Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa em c++ com arquivos


Posts recomendados

Boa noite a todos !

Estou com um trabalho de faculdade mas não entendo muito bem sobre a parte de arquivos, alguém pode me dar uma mão no seguinte exercicio ?

DESENVOLVER UM PROGRAMA QUE LE O CONTEUDO DE UM ARQUIVO E CRIA UM ARQUIVO COM O MESMO CONTEUDO, 
MAS COM TODAS AS LETRAS MINUSCULAS CONVERTIDAS PARA MAIUSCULAS. Os nomes dos arquivos serao fornecidos
via teclado pelo usuario
nesse mesmo exercicio crie um menu que permita tambem ao usuario escolher a opcao de
concatenar dois arquivos do usuario em um terceiro arquivo com o conteudo dos dois primeiros juntos
(o conteudo do primeiro seguido do conteudo do segundo)

 

Peguei o básico do básico em arquivos e esse exercicio está dando um nó enorme na minha cabeça

Obrigado desde já !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, José Vinicius G Silva disse:

DESENVOLVER UM PROGRAMA QUE LE O CONTEUDO DE UM ARQUIVO E CRIA UM ARQUIVO COM O MESMO CONTEUDO, 

Abra um File Pointer(Ponteiro tipo FILE) ao arquivo que deseja ler e comprove se abriu. Faça o mesmo com o arquivo de saida, abra outro ponteiro. comece a ler o arquivo de entrada caracter a caracter, pode usar a função fgetc para grardar em um char. Logo de adquirir o char passe ele pela função toupper para deixar tudo em maiusculas e guarde no arquivo de saida com fputc.

então para cada letra você deve fazer:

Ler uma letra desde o arquivo de entrada. -> Passar a maiúscula. -> E por ultimo salvar no arquivo de saída. Que traduzido em lógica: fgetc-> toupper->fputc

 Tudo isso fica em um laço while que se repete até que fgetc encontre o EOF(fim do arquivo).

Isso serve para o outro problema. você abre um ponteiro a um arquivo de entrada salva ele no arquivo de saída e repete o processo com o segundo arquivo, gerando um só de saída.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...