Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha da placa de vídeo não gira. rx460


Posts recomendados

Bom dia.

 

Recentemente comprei uma placa de vídeo RX460 de 4gb da ASus.

Instalei tudo direitinho, tanto a placa como os drives, mas notei que os coolers dela não estão girando. Já reiniciei e nada, o pc reconhece ela, inclusive os jogos estão rodando de boa.

 

Minha fonte é uma atx ws-600 e a mobo GA-B75M-D3H, possuo memória de 4gb x1 1333ghz

 

 

Obrigado.

 

OBS: até o momento ela não esta esquentando mais do que deveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até certo ponto é normal...

 

Tenho uma RX 480 e pela configuração de fábrica da Sapphire, as ventoinhas só ligam quando a placa chega a 55ºC.

 

Você pode controlar a rotação das ventoinhas de acordo com a temperatura utilizando o MSI Afterburner (existem vários vídeos ensinando a configurá-lo no youtube, é muito simples) e, no caso da minha placa, existe o Sapphire Trixx, que também serve para este propósito.

 

Esta é a configuração de fábrica da minha placa, onde ela ativa os coolers com 55º e trabalha até 77º. Embora seja uma temperatura considerada alta, é uma temperatura que busca evitar ao máximo o uso do cooler e depois evita a carga de ruído excessivo, limitando a temperatura abaixo dos 80º. Com isso, a ventoinha trabalha abaixo dos 40% e praticamente não faz ruído algum. Desta maneira, creio eu, tanto as ventoinhas, quanto a placa em si tem uma vida útil mais longa.

 

Por fim, fiz um teste setando os coolers em 100% e rodando o stress do Aida64. A temperatura acabou subindo e estabilizando na casa dos 61, 62º. Porém, o ruído ficou muito alto. No caso de alguém que jogue utilizando fones de ouvido, creio que não atrapalhe em nada. Porém, sem os fones, eu diria que fica "inutilizável" o computador com os coolers da placa em 100%.

 

A título de curiosidade, utilizando um decibelímetro de celular (confiabilidade de 100% hahahha) testei o ruído com a configuração de rotação original e com as ventoinhas em 100%. Original o ruído ficou em 28 dB e com 100% ficou em 42 dB. Pode parecer pouco, mas para quem tem conhecimento na escala de ruído, sabe que decibéis é uma escala logarítmica. Logo, a cada 5dB, o nível de ruído dobra. Desta forma, o ruído da ventoinha aumentou em torno de 6x para reduzir 15º... Será que valeu a pena?

Rx 480.jpg

normal.jpg

100%.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...