Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não entendo a lista de memorias suportadas pela placa-mãe


Posts recomendados

Galera to na reta final da montagem do pc, com a graça de deus... falta apenas a memoria agora. Fui no site do fabricante da minha placa-mãe, uma B150M-DS3H DDR4, e to olhando a lista das memórias suportadas, até que uma parte da lista me deixou confuso.

 

Lá eu acho diversos modelos de memorias que estão no meu orçamento, tipo corsair value e hyperx, porém tem um item com nome de "# of Ranks
x DRAM devices" que eu dei uma breve procurada aqui e nao entendi o que significa... alguem ai poderia me iluminar? alem disso, o que quer dizer a latencia da memoria? é determinante na hora de escolher qual comprar? a da corsair que eu vi lá por exemplo tá "CL 15", mas tambem tem outras que fica assim "13-15-15-28"

 

aproveitando tambem, tem alguma outra marca boa e indicada de memorias da mesma faixa de preço que corsair e kingston? eu consigo achar aqui hyperx, corsair value e corsair vengeance mais ou menos na mesma faixa de preço (125 4gb e 240-260 8gb), tanto 4gb quanto 8gb. Minha intenção é 2 pentes de 4gb, mas se 1 de 8gb sair mais em conta, vou no de 8gb. 

 

Obrigado desde já!! 

vocês tem sido fundamental na montagem do meu computador!! :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ED3XT Sim, isso eu entendo, o que eu nao entendi foi o que eu especifiquei no post. 

 

Na lista do proprio site da gigabyte tem uma tabela com todas memorias suportadas, tanto 2133mhz quanto 2400 (elas tem downgrade automatico pra 2133mhz). E nessa tabela tem esse "# of Ranks x DRAM devices", é isso que eu nao sei o que é e gostaria de saber.

 

E também gostaria de saber sobre a latencia, no que ela implica e qual melhor modelo e latencia de memoria pra eu escolher.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse item no caso diz respeito a construção fisica da memoria no caso # of Ranks x DRAM seria algo como numero de colunas (Row) x numero de chips DRAM, e indica basicamente se o modulo tem 8 chips em apenas um lado (1R8 ou 1Rx8) ou 16 chips com 8 de cada lado (2Rx8), ha modulos para servidor com ECC que geralmente tem 9 ou mais chips de cada lado.

 

Esse dado atualmente não tem muita importancia, mas supondo que no futuro lancem modulos DDR4 com 32GB em configuração 2R8, então tambem lançariam um modulo de 16GB em 1R8 e esse modulo devido a alta densidade de memoria por chip seria incompativel com placas de hoje.

 

Isso ocorreu com as primeiras memorias DDR3; la em 2010 os modulos DDR3 só iam ate 4GB em configuração 2Rx8, hoje ha modulos DDR3 de 8GB e quase todos os modulos DDR3 de 4GB são 1Rx8, e portanto incompativeis com placas mãe 775 e ate com os core i de primeira geração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...