Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estação de retrabalho e multimetro?


dacvid37

Posts recomendados

é ae galera, tudo bom?

estou iniciando agora na eletrônica e pretendo adquirir uma estação de retrabalho ate uns 300 reais. 

entre as opções disponíveis a que mais me agradou foi a Aida 850, que já usei em um curso de manutenção em tablets, porém não sei sobre durabilidade e possíveis reparos no futuro sendo minhas duvidas:

há outra opção melhor na faixa de preço?

componentes internos são de fácil reposição?

a usarei para coisas simples durantes poucas horas por semana

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-802212424-estaco-de-retrabalho-ar-quente-aida-850-110v-pronta-entrega-_JM

 

outro item que pretendo substituir é meu multímetro hikari hm 1000, optarei por algum até 100 reais e estou entre estes modelos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792472396-multimetro-digital-c-capacimetro-e-beep-profissional-eda-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710372414-multimetro-digital-hikari-hm-2010-display-lcd-c-temperatura-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680940135-multimetro-digital-portatil-acdc-temp-et-1110a-minipa-_JM

qual seria o melhor entre estes ou na faixa de preço?

desde já grato!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A estação de retrabalho é legal, mas será que é fácil encontrar peças de reposição? "O barato pode sair com a barata".

 

Escalas à parte, os multímetros citados fazem a mesma coisa, não seria mais interessante fazer um upgrade funcional? Talvez optar por um multímetro com capacímetro, já que o seu atual não tem, seria útil e "justificaria a troca", talvez algum modelo com escala automática, com proteções, etc.

 

Existem ainda + 'n' fatores, depende do foco do seu serviço, para cada tipo de serviço tem um equipamento que se adapta melhor as necessidades.

 

Não estou fazendo apologia à marca, mas um exemplo:

http://www.icel-manaus.com.br/busca_avancada.php?id=13

 

Selecione as funções que você precisa, clique em buscar, veja os equipamentos que possuem as características que deseja, depois basta pesquisar preço nos fornecedores e comparar com outras marcas. Opte por produtos naciona(is/lizados), mesmo que importados, possuem garantia.

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelo esclarecimento, você recomendaria alguma estação de retrabalho com bom custo/benefício? frisando que não farei uso intensivo

do multímetro penso em adquirir um com medidor de temperatura e capacímetro inicialmente, pois estou iniciando em eletrônica e futuramente adquiro outro conforme necessidade.

minha pretensão em eletrônica é manutenção em componentes de pc's, notebooks, modulos amplificaddores e em especial fontes de alimentação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me...

Pra um início de carreira/aprendizado um capacímetro tem seu valor sim. Talvez não hoje nem amanhã mas com o tempo hás de perceber que este beira às raias da inutilidade se comparado a um medidor de ESR. Falando nisso achei este bem bacaninha e to até com alguma vontade de fazer um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz realmente o medidor esr é uma boa opção permitindo-me treinar montagens............... porém necessito de um multímetro mais básico para substituir meu hikari que não esta em boas condições, sendo assim viso algo confiável com preço acessível para substitui-lo.

acho a Minipa Et-1002 uma opção viável, e o medidor de temperatura procurarei algum esquema e desenvolver um, quem sabe ate dando uma implementada.........alias será ótimo para meu aprendizado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dacvid37 ,

 

Olha, eu compraria um outro multímetro digital básico, tipo de R$ 40,00 no máximo. Se danificar, você não vai sentir no bolso. 

 

Quando tiver bastante experiência, aí sim compre um True RMS ...

 

 

adicionado 6 minutos depois
5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Permita-me...

Pra um início de carreira/aprendizado um capacímetro tem seu valor sim. Talvez não hoje nem amanhã mas com o tempo hás de perceber que este beira às raias da inutilidade se comparado a um medidor de ESR. Falando nisso achei este bem bacaninha e to até com alguma vontade de fazer um.

 

Nossa ... meu avô usava um desses aí kkkkkkk ! Brincadeirinha ....

 

Um desses modernos módulos testadores de transistores que você compra no ML ou no Ebay faz um monte de coisa, mede capacitores, ESR, indutores, resistências, diodos, transistores, Leds.... e de forma bem precisa ! 

Tenho alguns modelos que comprei no Ebay, e o mais barato custou na época US$ 13 . 

 

Será que não é algo mais útil ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk vou comprar um Minipa Et-1002 que considero básico, porém confiável...eu acho..... e com o passar do tempo adquiro um superior como me orientaram

você me recomendaria alguma estação de retrabalho para iniciar? visando possíveis reparos na mesma

estive pensando em uma aida 850, porém tenho receio de nao encontrar componentes para reposição

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-802212424-estaco-de-retrabalho-ar-quente-aida-850-110v-pronta-entrega-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dacvid37 ,

 

Eu tenho uma Yaxun fazem uns 4 anos, nunca me deu problema, e sei que se encontra peça para reparo dela em quase tudo que é lugar na Santa Ifigênia .....

 

A minha é muito parecida com esta aqui :

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762312068-estaco-de-solda-e-retrabalho-ar-quente-yaxun-702-110v-_JM

 

Nunca ví essa Aida, nem nas lojas da Santa Ifigênia... pode ser que seja boa, mas desconheço.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk a yaxum possue algum problema referente a desarme com temperaturas mais altas e fluxo de ar menor com pouco tempo de trabalho? ja ouvi comentarios sobre.

li comentários em alguns foruns (não lembro fonte) que as estacões da linha 850 de diversas marcas seriam internamente iguais; isto seria possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dacvid37 ,

 

Não tive problemas com a minha, mas também não uso ela com muita frequência. Acho que não usei mais do que umas 15 vezes .... mas tenho um amigo que é técnico de manutenção e usa uma diariamente fazem alguns anos e nunca teve problema.

 

Sobre serem iguais, isso eu acredito, porque os chineses costumam copiar algo que deu certo e colocar muitas marcas diferentes,  e por dentro são todas iguais ....

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...