Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com boot hd


Posts recomendados

Bom dia Pessoal,

 

Primeiramente me perdoem se estou postando meu problema no local errado, porém pelo o que pesquisei, ele melhor se encaixa nessa area do forum.

 

O problema é o seguinte:

 

Eu formatei meu HD tem uns 2 dias para a instalação do Windows 10(Até então nunca tinha usado esse versão do OS) e até ai tudo bem, a formatação foi 100% e inicializo tranquilo(Senti o pc com uma certa lentidão, porém pensei que fosse algo a driver, sei la, não liguei muito, deixei p averiguar no dia seguinte). Porém quando fui ligar o pc no dia seguinte, p. minha surpresa, o pc não ligava e apresentava a seguinte mensagem:

"The current BIOS setting do not fully support the boot device. Click OK to enter the BIOS Setup. o to Advanced>Boot>CSM Parameters and adjust the CSM (Compatibility Support Module) settings to enable the boot device". Já troquei a porta SATA, o cabo, a entrada de energia, mas nada..
Pelo o que pesquisei, notei que existe um problema de reconhecimento com os HD's/SSD's em MBR e GPT, porém p ser sincero, eu nunca mexi nisso, eu simplesmente botei um pendrive com o Windows 10 e formatei a maquina(Lembrando que a máquina depois da formatação, inicializou normalmente, apresentou apenas uma lentidão nas tarefas básicas do windows). Se alguém souber de algo que possa me ajudar a solucionar esse problema, agradeceria muito! Comprei uma GTX 1060 e até agora não consegui usar a bichinha kkkkk

adicionado 2 minutos depois

Apenas complementando, não sei se faz diferença mas atualmente esse HD de 1tb é o único dispositivo SATA conectado ao pc.

Minha confg. completa está na minha assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto Primeiramente obrigado por responder.

14 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Faça o que pede a mensagem, vá no caminho que ela indica e coloque aqui em qual modo sua placa-mãe está e quais são as outras opções, assim o pessoal do fórum poderá opinar.

 

Quando chegar em casa vou tirar fotos das opções que existem. Porém no momento as opções estão em modo de fábrica, pois nunca alterei nada na BIOS, inclusive já efetuei um Clean CMOS mas de nada adiantou. Pelo o que me lembro, nesse local que a mensagem indica, só tenho as opções "UEFI and legacy, Legacy only, e UEFI only. Porém mais tarde eu volto com as fotos que tirarei da BIOS.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na placa-mãe o suporte aos Modos Legacy(BIOS), UEFI ou CSM(compátivel aos dois) é importante na combinação com o Formato do disco:


Modo apenas Legacy(BIOS): Formato MBR no disco.
Modo apenas UEFI: Pode ser Formato MBR ou Formato GPT no disco.
Modo CSM(Compatível aos dois): Pode ser Formato MBR ou Formato GPT no disco
Modo UEFI and Legacy (Compatível aos dois):Similar ao CSM 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Na placa-mãe o suporte aos Modos Legacy(BIOS), UEFI ou CSM(compátivel aos dois) é importante na combinação com o Formato do disco:


Modo apenas Legacy(BIOS): Formato MBR no disco.
Modo apenas UEFI: Pode ser Formato MBR ou Formato GPT no disco.
Modo CSM(Compatível aos dois): Pode ser Formato MBR ou Formato GPT no disco
Modo UEFI and Legacy (Compatível aos dois):Similar ao CSM 

Entendi. Porém quando um HD está em um determinado formato (MBR ou GPT) ele pode simplesmente "Mudar sozinho"? Porque eu nunca mexi nesses tipos de formatos para ser sincero, eu nem sei qual formato o HD está nesse momento, eu só formatei usando um pendrive bootavel com o Windows e realizei todo o procedimento de instalação. Ja nãoera para a mobo não ter lido o HD desde esse momento? ou não? pois até então, estava tudo indo perfeitamente, apenas com uma certa lentidão no OS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se houvesse alguma incompatibilidade, na instalação ela já teria lhe alertado. 

Mas talvez seja alguma particularidade da sua placa-mãe, talvez ela tenha mais parâmetros no CSM.

Por isso é importante ver as outras opções, se houver.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal.

 

Então, apenas para atualizar e deixar registrado para caso algum membro também passe por esse problema:

 

Ontem eu realizei uma bateria de testes nas configurações na BIOS.

 

todas as configurações inciais estavam da seguinte forma:


Depois de mudar quase todas as opções disponíveis na CSM, eu troquei a CSM de Enable para Auto, e a mensagem não apareceu mais! O windows foi denificado, tive que formatar novamente, porém o HD esta sendo reconhecido.

 

Porém, depois da nova formatação, o PC está apresentando umas travadas em operações simples, tais como clicar com o botão direito do mouse na area de trabalho, navegação entre pastas no windows, e etc. Com base nisso, eu instalei o HD Tune para averiguar a vida do HD, e na aba Scan Error não foi localizado nenhum Bad Block, ficou tudo verde. Porém, na aba Health, duas opções apareceu com status Warning, e uma com status Failed.

 

(B8) End to End Error Detection  - Failed

(C5) Current Pending Sector - Warning

(05) Reallocated Sectors Count - Warning

 

Era mais fácil ter tirado print mas acabei esquecendo kk. Enfim, nunca fiz esse tipo de procedimento de teste, então não entendi muito bem o que significa esses erros individuais.

 

Alguém tem alguma opinião? Isso pode ser o causador da lentidão no OS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia recomendar verificar os cabos e trocar de porta SATA, mas voce mencionou que já fez isso.
Tente estes passos:
-Uma limpeza na placa do disco com alcóol Isopropílico e uma borracha escolar, pois talvez tenha oxidação.
-Execute este comando no cmd: chkdsk /f /r

 

Ele apresenta estalos? Se sim, indica problema físico no disco e neste caso faça backup dos arquivos e prepare-se para uma troca de HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Eu ia recomendar verificar os cabos e trocar de porta SATA, mas voce mencionou que já fez isso.
Tente estes passos:
-Uma limpeza na placa do disco com alcóol Isopropílico e uma borracha escolar, pois talvez tenha oxidação.
-Execute este comando no cmd: chkdsk /f /r

 

Ele apresenta estalos? Se sim, indica problema físico no disco e neste caso faça backup dos arquivos e prepare-se para uma troca de HD.

Já realizei a troca de porta SATA sim, inclusive testei em todas as 4 portas SATA 3 disponíveis em minha mobo. 
 

 - Vou realizar essa limpeza hoje a noite então.

 - Sobre esse comando: Posso executa-lo direto pelo CMD do SO ou teria que entrar no sistema de reparação do windows pelo boot do CD?

 - Eu nunca reparei se ele apresenta estalos. A unica coisa que pude reparar é uma leve alteração no ruído do mesmo ultimamente. Mas vou prestar atenção se há estalos.

 

Vou realizar esses procedimentos e logo mais posto noticias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, passando para atualizar o tópico:

 

Testei o comando no CMD, e também efetuei uma limpeza no disco com Álcool, porém infelizmente tudo indica que o HD está prestes a morrer mesmo.

Segue abaixo umas fotos das dados coletados do HD pelo HDD Guardian:

Então, estou usando um de 320Gb da Samsung aqui provisoriamente enquanto o meu da WD 1tb que comprei na Black Fraude não chega.

 

Obrigado ao @Fernando Apratto pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...