Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher a tensão de um filtro de linha e como sei se é seguro usá-lo?


JasonRy

Posts recomendados

Antes de tudo, sou leigo em hardware, por isso conto com a ajuda de vocês.
Há pouco comprei um PC e estou esperando sua entrega, já adiantei a compra de um filtro de linha bivolt e estou com duas dúvidas: a primeira é que ele não possui uma chave de tensão, tendo apenas um interruptor com as opções "OFF" e "RESET" e eu gostaria de saber como posso saber onde o ligar e em qual tensão está. A segunda é que, num aparelho que não suporte 220V, caso aconteça uma sobrecarga, o aparelho conectado ao filtro se salvaria ou queimaria? O filtro ajudaria ou não? Numa fonte com PFC ativo o problema anterior poderia acontecer também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ele não é um filtro bivolt mas sim ele é um filtro para operar em 220 Volts. Claro, se ele operar em 110 Volts ele vai também clampar, ceifar, proteger contra surtos quando esses aparecerem acima dos 220 Volts o que dá uma boa proteção contra surtos..

Quer me parecer que possas não ter entendido o que é um surto de tensão, muito comum na rede elétrica.

Surto de tensão são elevações momentâneas de curta duração (ordem de 1 mili segundo (0,001 segundo) imperceptíveis a olho nú, mas com capacidade de romper a isolação de fontes e equipamentos elétricos em geral. São eles os responsáveis pela maioria dos problemas elétricos desses equipamentos pois sua tensão muitas e muitas vezes ultrapassam até mesmo 1.000 Volts. O varistor, elemento ativo da proteção contra surtos, geralmente limita esses picos a 270 ou 300 Volts não importando se eles operam em 110 ou 220 Volts .

Portanto, respondendo sua primeira pergunta, podes ligar o mesmo tanto em 110 quanto em 220 Volts..