Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Script no google script


Posts recomendados

Boa tarde à todos. 

 

Estou com um pequeno problema em um Script meu. Irei mandando por imagens para que todos possam entender. 

 

1º Imagem - Aqui o código do meu Script

Script.jpg

 

2º Imagem - Minha planilha

Planilha.jpg

 

O que acontece com este Script. 

 

Ele irá ler o Email, e enviar junto ao corpo do email o link para acessar uma pasta do Google Drive, e um pequeno texto explicativo. No titulo irá um código interno para controle mesmo (Isto não relevante no problema). 

O meu problema 

Eu poderia facilmente dar CTRL C + CRTL V e colar o mesmo texto em todos os destinatários (linhas). Porém eu tenho 2000 registros e isso iria poluir a minha planilha. Além de que ela é compartilhada, ou seja se alguém esquecer de colocar o texto, apenas o link irá ao destinatário. 


Eu também poderia escrever aquele texto enorme diretamente em uma variável no meu código, mas isso não me garante a quebra de página e torna o e-mail disparado muito mal formatado. 

 

O que eu preciso. 

De um comando lógico que entenda que o texto deve ser copiado para todos os destinatários. Mas sem que eu precise preencher destinatário por destinatário com o mesmo e-mail. 

 

Será que alguém consegue me ajudar? Há pouquíssimos exemplos de desenvolvimento de automatização de Sheet google, por isso estou aqui. 

Obrigado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Tenta isso 

function myFunction() {
  var planilha= SpreadsheetApp.getActiveSheet();
  var linha = 2;
  var numlinha = 1;
  var mensagem = planilha.getRange('E1').getValue();
  var datarange = planilha.getRange(linha, 1, numlinha, 4);
  var data = datarange.getValues();
  
  for(i in data) {
    var linha = data;
    var email = linha[0];
    var endereco = "Link para pasta de comprovante " + linha[2];
    MailApp.sendEmail(email, endereco, mensagem +'\n' + "Link para pasta de comprovante " + linha[1]);
  }
}


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...