Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inverter o sentido de rotação motor


Posts recomendados

Olá profissionais......

Preciso inverter o sentido de rotação de um motor monofásico 220V 60 HZ, aqueles de tanquinho de lavar roupa.

Ele tem dois fios para alimentação (fase e neutro) e mais dois fios que está ligado o capacitor.

Se alguém quiser compartilhar conhecimentos eu agradeço.

Forte abraço.

motor-tanquinho.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aguarde 1° alguém te orientar a maneira + fácil...

 

Me lembro vagamente que certa feita tentei inverter algo assim. Mas acho que o motor era diferente. Eletricamente não tava dando certo então inverti mecânicamente o rotor. De fato, como me lembro vagamente, não lembro se:

-deu muito certo

-ficou mais lento/mais fraco

-esquentou

-girou do mesmo lado

 

Aguarde + respostas. Em sua ausência tenta a sorte por sua conta e risco

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para inverter o giro, são necessários pelo menos 3 fios.: O comum, lado A e lado B. Se não tiver esses 3 fios, funcionará somente para um lado. Para girar para os 2 lados é necessário 2 campos enrolados de maneira oposta. Não tenho certeza se virando o estator como sugerido por @Isadora Ferraz irá haver inversão de sentido de giro, pois o campo magnético gerado pelo enrolamento ficará disposto de forma igual. But.... não custa tentar! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. É possível inverter um motor desse aí.

Eu mesmo fiz a gambiarra e coloquei o motor em um portão de correr. Mas para ligar ao receptor remoto, precisei fazer um comando elétrico com relés.

 

Vai precisar desmontar o motor e liberar o 4º fio, pois somente 3 estão visíveis. Olhe o que deve fazer:

 

  • Desmonte o motor retirando os 4 parafusos, no lado que estão os fios verá que eles estão presos a um tipo de linha, ele deve ser cortada;
  • Tome muito cuidado para não quebrar os fiozinhos de cobre, pois se quebrar não tem mais como fazer o motor funcionar;
  • Você vai perceber que entre os 3 fios, terão 4 fiozinhos de cobre (pois são duas bobinas, logo terá 4 pontas de fio);
  • Localize qual fio está ligado a dois fios de cobre juntos, são eles que devem ser separados;
  • Então este deverá ser cortado e soldado a um 4º fio para que possa ser usado fora do motor, assim você terá acesso as duas bobinas do motor;
  • Com o novo fio soldado, coloque tudo no lugar (tomando cuidado para não quebrar nada);
  • Para prender os fios no lugar, ao invés da linha pode ser usado aquelas fitinhas do tipo "enforca gato", mas tomando cuidado para não pegar em algum lugar que atrapalhe;
  • Feche o motor e verifique girando com a mão se está normal ou raspando em alguma coisa, tem que girar livre e macio;
  • Vou utilizar como base o motor da foto, apenas para nomear as cores, pode ser que no seu as cores sejam diferentes, mas no final é mesma coisa;
  • Aí na foto temos um fio vermelho (fase), um fio azul (neutro) e um preto no capacitor, o outro fio do capacitor está ligado ao neutro também, por isso também é azul).

O motor (no caso o da foto), está ligado assim:

Spoiler

20161204_221727.jpg

 

É exatamente essa ligação onde esta o fio vermelho que deve ser desfeita, L1 deve ser separada de L2. O fio vermelho continua em L1 e um novo fio colocado em L2. Use um multímetro para saber quem e quem. 

Depois de feita a modificação ficara assim:

Spoiler

20161204_223007.jpg

 

E a ligação ficara assim:

Para sentido horário:

Spoiler

20161204_223903.jpg

 

E para sentido anti-horário:

Spoiler

20161204_223628.jpg

 

O motivo de tudo isso é que L1 tem fios mais grossos que L2, então não podemos inverter o motor da maneira mais simples usando apenas 3 fios, pois L2 é seu enrolamento auxiliar e sempre tem que ter o capacitor em série. Já L1 é o enrolamento principal, então este sempre estará ligado a rede. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Há sim, tem um excelente tutorial aqui: https://www.slideshare.net/NatalicioLima/polarizao-de-motor-monofsico

Só me desculpem os moderadores se indicar outro site, seja condenável..... Sou novo por aqui e não encontrei nada nas regras do site que proíba, restrinja ou seja uma contra indicação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...