Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como converter 48vac pra 12vcd com 3a?


Frossi

Posts recomendados

Olá pessoal, gostaria de saber a maneira mais simples de ter 12V Dc @3A de uma fonte 48V Ac.

Faz muito tempo que não trabalho com eletrônica, mas lembro de uma combinação de 7812 com transistor pra dar os 3A na saída, porque se lembro bem, o 7812 só dá 1A. Mas dá pra usar o 7812 direto nos 48Vac ou preciso de um diodo e capacitor pra deixar a tensão contínua?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa tensão de 48 Volts AC é muito elevada para tratá-la com 7812..

 

A melhor alternativa para você seria esse tipo de solução: http://www.ebay.com/itm/90W-step-down-power-module-Low-Ripple-DC-DC-4-5-60V-turn-1-2-30V-adjustable/331560441707?_trksid=p2047675.c100005.m1851&_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIC.MBE%26ao%3D2%26asc%3D38530%26meid%3D403327d8ad4f4cef91b29b195d687a2d%26pid%3D100005%26rk%3D4%26rkt%3D6%26sd%3D331880666340

 

Por cerca de R$ 50 e um mes a um mes e meio de espera tens solucionado teu problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frossi O 7812 suporta 35VDC apenas.

Ao retificar e filtrar os 48VAC, a tensão subirá para quase 68VDC. Usando dois reguladores seria possível, o primeiro diminui a tensão para 30V e o segundo (7812 + transistor) chega aos 12VCC.

Talvez um regulador chaveado como mostrado acima resolve o problema.

 

Se esse equipamento for ligado a rede elétrica e tiver espaço, compensa mais colocar uma fonte de 12VCC ao lado desta, mais simples, mais fácil de achar e mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Frossi disse:

Poxa, queria algo mais simples. Uma das máquinas eu mandei enrolar um trafo e usei uma ponte retificadora, mas é um trambolho e meio caro, pois o trafo 48/12 saiu uns $50 pila...

O problema todo é que retificando esses 48 se tem algo como 65 Volts, uma tensão muito elevada para, de modo linear, rebaixar para 12 Volts@3A. A perda ai, a dissipação fica da ordem de (65-12) x 3 = 160 Watts que é calor pacas...

Terás sorte se encontrares pronto um conversor DC - DC para fazer isso dai..  A perda cai violentamente de 160 Watts para menos de 5 Watts.. A demanda ai nos 48 Volts é menor que 600 mA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, faller disse:

Por cerca de R$ 50 e um mes a um mes e meio de espera tens solucionado teu problema..

Definitivamente esta é a melhor solução. Considere o risco dos tributos.

 

Por pouco esta seria uma opção cogitável

lm2576hv-adj-buck-regulator-schematic.pn

Mas mesmo assim esquece. Trabalhar no limite não é pra qualquer 1. A não ser que me prometa derrubar 1 pouco a V de entrada com um zener de potência ou algo do gênero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Frossi disse:

Olá pessoal, gostaria de saber a maneira mais simples de ter 12V Dc @3A de uma fonte 48V Ac.

Faz muito tempo que não trabalho com eletrônica, mas lembro de uma combinação de 7812 com transistor pra dar os 3A na saída, porque se lembro bem, o 7812 só dá 1A. Mas dá pra usar o 7812 direto nos 48Vac ou preciso de um diodo e capacitor pra deixar a tensão contínua?

 

 

Seu projeto está pronto. 

Simples e barato. Só que irá consumir 148 watts na entrada:

 15133657_1046753478785958_1207622440_o.p

 

Não se esqueça de usar uma proteção do tipo crowbar na saída, setada para uns 14V:

Ashampoo_Snap_2015.12.16_07h26m48s_056_.

Um artigo explicativo: 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/4095-art559

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Albert a intenção foi boa mas não sei se vou permitir que o garoto monte isso sem uso de nitrogênio liquido pra esfriar e um extintor pra segurança.

Mas há um caminho do meio: transistor darlington, zener duns 50v 1W ou+ ou se não, este mesmo mas com anodo do zener no emissor formando um zener de potência e o regulador chaveado. Ou algo do gênero...

Mesmo assim, só se ele insistir muito muito muito

kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Albert a intenção foi boa mas não sei se vou permitir que o garoto monte isso sem uso de nitrogênio liquido pra esfriar e um extintor pra segurança.

Mas há um caminho do meio: transistor darlington, zener duns 50v 1W ou+ ou se não, este mesmo mas com anodo do zener no emissor formando um zener de potência e o regulador chaveado. Ou algo do gênero...

Mesmo assim, só se ele insistir muito muito muito

kk

Esqueci de citar o aquecimento. Mas não é nada demais.

Veja que são apenas 180 watts. 

Só precisa de ventilação adequada. Pode usar ventiladores de 12V na própria saída da fonte e um bom dissipador. 

 

Apesar da fonte ser ineficiente energeticamente, funciona perfeitamente. 

Colocando um resistor de 10K no lugar do de 3.3K, ao provocar um curto-circuito na saída a máxima corrente que irá circular é de 5 amperes. Pode-se então usar dois destes transistores em paralelo para suportarem a potência de curto-circuito. E a fonte até será bem segura. 

 

Pode adicionar um relé térmico do tipo que são usados em microondas, para adicionar uma proteção contra aquecimentos.

Deve-se escolher o modelo normal fechado. Daí ligar em série com a carga. Assim se a temperatura alcançar uns 80 graus, o relé abre e corta a saída

Deve-se escolher um modelo que seja de uns 80 graus. 

Sucatas de microondas tem deles. 

 termostato-p-forno-microondas-pwc-150c.j

 

 

Uma fonte linear destas pode levar muitos anos para dar defeito. 

 

A proteção crowbar, o relé térmico e a modificação para resistor e polarização de 10K e dois transistores de potência irão aumentar a segurança desta fonte para o nível máximo:

1- Protegida contra super aquecimentos

2- protegida contra curto-circuitos

3- protegida contra sobre tensão.

 

Quer mais segurança? 

 

E claro:

Se ele não usar um dissipador adequado e nem ventilação adequada, o relé térmico ficará desligando.

Daí ele saberá que precisará de mais resfriamento. 

 

 

 

 

adicionado 5 minutos depois

E lembrando que só irá consumir os 180W se o peticionário decidir usar os 3 amperes totais que estarão disponíveis. 

 

Lembrando ainda que se 180 watts fosse uma potência muito extraordinária, a sala das pessoas pegariam fogo com os aparelhos de som que possui amplificador AB de 400 a 500W hehehe. Amplificador AB é linear também, igual a este regulador. 

adicionado 25 minutos depois

O novo projeto.

Só falta o relé térmico. Porém como o relé térmico irá ser instalado apenas na saída da fonte e fixado no dissipador, próximo aos transistores, nem precisa estar no esquema:

15152855_1046877885440184_98342658_o.png

 

  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este transistor é darlington ou tem alto ganho? 20K na base são suficientes?

 

3 horas atrás, albert_emule disse:

Veja que são apenas 180 watts

Com 150w jogados fora em forma de calor mas o pior nem é isso.. é em dinheiro!! Com o preço que está a luz, com dinheiro não se brinca. Antigamente eu gastava num sei quantos kilowats/mês pra tocar num sei o quê e pagava num sei quanto. Hoje em dia nem sei o que dizer.

 

Mas enfim, resolveu a questão do garoto. Que ele decida.

 

Deixa eu sair logo desta página!! Meu monitor já está fervendo por causa daquele esquema!!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...