Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Galaxy note 3: bateria bizarra


Posts recomendados

Pessoal,

 

sei que temos muitos tópicos sobre baterias de celular, mas como pesquisando não encontrei nehuma informação dentro do que eu busco, resolvi postar aqui.

 

Eu tenho um Galaxy Note 3 N9005, bateria original. Tenho esse celular há uns dois anos e ele nunca apresentou nenhum problema, até agora. De pouco tempo pra cá a bateria passou a descarregar mais rápido, inclusive chegando ao ponto de descarregar mesmo que o celular esteja carregando na tomada. Já tentei outros carregadores e o problema persiste. Isso não ocorre 100% das vezes, mas de vez em quando eu uso o celular como GPS no carro e de vez em quando ele não dá conta de carregar, mesmo conectado na energia (sempre usei este adaptador para carregar e sempre funcionou, porta USB de 2.1A de saida). 

 

Desde que isso começou a acontecer com a bateria, o celular passou a esquentar bastante quando estava em uso. Quando isso acontece, não importa se eu fecho apps ou não, pois mesmo a temperatura baixando um pouco, ele continua sugando bateria muito rápido.

 

Tudo indica que é a bateria que precisa ser trocada, mas tenho dúvidas:

 

- Se a bateria está com problema, porque é o CPU que esquenta? A bateria em si está sempre na temperatura normal. Isso me dá a sensação que o celular está trabalhando feito louco naquele momento.

- Se é problema na bateria, este problema deveria acontecer com o tempo, e não de repente, certo? Além disso, de vez em quando o celular resolve funcionar normalmente.

 

Tentei desinstalar alguns apps e utilizar um app de resfriamento (Go Battery Pro). Não sou de ficar baixando muito apps e sou consciente para não baixar porcarias avulsas, além de ter sempre antivirus no celular.

 

Pergunto: Será mesmo problema na bateria? Não quero comprar uma bateria e continuar com problema no celular :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao anti-vírus não sei. Da última vez que pesquisei o recomendado era na verdade não usar. O consumo exagerado pode ser aplicativo rodando em background. Há apps que permitem colocar aplicativos em hibernação e ainda outros que bloqueiam as tentativas de auto-iniciar e rodar em background. Só que são bem invasivos, tem que tomar cuidado para não baixar um que não seja bloatware disfarçado, e pelo aquecimento queria te perguntar outra coisa primeiro:

Usa microSD? É muito antigo? Um microSD que esteja começando a falhar pode fazer com que o Media Scanner do sistema entre em loop tentado ler arquivos corrompidos, aquecendo o celular com o esforço e drenando a bateria. Tente usar outro microSD ou ou nenhum para ver se o problema desaparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Nihal disse:

Quanto ao anti-vírus não sei. Da última vez que pesquisei o recomendado era na verdade não usar. O consumo exagerado pode ser aplicativo rodando em background. Há apps que permitem colocar aplicativos em hibernação e ainda outros que bloqueiam as tentativas de auto-iniciar e rodar em background. Só que são bem invasivos, tem que tomar cuidado para não baixar um que não seja bloatware disfarçado, e pelo aquecimento queria te perguntar outra coisa primeiro:

Usa microSD? É muito antigo? Um microSD que esteja começando a falhar pode fazer com que o Media Scanner do sistema entre em loop tentado ler arquivos corrompidos, aquecendo o celular com o esforço e drenando a bateria. Tente usar outro microSD ou ou nenhum para ver se o problema desaparece.

 

Tenho MicroSD sim, Classe 10, comprei em março deste ano. Ele não demonstrou nenhum defeito e eu nunca tirei ele dali desde que instalei. Tem alguma maneira de descobrir se este é o problema, além de tirar o Micro SD? Tenho muitos apps nele, então vou levar tempo para transferir os apps base para testar...

 

EDIT: Uso o AVG Antivirus quase desde que comprei o celular. Ele não é leve quando eu executo, mas no dia a dia parece funcionar bem. Se ele fosse o problema, eu teria tido consequencias desde que instalei ele, acredito eu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como já tem 2 anos, a bateria já apresenta desgaste. O problema é que este desgaste é não linear, ele vai reduzindo a capacidade mas em determinado ponto a deterioração segue ritmo mais acelerado, aumentando a resistência da bateria. Então ela até consegue ter tensão, mas como a resistência é maior acaba-se drenando mais rapidamente a energia e a resistência aumenta tanto para consumo, quando para recarga.

 

É possível que aplicativos que possuam avisos ou recursos de busca, como citado em background, fazendo com que seja consumido tempo de CPU que junto com a bateria o problema citado ocorra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rodrigo Cristofolini disse:

 

Tenho MicroSD sim, Classe 10, comprei em março deste ano. Ele não demonstrou nenhum defeito e eu nunca tirei ele dali desde que instalei. Tem alguma maneira de descobrir se este é o problema, além de tirar o Micro SD? Tenho muitos apps nele, então vou levar tempo para transferir os apps base para testar...

 

Tem que tirar, nem que seja só para colocar no PC (se tiver slot e adaptador) para rodar uma checagem de disco.

 

Já tive um microSD falhando. Não vi outros sintomas óbvios ou cheguei a topar com arquivos corrompidos, só superaquecimento e drenagem da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Rodrigo Cristofolini disse:

 

Tenho MicroSD sim, Classe 10, comprei em março deste ano. Ele não demonstrou nenhum defeito e eu nunca tirei ele dali desde que instalei. Tem alguma maneira de descobrir se este é o problema, além de tirar o Micro SD? Tenho muitos apps nele, então vou levar tempo para transferir os apps base para testar...

 

EDIT: Uso o AVG Antivirus quase desde que comprei o celular. Ele não é leve quando eu executo, mas no dia a dia parece funcionar bem. Se ele fosse o problema, eu teria tido consequencias desde que instalei ele, acredito eu...

Eu comprei um micro SD 32GB, Samsung evo classe 10. A questão é bem lógica, 32GB em um pequeno SD, não acha muito para algo tão pequeno? Ou seja, micro SD grande demais, tende a estragar mais rápido, por prática, tenho um micro SD de 2GB que nunca estragou e funciona bem até hoje. E sim, como o colega informou, eu já tive esse problema, sai de casa, 40min depois a bateria do S4 estava em 50%. E olhando no gráfico de bateria, o "Sistema Android" tinha consumido mais de 50% disso. Faça o teste sem o micro SD, vamos ver se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Rodrigo Cristofolini disse:

 

Tenho MicroSD sim, Classe 10, comprei em março deste ano. Ele não demonstrou nenhum defeito e eu nunca tirei ele dali desde que instalei. Tem alguma maneira de descobrir se este é o problema, além de tirar o Micro SD? Tenho muitos apps nele, então vou levar tempo para transferir os apps base para testar...

 

EDIT: Uso o AVG Antivirus quase desde que comprei o celular. Ele não é leve quando eu executo, mas no dia a dia parece funcionar bem. Se ele fosse o problema, eu teria tido consequencias desde que instalei ele, acredito eu...

Eu comprei um micro SD 32GB, Samsung evo classe 10. A questão é bem lógica, 32GB em um pequeno SD, não acha muito para algo tão pequeno? Ou seja, micro SD grande demais, tende a estragar mais rápido, por prática, tenho um micro SD de 2GB que nunca estragou e funciona bem até hoje. E sim, como o colega informou, eu já tive esse problema, sai de casa, 40min depois a bateria do S4 estava em 50%. E olhando no gráfico de bateria, o "Sistema Android" tinha consumido mais de 50% disso. Faça o teste sem o micro SD, vamos ver se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Rodrigo Cristofolini disse:

 

Tenho MicroSD sim, Classe 10, comprei em março deste ano. Ele não demonstrou nenhum defeito e eu nunca tirei ele dali desde que instalei. Tem alguma maneira de descobrir se este é o problema, além de tirar o Micro SD? Tenho muitos apps nele, então vou levar tempo para transferir os apps base para testar...

 

EDIT: Uso o AVG Antivirus quase desde que comprei o celular. Ele não é leve quando eu executo, mas no dia a dia parece funcionar bem. Se ele fosse o problema, eu teria tido consequencias desde que instalei ele, acredito eu...

Eu comprei um micro SD 32GB, Samsung evo classe 10. A questão é bem lógica, 32GB em um pequeno SD, não acha muito para algo tão pequeno? Ou seja, micro SD grande demais, tende a estragar mais rápido, por prática, tenho um micro SD de 2GB que nunca estragou e funciona bem até hoje. E sim, como o colega informou, eu já tive esse problema, sai de casa, 40min depois a bateria do S4 estava em 50%. E olhando no gráfico de bateria, o "Sistema Android" tinha consumido mais de 50% disso. Faça o teste sem o micro SD, vamos ver se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dwatashi disse:

Como já tem 2 anos, a bateria já apresenta desgaste. O problema é que este desgaste é não linear, ele vai reduzindo a capacidade mas em determinado ponto a deterioração segue ritmo mais acelerado, aumentando a resistência da bateria. Então ela até consegue ter tensão, mas como a resistência é maior acaba-se drenando mais rapidamente a energia e a resistência aumenta tanto para consumo, quando para recarga.

 

É possível que aplicativos que possuam avisos ou recursos de busca, como citado em background, fazendo com que seja consumido tempo de CPU que junto com a bateria o problema citado ocorra.

 

Entendi. Agora há pouco voltei para meu escritório depois de rodas uns 2km de carro. Quando entrei no carro estava com uns 30% de bateria. Coloquei no carregador e vim fazendo uma ligação (ligado no bluetooth do carro). Não levei nem 5min para fazer este trajeto e a bateria chegou em 1% aqui, mesmo estando carregando o tempo todo. Desci do carro e o celular apagou. Isso nunca tinha ocorrido!

 

Pode ser potencializado pelo cartão micro SD, se este tiver algum problema, mas este acontecimento agora não é sinal de app com problemas ou cartão MicroSD como vilão principal. Acho que vou direto trocar a bateria e ver o resultado, pois este acontecimento deixa claro qual a fonte do problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Cristofolini Não sei se você está entendendo a gravidade de SD ruim + apps em BG: Minha bateria perdia cerca de 1% por minuto. Situação parecida, 1-2 anos de uso. Trocar bateria melhorará? Lógico. Mas se não for ela não resolverá o problema.

 

Testar o SD primeiro sai mais barato que comprar bateria nova, mas você que sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Nihal disse:

@Rodrigo Cristofolini Não sei se você está entendendo a gravidade de SD ruim + apps em BG: Minha bateria perdia cerca de 1% por minuto. Situação parecida, 1-2 anos de uso. Trocar bateria melhorará? Lógico. Mas se não for ela não resolverá o problema.

 

Testar o SD primeiro sai mais barato que comprar bateria nova, mas você que sabe.

 

Entendi. Vou passar os apps essenciais para o celular e vou testar o SD. Não tenho adaptador de micro SD aqui, mas vou testar sim. O que me faz pensar que o cartão SD não é o centro do problema é o fato de ele estar há muito tempo comigo e só agora que o problema começou. Até menos de um mês atrás estava tudo relativamente certo... Isso indicaria que o micro SD não é o centro do problema, a não ser que ele tenha estragado agora, certo?

 

Ainda tem o caso que ocorreu agora há pouco pela primeira vez. Em 5 minutos com o celular carregando, ele perdeu 30% da bateria. Isso poderia ser causado pela tentativa do cartão SD defeituoso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Cristofolini Estar com você há um tempo é exatamente o que o faria estar com problema. Isso não é necessariamente defeito de fábrica, é desgaste natural. Todo dispositivo de armazenamento literalmente "apodrece" com o tempo. CDs, SDs, pendrives, HDDs, até SSDs. O limite de escrita não é a única limitação que enfrentam.

 

Para passar uma checagem de disco não precisa transferir os arquivos. Dá uma lida neste tutorial: http://forums.androidcentral.com/ambassador-guides-tips-how-s/359981-guide-using-chkdsk-fix-corrupted-sd-card.html

 

E há um truque relevante neste post: http://forums.androidcentral.com/ambassador-guides-tips-how-s/359981-guide-using-chkdsk-fix-corrupted-sd-card.html#post3707654http://forums.androidcentral.com/ambassador-guides-tips-how-s/359981-guide-using-chkdsk-fix-corrupted-sd-card.html#post3707654

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Nihal disse:

@Rodrigo Cristofolini Estar com você há um tempo é exatamente o que o faria estar com problema. Isso não é necessariamente defeito de fábrica, é desgaste natural. Todo dispositivo de armazenamento literalmente "apodrece" com o tempo. CDs, SDs, pendrives, HDDs, até SSDs. O limite de escrita não é a única limitação que enfrentam.

 

Para passar uma checagem de disco não precisa transferir os arquivos. Dá uma lida neste tutorial: http://forums.androidcentral.com/ambassador-guides-tips-how-s/359981-guide-using-chkdsk-fix-corrupted-sd-card.html

 

E há um truque relevante neste post: http://forums.androidcentral.com/ambassador-guides-tips-how-s/359981-guide-using-chkdsk-fix-corrupted-sd-card.html#post3707654http://forums.androidcentral.com/ambassador-guides-tips-how-s/359981-guide-using-chkdsk-fix-corrupted-sd-card.html#post3707654

 

Valeu pelas dicas! Atualizando a situação:

 

Tirei o cartão micro SD do celular (diga-se de passagem, quando eu fui transferir os apps do cartão pro celular, eles já estavam todos no celular, sei lá por que motivo, sendo que eu tinha mudado vários manualmente para o cartão... vai entender...) para usar o aparelho sem ele. Usei desde ontem a tarde até agora e não notei mudança nenhuma. O celular continua comendo bateria e não segurando muita carga.

 

Deixei o celular carregando a noite toda (algo em torno de 7 horas de carga), sendo que ontem ele estava com uns 5% e hoje quando acordei estava com 70% apenas.

 

Como eu não posso ficar sem celular de jeito nenhum e agora de manhã ele estava com 2% de bateria e não carregava se a tela estivesse ligada, eu fui comprar uma bateria nova, original Samsung. Melhorou bastante, o celular está carregando normalmente, mas com a tela ligada e rodando alguma coisa (Waze, por exemplo), ele continua baixando a carga, só que mais lentamente.

 

O que eu já fiz até agora:

 

- Troquei a bateria antiga por uma nova, original Samsung;

- Tirei o cartão Micro SD e usei o celular sem ele (não testei o Micro SD ainda porque não tenho adaptador para ligar ele no laptop)

- Limpei bem a entrada do carregador no celular com uma escova de dentes;

- Tirei um monte de apps do celular (não tem muita coisa, mas mesmo assim sempre limpo cache e memória RAM através de app próprio)

- Instalei um app para conservação de energia (Go Battery Pro) para tentar resolver o problema, o que não resolveu;

- Testei 3 diferentes cabos que sempre funcionaram bem no meu celular (que eu sei que liberam 2A de carga).

 

O que mais pode estar causando isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Rodrigo Cristofolini disse:

 

Valeu pelas dicas! Atualizando a situação:

 

Tirei o cartão micro SD do celular (diga-se de passagem, quando eu fui transferir os apps do cartão pro celular, eles já estavam todos no celular, sei lá por que motivo, sendo que eu tinha mudado vários manualmente para o cartão... vai entender...) para usar o aparelho sem ele. Usei desde ontem a tarde até agora e não notei mudança nenhuma. O celular continua comendo bateria e não segurando muita carga.

 

Deixei o celular carregando a noite toda (algo em torno de 7 horas de carga), sendo que ontem ele estava com uns 5% e hoje quando acordei estava com 70% apenas.

 

Como eu não posso ficar sem celular de jeito nenhum e agora de manhã ele estava com 2% de bateria e não carregava se a tela estivesse ligada, eu fui comprar uma bateria nova, original Samsung. Melhorou bastante, o celular está carregando normalmente, mas com a tela ligada e rodando alguma coisa (Waze, por exemplo), ele continua baixando a carga, só que mais lentamente.

 

O que eu já fiz até agora:

 

- Troquei a bateria antiga por uma nova, original Samsung;

- Tirei o cartão Micro SD e usei o celular sem ele (não testei o Micro SD ainda porque não tenho adaptador para ligar ele no laptop)

- Limpei bem a entrada do carregador no celular com uma escova de dentes;

- Tirei um monte de apps do celular (não tem muita coisa, mas mesmo assim sempre limpo cache e memória RAM através de app próprio)

- Instalei um app para conservação de energia (Go Battery Pro) para tentar resolver o problema, o que não resolveu;

- Testei 3 diferentes cabos que sempre funcionaram bem no meu celular (que eu sei que liberam 2A de carga).

 

O que mais pode estar causando isso??

 

Ok, vamos lá. Limpar cache não ajuda, só libera espaço. Os apps guardam informações em cache justamente para agilizar seu funcionamento, se remover toda hora terão que recriar, mais esforço do app, consumo um pouco mais alto de recursos para isso.

Se tiver Facebook experimente desinstalar. É um app conhecido por drenar a bateria.

 

Encontrei pouquissima informação sobre este Go Battery Pro. A maioria destes apps de "melhorar" bateria são furada, consomem bateria e alguns até pedem acesso à dados que não deveriam e compartilham com servidores de ads. O app que recomendo é o Greenify, funciona decentemente sem root e melhor ainda com root.

 

Você adiciona os aplicativos que quiser à uma listinha (com algumas restrições) e ele os hibernará após alguns minutos com a tela apagada (idle). Pararão de acessar wifi, gps, etc desnecessariamente, poupando bateria. Só não adicione coisas como email e WhatsApp, que dependem de sincronização para funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Nihal disse:

 

Ok, vamos lá. Limpar cache não ajuda, só libera espaço. Os apps guardam informações em cache justamente para agilizar seu funcionamento, se remover toda hora terão que recriar, mais esforço do app, consumo um pouco mais alto de recursos para isso.

Se tiver Facebook experimente desinstalar. É um app conhecido por drenar a bateria.

 

Encontrei pouquissima informação sobre este Go Battery Pro. A maioria destes apps de "melhorar" bateria são furada, consomem bateria e alguns até pedem acesso à dados que não deveriam e compartilham com servidores de ads. O app que recomendo é o Greenify, funciona decentemente sem root e melhor ainda com root.

 

Você adiciona os aplicativos que quiser à uma listinha (com algumas restrições) e ele os hibernará após alguns minutos com a tela apagada (idle). Pararão de acessar wifi, gps, etc desnecessariamente, poupando bateria. Só não adicione coisas como email e WhatsApp, que dependem de sincronização para funcionar.

 

Certo, vou testar este Greenify e aviso o resultado. Eu pesquisei alguns destes apps e encontrei bons feedbacks sobre este que estou usando.

 

Sobre o Facebook, eu já ouvi falar bastante sobre ele drenar muita energia. Eu posso desinstalar ele sim (ou colocar ele em hibernação pelo Greenify, como você sugeriu), mas como eu sempre tive ele instalado no celular, ele não seria o culpado do problema atual. 

 

Realmente, cache é desempenho e espaço mesmo. Mesmo assim, eu faço isso de vez em quando, também não pode ser este o causador do problema. 

 

A única coisa que me passa pela cabeça é formatar o celular, mas não tenho certeza do tamanho do trabalho que isso vai dar, então teria que me programar pra ver como fazer e o tempo que vai levar para fazer os backups de todas as informações e apps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Rodrigo Meireles

 

Já tive esse aparelho e com o tempo ele ficou do mesmo jeito...

 

Sobre ele descarregar ligado na tomada, aqui eu só conseguia carregar e utilizar ele, usando a tomada de um iPad.

 

Pra carregar ele 100% só com ele desligado ou comprando aquelas peças que conecta a bateria.

 

Não adiantava desativar apps, trocar bateria, a bateria do celular simplesmente ficou terrível.

 

A ponto de não aguentar nem 5h fora da tomada, isso sem utilizar.

 

É uma pena, é um excelente celular, o sucessor dele também não fica muito longe disso. Também tive o Note 4 e foi praticamente a mesma coisa.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...