Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
TiGuZoSo

Energia Elétrica e Surtos

Recommended Posts

TiGuZoSo    1

Olá pessoal.
Após uma breve pesquisa, e até encontrar um tópico falando rasamente a respeito do assunto, resolvi por fim postar a dúvida.

O que acontece é que de uns tempos pra cá  (1 mês + - ), ocorriam durante o dia oscilações no fornecimento de energia, gerando instabilidade como luzes piscando.
Detalhe que quando tomo banho (chuveiro elétrico) , além da clássica queda de fase (onde a luz fica mais fraca), começou as luzes da casa inteira  a piscarem ameaçando

cair, mas com o chuveiro não chega a cair ....(apenas com o pc). (Existe um disjuntor para o chuveiro eletrico e outro para a casa), ou seja circuitos separados. 
O que me deixou ainda mais confuso.

 

O que me deixou mais preocupado, foi nesta ultima semana, em um dia quando fui esquentar o almoço no microondas (tava apenas com pc , geladeira e o microondas ligado), ocorreu uma pane elétrica onde a luz caia e voltava várias vezes até que tive que obrigatoriamente desligar o disjuntor assim ia dar uma ***** maior....
Depois de um tempo voltando a ligar o disjuntor as coisas pareciam voltar ao normal....(mero engano)
Esses dias quando chego em casa para realizar algum trabalho mais pesado no computador ou até jogar algum jogo....acontece a mesma coisa, a luz oscila depois de um tempo e acaba caindo. (Obs: O disjuntor não desarma nem nada).

Estou entrando em pânico =(


Observei que o problema ocorre somente na minha casa, inclusive desconfio que possa ser um problema no Disjuntor, ou fio afrouxado ,ou até disjuntor problemático / velho ou dando sinal de que vá "morrer".  

Hoje chamarei um técnico do condomínio para realizar uma checagem no sistema.
(Confguração PC = Fonte Corsair 600w com PFC ativo, PhenomX4, GTX960oc....etc

Alguém tem alguma luz a respeito do assunto?
 (No outro tópico semelhante a pessoa diz ter trocado o disjuntor e que o problema cessou, mas isso pra mim é muito estranho).
Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
faller    9.224

Disjuntores velhos, emendas com mau contato, dentro de casa, na rede, nos disjuntores  ou no poste são os principais candidatos a apresentar os citados sintomas. Isso nada, absolutamente nada tem a ver com surto de tensão.

Revise, com um eletricista, sua instalação desde o poste.. Peça para ele reapertar todas as conexões...

Com um voltímetro dá de checar até onde, na instalação, as oscilações estão presentes e desse modo se pode de modo bastante científico localizar a fonte do problema.. O teste com o voltímetro mostrará se algum disjuntor está comprometido..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
TiGuZoSo    1
  • Autor do tópico
  • Agradecer a resposta e a sugestão!


    Ontem quando voltei do serviço entrei em contato com a concessionária de luz, e por orientação do meu eletricista ele pediu para que fizessem uma revisão do "relógio"...

    Incrivelmente vieram super rápido, descobriram que o problema de fato era no relógio em uma chapa de aço que faz divisão entre o relógio e uma "chapa" que protege a chave seletora estava em oxidação e criando mal contato entre os componentes podendo ter causado um problema gravíssimo.
    Sorte que foi resolvido antes de um maior problema.

    Ademais, agradeço à comunidade!
     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×