Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor aponta variações de tensões elevadas com fonte corsair cx 430w


Posts recomendados

eu parei de recomendar Corsair porque a assistência não me deu suporte mesmo depois que eu constatei que a fonte estava entregando tensões com variação de 10%.

minha placa-mãe de servidor, gerava mais de 100 alertas por minuto, no log do sistema sobre variações perigosas de tensão.
detalhe, a placa-mãe e processador não consomem mais que 100W, ja medi.

*resposta da Corsair, você está usando a fonte errada pra essa placa-mãe*

Ignoraram o fato da fonte estar entregando menos, e oscilando os valores de tensão.

Não recomendo.
Suporte deles é um Lixo...
Nunca mais compro nada deles.

PS: Mudei para Cooler Master, veremos se presta esses com 5 anos(60 meses) de garantia ai...

http://download.aldo.com.br/coolerMaster/RMA.Ativo.Cooler.Master.pdf
Fonte de Alimentação – Elite Power 12 meses
Fonte de Alimentação – Extreme Power 24 meses
Fonte de Alimentação – Extreme Power II 36 meses
Fonte de Alimentação – GX 60 meses Fonte de Alimentação – Silent Pro 60 meses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@guialtran A fonte que você estava usando da Corsair é exatamente o modelo citado neste tópico? E você chegou a medir as tensões com multímetro? Medições via software são problemáticas: sem medir com multímetro, você não tem como constatar que é problema na fonte. 

 

E qual é o equipamento em questão? E como é feita a ligação entre a fonte e a tomada? Diretamente, com filtro de linha ou com algum equipamento ruim que pode fazer a fonte trabalhar de forma errática e causar danos, como estabilizador ou nobreak de onda retangular?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Foxwalt disse:

@guialtran A fonte que você estava usando da Corsair é exatamente o modelo citado neste tópico? E você chegou a medir as tensões com multímetro? Medições via software são problemáticas: sem medir com multímetro, você não tem como constatar que é problema na fonte. 

 

E qual é o equipamento em questão? E como é feita a ligação entre a fonte e a tomada? Diretamente, com filtro de linha ou com algum equipamento ruim que pode fazer a fonte trabalhar de forma errática e causar danos, como estabilizador ou nobreak de onda retangular?

a questão é que eu coloquei outra fonte quase idêntica, e não tive mais problemas.
e por falar nisso a fonte que não esta dando problema tem mais de 4 anos.
e a fonte nova, não tem nem 10 horas de uso.

CX430M < fonte com menos de 10 horas de uso, dando problema.
CX430 < fonte com mais de 4 anos, normal.

meu multímetro não mede oscilações de tensão rápidas(o meu é um lixo de 30 reais).
então nem adianta medir com isso.
porém a placa-mãe Tem um sensor melhor que um multímetro, tanto é que ela mediu mais de 100 Erros em 1 minuto.

outra observação, é que na lista gigantesca de logs de erros, 100 dos CRITICAL event: são referentes a apenas uma tensão.

CRITICAL event: BB +3.3V reports the sensor is in a low, critical, and going lower state. Sensor reading: 2.8244 Volts.

esse lixo de Corsair  CX430M esta com ruido, e eu não acho isso, eu sei disso.

Suporte deles é uma piada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, guialtran disse:

porém a placa-mãe Tem um sensor melhor que um multímetro, tanto é que ela mediu mais de 100 Erros em 1 minuto.

Aí é que está. Não tem. Leituras de programas são muito susceptíveis a falhas. A única maneira confiável é um multímetro mesmo. O fato dela ter apontado uma porção de erros não significa nada, já que podem ser alarmes falsos.

 

Você tem que dar um jeito de verificar as tensões da fonte com um multímetro e, constatado problema (é muito raro vir com esse tipo de defeito), fazer um RMA.

adicionado 2 minutos depois

@guialtran Tópico separado do outro por não se tratar da mesma fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Foxwalt disse:

Aí é que está. Não tem. Leituras de programas são muito susceptíveis a falhas. A única maneira confiável é um multímetro mesmo. O fato dela ter apontado uma porção de erros não significa nada, já que podem ser alarmes falsos.

 

Você tem que dar um jeito de verificar as tensões da fonte com um multímetro e, constatado problema (é muito raro vir com esse tipo de defeito), fazer um RMA.

adicionado 2 minutos depois

@guialtran Tópico separado do outro por não se tratar da mesma fonte.

me explica ai então, porque a fonte está reportando só uma tensão de +3,3v?
e por que quando eu coloquei outra fonte, ele parou de dar alertas?
não querendo encher o seu saco, mas multímetros normais não medem ruídos, muito menos variações rápidas de tensão, infelizmente está incorreto você dizer isso sobre multímetros.

minha placa-mãe -> modelo S1200V3RP.

CRITICAL event: BB +3.3V reports the sensor is in a low, critical, and going lower state. Sensor reading: 2.8244 Volts. Threshold value: 2.9531 Volts.

Warning event: BB +3.3V reports the sensor is in a low, but non-critical, and going lower state. Sensor reading: 2.9817 Volts. Threshold value: 3.0389 Volts.

Informational event: BB +3.3V reports the sensor is no longer in a critically low state. Sensor reading: 3.282 Volts. Threshold value: 2.9531 Volts.

ou seja Fonte oscilando em mais de 10% e a Corsair  dizendo que é normal isso.
Suporte deles é um LIXO.

exemplo do programa da placa-mãe SEL VIEWER:
sel2.jpg

10-0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, braconius disse:

Mais uma vez: tensões medidas por software não são confiáveis. O mesmo vale para tensões aferidas pela BIOS (independente de qual for).

 

Medições confiáveis são conseguidas apenas utilizando dispositivos próprios pra isso (como multímetros).

ha é ?
você tem algum conhecimento em eletrônica?
porque se você tiver deveria saber que multímetros não medem variações rápidas de energia.
muito menos ruídos, dependendo do multímetro.

a ferramenta correta pra medir esse tipo de coisa seria um osciloscópio, em primeiro lugar.

agora eu te pergunto, se a sua fonte esta disparando um alerta na sua placa-mãe, e medindo com multímetro você não consegue constatar nada, porém você muda de fonte (CX430M para CX430) e a placa para de dar alertas, você não acha que tem alguma coisa errada?

você chegou a ler o que eu escrevi ou ignorou?

volto a dizer Fonte oscilando em mais de 10% e a Corsair  dizendo que é normal isso.
Suporte deles é um LIXO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, guialtran disse:

ha é ?
você tem algum conhecimento em eletrônica?
porque se você tiver deveria saber que multímetros não medem variações rápidas de energia.
muito menos ruídos, dependendo do multímetro.

a ferramenta correta pra medir esse tipo de coisa seria um osciloscópio, em primeiro lugar.

agora eu te pergunto, se a sua fonte esta disparando um alerta na sua placa-mãe, e medindo com multímetro você não consegue constatar nada, porém você muda de fonte (CX430M para CX430) e a placa para de dar alertas, você não acha que tem alguma coisa errada?

você chegou a ler o que eu escrevi ou ignorou?

volto a dizer Fonte oscilando em mais de 10% e a Corsair  dizendo que é normal isso.
Suporte deles é um LIXO.

Lí, e você leu o que eu escrevi?

 

Medições confiáveis são conseguidas apenas utilizando dispositivos próprios pra isso (como multímetros).

 

O multímetro foi um exemplo. Osciloscópio é um outro dispositivo utilizado para medições.

 

E, se não me engano, 10% de oscilação está dentro dos padrões ATX para as linhas 3,3v e 5v. Não sei se é para estas ou para a de 12v, mas aguarde mais opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, braconius disse:

Lí, e você leu o que eu escrevi?

 

Medições confiáveis são conseguidas apenas utilizando dispositivos próprios pra isso (como multímetros).

 

O multímetro foi um exemplo. Osciloscópio é um outro dispositivo utilizado para medições.

 

E, se não me engano, 10% de oscilação está dentro dos padrões ATX para as linhas 3,3v e 5v. Não sei se é para estas ou para a de 12v, mas aguarde mais opiniões.

eu n quero opiniões, eu quero fatos.
http://www.hardware.com.br/livros/hardware/fonte-alimentacao.html
leia a parte sobre: Variações de até 5%, para mais ou para menos, são perfeitamente normais, mas variações acima disso (sobretudo variações para mais) podem danificar componentes sensíveis. Normalmente, as primeiras vítimas são os capacitores e circuitos de alimentação da placa-mãe, que são responsáveis por reduzir as tensões da fonte aos valores utilizados pelos diferentes componentes, seguidos pelos pentes de memória e pelo HD. A grande maioria dos casos de placas-mãe com capacitores estufados e outros danos relacionados são causados justamente por fontes defeituosas.

você está enganado, 10% não é aceitável para padrões de alimentação.

e se o seu multimetro não for dos Bons que podem medir ruídos, então seu multimetro não serve para medir oscilações rápidas de tensão, isso é um fato, ligue um motor que gere ruido elétrico, e veja se você consegue pegar alguma leitura do ruido.

E volto a dizer Fonte oscilando em mais de 10% e a Corsair  dizendo que é normal isso.
Suporte deles é um LIXO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, guialtran disse:

eu n quero opiniões, eu quero fatos.
http://www.hardware.com.br/livros/hardware/fonte-alimentacao.html
leia a parte sobre: Variações de até 5%, para mais ou para menos, são perfeitamente normais, mas variações acima disso (sobretudo variações para mais) podem danificar componentes sensíveis. Normalmente, as primeiras vítimas são os capacitores e circuitos de alimentação da placa-mãe, que são responsáveis por reduzir as tensões da fonte aos valores utilizados pelos diferentes componentes, seguidos pelos pentes de memória e pelo HD. A grande maioria dos casos de placas-mãe com capacitores estufados e outros danos relacionados são causados justamente por fontes defeituosas.

você está enganado, 10% não é aceitável para padrões de alimentação.

e se o seu multimetro não for dos Bons que podem medir ruídos, então seu multimetro não serve para medir oscilações rápidas de tensão, isso é um fato, ligue um motor que gere ruido elétrico, e veja se você consegue pegar alguma leitura do ruido.

E volto a dizer Fonte oscilando em mais de 10% e a Corsair  dizendo que é normal isso.
Suporte deles é um LIXO.

Se você não quer opiniões, não deveria postar em um fórum. Não é porque você não quer que vou deixar de dar minhas opiniões onde eu quiser. Cabe à você, obviamente, as absorver ou não. Ademais, não espere que eu vá me formar em algum curso de eletrônica para dar minha opinião aqui. Eu mesmo postei informando que eu não tinha certeza sobre a afirmação, inclusive sugeri que aguardasse mais opiniões.

 

Quanto ao problema em sí, se a fonte está realmente com problemas, é obrigação da fabricante atender a garantia da mesma. Se ela se recusa a fazer isso, procure seus direitos (no lugar apropriado).

 

Boa sorte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, braconius disse:

Se você não quer opiniões, não deveria postar em um fórum. Não é porque você não quer que vou deixar de dar minhas opiniões onde eu quiser. Cabe à você, obviamente, as absorver ou não. Ademais, não espere que eu vá me formar em algum curso de eletrônica para dar minha opinião aqui. Eu mesmo postei informando que eu não tinha certeza sobre a afirmação, inclusive sugeri que aguardasse mais opiniões.

 

Quanto ao problema em sí, se a fonte está realmente com problemas, é obrigação da fabricante atender a garantia da mesma. Se ela se recusa a fazer isso, procure seus direitos (no lugar apropriado).

 

Boa sorte.

 

 


n quero encher o seu saco mas veja bem,  estou conversando com você, dizendo o que eu sei, você fica ofendido, porque eu perguntei se você tem algum conhecimento em eletrônica, e disse que n queria opiniões e queria fatos, ou seja estou dizendo pra você que eu n quero saber o que você acha, e sim o que você sabe.
veja bem a diferença:
Eu sei que estou vivo.
Eu acho que estou vivo.

e se caso eu você achou que eu fui rude com você ignore....

eu me irrito um pouco, porque as pessoas dizem algo assim, " Medições via software são problemáticas", ou seja, a pessoa nem sabe que placa eu tenho, e diz algo assim.

outra questão que eu gostaria de entender é( o que é uma medição via software?)

até onde eu sei computadores tem termômetros, e vários outros sensores, porque a minha placa-mãe que se diz ter sensores de tensão, não poderiam ter sensores de tensão?
como sera que Osciloscópio Digital e tem software se comunica com o firmware consegue medir precisamente e a minha placa-mãe não?

ou seja eu coloco uma fonte ele entope a bios de erros e variação de tensão, eu vou la com o multimetro, tudo normal, eu coloco outra fonte ele para de dar alertas, e o cara me fala que o multimetro é mais preciso, é pra explodir a cabeça mesmo.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, guialtran disse:


n quero encher o seu saco mas veja bem,  estou conversando com você, dizendo o que eu sei, você fica ofendido, porque eu perguntei se você tem algum conhecimento em eletrônica, e disse que n queria opiniões e queria fatos, ou seja estou dizendo pra você que eu n quero saber o que você acha, e sim o que você sabe.
veja bem a diferença:
Eu sei que estou vivo.
Eu acho que estou vivo.

e se caso eu você achou que eu fui rude com você ignore....

eu me irrito um pouco, porque as pessoas dizem algo assim, " Medições via software são problemáticas", ou seja, a pessoa nem sabe que placa eu tenho, e diz algo assim.

outra questão que eu gostaria de entender é( o que é uma medição via software?)

até onde eu sei computadores tem termômetros, e vários outros sensores, porque a minha placa-mãe que se diz ter sensores de tensão, não poderiam ter sensores de tensão?
como sera que Osciloscópio Digital e tem software se comunica com o firmware consegue medir precisamente e a minha placa-mãe não?

ou seja eu coloco uma fonte ele entope a bios de erros e variação de tensão, eu vou la com o multimetro, tudo normal, eu coloco outra fonte ele para de dar alertas, e o cara me fala que o multimetro é mais preciso, é pra explodir a cabeça mesmo.


 

Se você fica irritado, tome um chá de camomila.

 

Não tenho motivos pra ficar ofendido. O problema todo na verdade é seu, só estou aqui para dar minha opinião e vou continuar fazendo. Se minhas postagens não estão do seu gosto, faça uso seu direito de usuário do fórum (assim como eu estou fazendo) e use o botão "Denunciar".

 

Voltando ao assunto do tópico, falamos que leituras de tensão por meio de software/bios não são confiáveis porque de fato não são. E se não sabemos que placa você tem, é porque você não informou no tópico, logo, estamos respondendo em cima das (poucas) informações que temos.

 

Em momento nenhum disse que a fonte não está com problemas. Ela provavelmente está. O que eu e o @Foxwalt estamos dizendo é que sem um método confiável de verificação você não poderá alegar muita coisa. E, novamente, se você está certo de que a fabricante é responsável pelos possíveis problemas, busque seus direitos na justiça.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu primeiro post eu contei a minha história do porque eu n recomendo mais fontes Corsair.

É basicamente isso, e por mais grosso que eu possa ser, espero que o alerta possa servir para os desavisados que acham que o suporte deles é bom, pois não é.
Fonte oscilando em mais de 10% e a Corsair  dizendo que é normal isso.
Suporte deles é um LIXO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, guialtran disse:

No meu primeiro post eu contei a minha história do porque eu n recomendo mais fontes Corsair.

É basicamente isso, e por mais grosso que eu possa ser, espero que o alerta possa servir para os desavisados que acham que o suporte deles é bom, pois não é.
Fonte oscilando em mais de 10% e a Corsair  dizendo que é normal isso.
Suporte deles é um LIXO.

Suporte lixo infelizmente é algo "normal" (pelos baixos padrões do HUEzil), onde não se respeita o consumidor. 

Aqui no fórum, e também em outros (adrenaline, por exemplo), temos inúmeros casos de sucesso com o RMA da Corsair (Global). Nesses dois fóruns também temos casos negativos, como o seu (principalmente com a Corsair Brasil). É esse o seu caso? Se sim, sugiro que procure o RMA pela Corsair Global

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, braconius disse:

Suporte lixo infelizmente é algo "normal" (pelos baixos padrões do HUEzil), onde não se respeita o consumidor. 

Aqui no fórum, e também em outros (adrenaline, por exemplo), temos inúmeros casos de sucesso com o RMA da Corsair (Global). Nesses dois fóruns também temos casos negativos, como o seu (principalmente com a Corsair Brasil). É esse o seu caso? Se sim, sugiro que procure o RMA pela Corsair Global

sim infelizmente é uma *****, e o pior, eu aposto que isso é coisa de um único funcionário de *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...