Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ricardinho1975

Qual o valor do ci

Recommended Posts

Bom dia Senhores, preciso de uma ajuda, estou com um carregador de 6V 900ma e ele estourou o CI não sei qual é gostaria de saber qual CI poderia colocar no lugar.

É um carregador de bateria para aquelas motinhas elétricas da bandeirantes.

foto da placa.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria, tirar a solda e olhar em baixo dele qual o modelo, apesar de que não sei se essas informações ficam em cima, e pela foto não da pra ver. Melhor esperar os experts chegarem 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

.@ricardinho1975 Esses CIs são difíceis de encontrar até mesmo sabendo do que se trata. Ali ao lado do transformador tem mais coisa queimada (me parece o diodo de saída) e D2 parece estar queimado (tem metal saindo de dentro dele) . Seria mais fácil encontrar outro carregador do que consertar esse.

@Philippe HenriqueO nome do CI fica em cima, bem aonde está estourado.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja se consegue identificar o código do diodo do secundário, é certo que seja um fr107, uf4007, etc. Teste os outros componentes pois devem haver mais peças danificadas. Se conseguir bater uma foto do mesmo modo em que postou, porém do lado debaixo da placa (trilhas), te indico uma peça para colocar no lugar para fazer um teste sem compromisso.

 

Obs.: Só considere minha mensagem se pretende arriscar consertar a placa, sem compromisso, não te posso garantir nada, tens 50% de chance de erro ou acerto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @[Daniel]

    Muito obrigado por me responderem, então Daniel sim verifiquei  que existem mais componentes com defeito são eles um capacitor eletrolitico de 470 microfarad 10V que está estufado e um resistor de 320 Ohms que esta aberto já retirei todos agora o diodo que ficava do lado do CI não deu para identificar porque quando fui tirar ele virou Pó rsrs.

    Obs :Sou novo aqui no Fórum não sei se estou postando direito.

    placa parte de baixo.jpg

    Ci.jpg

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Através das letras TNY em cima do CI, já deu pra deduzir do que se trata:

    http://dalincom.ru/datasheet/TNY268PN.pdf

    Agora só falta saber onde tem pra vender.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Certo, tente usar o TNY266PN, relativamente fácil de encontrar, se quiser, faça por sua conta e risco.

     

    Como cheguei a este valor? Não foi esporadicamente... É visível a logo marca do fabricante, chama-se Power Integrations.

    Este fabricante de semicondutores possui várias linhas de cis chaveadores, sabemos que o código é TNY2xx, ou seja, é alinha Tiny Switch. Visivelmente é uma versão mais antiga, já foram lancadas as linhas TinyS. II, T.S. III e por fim a T.S. 4 mais recente. Muito provável ser um TNY255 (TS-I) que ainda possuía todos os pinos (8), mas é difícil de encontrar, a pinagem e configuração é a mesma com o layout, por outro lado apesar da ausência de uma pino na versão TNY266 (TS-II) é compatível pino-a-pino, possui algumas melhorias. Normalmente não trocamos a peça assim, por diversos fatores que você desconhece, alguém pode discordar com certa "razão", mas entre outros detalhes são compatíveis, frequência de chaveamento por volta de 130khz, potência de trabalho em torno de 6W, etc.

     

    http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=tny266

    http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=tny255

     

    Será que vale a pena? Ai é com você.

     

    Abraço.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @[Daniel] @Mestre88  Mestre e Daniel se não der certo pelo menos tentei pra min é o mais importante, muito obrigado pela dica vou dar um chego na Santa Efigênia e ver se encontro é que eu quero arrumar e não comprar outro carregador pois gosto de eletrônica se não funcionar ai eu compro outro!

    Muito obrigado mesmo a todos do Clube do Hardware por compartilhar conhecimento!

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    8 horas atrás, ricardinho1975 disse:

    @ricardinho1975 Senhores esqueci de falar qual diodo posso colocar do lado do CI o diodo fica junto com um fio que alimenta o carregador.

    Se for um daqueles quatro mostrados do lado direito na 1ª foto, pode ser 1N4007 mesmo:

    http://www.diodes.com/files/datasheets/ds28002.pdf

     

    Já aquele que está do outro lado entre o transformador e o capacitor pode ser um FR107:

    http://pdf.datasheetcatalog.net/datasheets/70/380014_DS.pdf

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×