Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
clessa

Simular uma distribuição de chaves quântica.

Recommended Posts

Simular uma distribuição de chaves quântica.

O programa deve simular o lado de Alice, gerando os fótons e imprimindo-os na tela. Ao recebeer a escolha de bases de Bob você deve imprimir na tela a chave final compartilhada. 

Para fazer a escolha aleatória dos bits e da base você deverá usar as funções srand() e rand() encontradas na biblioteca stdlib.h. Você não pode utilizar nenhuma outra biblioteca além dela e da stdio.h. Você deve utilizar o valor de semente no srand() no início do seu programa e escolher todos os bits seguido de todas as bases separadamente. Para isso faça rand() % 2, onde 0 representa a primeira base e 1 representa a segunda. Veja os exemplos para que seu programa execute como esperado. 

A tabela abaixo indica os caracteres que devem ser usados para representar cada base e cada polarização: 
 

Base    0    1

   +       ^    >

   x       /      \

   o      @    G


Por exemplo, suponha 8 bits e as bases + e x. Alice vai escolher uma sequência de bits, por exemplo 01101101. Para essa sequência ela escolhe as bases 01000000, ou seja, +x++++++. Ao polarizar os fótons, segundo a tabela acima, temos: ^ \ > ^ > > ^ >. Bob, então, publica sua sequência de bases +xxx+x++. Alice compara as bases de Bob com as suas e verifica que 5 são iguais e escolhe os bits daquelas 5 posições para formar a chave: 01--1-01. Finalmente Alice converte 01101 de binário para decimal, imprimindo 13na tela, que representa a chave final.

 

Entrada e Saída

O programa deve receber 2 inteiros (s e n), representando o número de bits e o valor da semente para o algoritmo aleatório. O número máximo de bits entrado será 100. Na linha de baixo ele deve receber dois caracteres separados por espaço, representando as bases que serão usadas. Com esses dados, ele deve imprimir a sequência de polarização de n fótons (caracteres separados por espaços). 

Após a impressão dos fótons, ele deve ler uma sequência de bases escolhidas por Bob e a partir delas calcular a chave e imprimir na tela, em inteiro positivo. A sequência é dada por n caracteres separados por espaços.

Editado por DiF
Não permitimos retirada do conteúdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×