele me recomendou que eu comprasse um gabinete maior.

Antes de fazer isso, eu queria saber se alguém já teve problema parecido, se já viu algum caso assim, se realmente a compra de um gabinete mais espaçoso poderia resolver esse problema ou se pode ser algum periférico pedindo água...

Minha máquina:
Mobo ASUS P6X58D-E
Windows 10 Pro, 64bits, (Compilação 14393)
Intel Core i7, 2.80GHz
8GB Ram (4x2GB)
Geforce GTX 960 da Point of View

 

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Irkon disse:

@Dyego Chrystiano Fiz isso... Já saí do jogo também... Tô só no aguardo de um BSOD e ja volto aqui.

 

Rapaz... uma coisa que eu aprendi nessa vida de tecnico é o seguinte

 

"Se você estiver esperando o sistema dar problema, ele não vai dar problema"

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dyego Chrystiano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pior velho, mas quem me dera... Acabou de dar problema.
Nem teve BSOD, desligou direto. Como eu disse, é como se puxassem a tomada da fonte. Em seguida ele "apertou o Power" e começou a ligar sozinho novamente.
Sim, eu desativei a reinicialização automática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gravetow Sim, eu troquei a placa de vídeo, só que esse problema já ocorria bem antes disso. O problema começou tem aproximadamente um ano, mas nem levei muito em consideração, pois misteriosamente parou, da mesma forma como começou. O computador esteve perfeito por uns 5 a 6 meses aproximadamente. Comprei a placa de video tem aproximadamente uns 2 meses, só que só recentemente (umas duas semanas pra cá) o problema voltou, exatamente como a um ano atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, uma pequena atualização aqui...
Segui o conselho do técnico e providenciei um gabinete maior, por desencargo de consciência. Por sorte era o gabinete de um amigo, então não me custou nada.
Montei tudo direitinho e o problema persiste, exatamente da mesma forma.

Eu to suspeitando seriamente da minha fonte, justamente pela forma como ele se desliga. Mesmo no visualizador de eventos ele não gera nada relevante, só diz que houve um desligamento inesperado, algo do tipo...

Enfim, alguém tem alguma direção pra me indicar? Eu to em duvida entre fonte, processador e mobo, mas to com medo de investir alto pra fazer a reposição e não ser esse o problema.

 

EDIT:
Informações do log de eventos do horário que ele desligou:

Evento 41, Kernel-Power
Categoria 63
O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.

Informações detalhadas:
 

System

-Provider

[ Name]Microsoft-Windows-Kernel-Power

[ Guid]{331C3B3A-2005-44C2-AC5E-77220C37D6B4}

EventID41

Version4

Level1

Task63

Opcode0

Keywords0x8000400000000002

-TimeCreated

[ SystemTime]2016-11-20T00:39:27.331992800Z

EventRecordID3596

Correlation

-Execution

[ ProcessID]4

[ ThreadID]8

ChannelSystem

ComputerDESKTOP-1JQVNKR

-Security

[ UserID]S-1-5-18

-EventData

BugcheckCode0

BugcheckParameter10x0

BugcheckParameter20x0

BugcheckParameter30x0

BugcheckParameter40x0

SleepInProgress0

PowerButtonTimestamp0

BootAppStatus0

Checkpoint0

ConnectedStandbyInProgressfalse

SystemSleepTransitionsToOn0

CsEntryScenarioInstanceId0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera! Eu novamente.
Uma rápida atualização.

Troquei todos os periféricos de energia da máquina. Fonte e filtro de linha... E continuou da forma como estava...
Porém, por teimosia ou cisma, comecei a fuçar na BIOS do sistema e fui verificando as configurações da CPU.

Pra resumir a novela, existe uma função chamada Intel SpeedStep que estava habilitada. Desabilitei e nada de erro até agora! Nenhum desligamento, nenhum problema, nada! Meu computador está como se fosse novo.

Aparentemente, problema resolvido... Caso o admin queira encerrar o tópico, tudo bem... Eu estou deixando essa mensagem pra se no caso alguma alma perdida estiver com o mesmo problema que o meu, eis a minha solução, que pode ajudar alguém também.

À todos que comentaram, obrigado pela ajuda e pela intenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...