Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar sistema de ligação de eletrônico usando o led do celular?


Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Sou novo no forum, então me perdoem se eu estiver postando no lugar errado. Seguinte:

 

Eu tenho um software no meu celular Android que faz com que ele possa ser usado como câmera de segurança(CCTV) e nesse aplicativo eu consigo ativar o led da câmera remotante. Eu gostaria de saber ser seria muito complicado usar essa função do aplicativo para ligar um aparelho eletrônico. Eu uso o celular para sempre acompanhar o meu aquário a distância e gostaria de poder acionar uma bomba de ar (que funciona por bateria) ou um alimentador (que funcionaria na tomada) por exemplo.

 

Alguém sabe se é possível ou onde que eu posso encontrar essas informações?

 

ps: O aplicativo é o IP Webcam

 

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bacana seu projeto

 

Não é nada complicado. Existem várias maneiras de usar a luz do seu celular pra ativar um treco. P.ex. circuito com LDR

p.ex.

 

circui1.gif

 

A dica é que coloque a luz do cel num tubo conduzindo-a ao ldr pra que a luz do ambiente não interfira

 

Também pode usar Circuito com infravermelho visto que a luz visível afeta o sensor infravermelho também e o receptor i.r. é mais fácil de achar... acho (!?!?)

 

Se algum dia no futuro você quiser complicar ainda +, algo como o uso de um microcontrolador pode tornar as coisas + interessantes algo como 1 piscada aciona 1 coisa. duas, outra. três, mais outra e etc...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De tão legal que achei este projeto, fiquei com isso na cabeça e me apareceu esta luz. Se você não entende absolutamente nada de eletrônica porquê veio perguntar num forum de eletrônica kk  mas entende um mínimo de elétrica pode tentar um relé fotoelétrico 

De novo, bole um jeito de direcionar a luz do cel no sensor tipo um tubo. Ele opera ao contrário - desliga com luz -  mas... já é alguma luz no fim do tubo (desculpe pelo trocadilho @ilkyest) o que implica em algum conhecimentinho a+

Pelo menos pode te servir de referência não totalmente inútil...

...é... tentei... esquece...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Guimarães Torres ,

 

Não é tão simples.

 

Esse seu aplicativo acessa um dispositivo usando endereço IP , então você teria de usar alguma coisa mais "inteligente" , algo que tenha também um endereço IP dentro de sua rede interna.

 

Dá para fazer fácilmente usando um ESP8266, existe um tópico bem ativo sobre isto aqui :

 

Existe um programinha que eu mesmo postei, que permite você ligar ou desligar um relé, usando o seu celular , pelo próprio navegador de Internet. Esse relé pode acionar a sua bomba. Pode-se colocar facilmente o controle para até 4 relés.

 

No site da linguagem ESP8266Basic , dentro do Fórum, existe um projeto bem legal onde o cara tem todo o acesso ao aquário, inclusive ele pode modificar os settings do controle de temperatura do aquário, e até pode receber aviso se ocorrer algum problema.

 

Não é algo para iniciantes, mas é bem simples de se fazer.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...