Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção fonte simétrica


Felipe_Mikel

Posts recomendados

Boa tarde senhores, 

 

Estou fazendo circuito de proteção para uma fonte simétrica regulável de 24 V 1 A, imagem em anexo.
O circuito está funcionando perfeitamente, conforme o esperado, mas queria fazer a proteção para:
Curto entre V+ e GND;
Curto entre V- e GND;
Curto entre V+ e V-.
Gostaria de saber se existe uma forma mais eficiente de implementar, sem ter que replicar o circuito três vezes (sem ter
que utilizar um circuito como aquele para cada caso).

 

Ah, eu tenho conhecimento de que os CI's que utilizei (LM317, LM337) já possuem proteção contra curto circuito e sobrecarga, no entanto, 
preciso implementar essa proteção por fins de aprendizado (e experiencia, sou iniciante).

proteçao.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a sugestão, @Isadora Ferraz.

 

Desculpe a ignorância, mas não entendi como eu poderia utilizar um fusível no primário para limitar com precisão a corrente na saída da fonte. 
No caso, eu já pretendia colocar dois fusíveis após a chave liga/desliga, um para 110 e outro para 220. Fiz o cálculo da corrente desses fusíveis considerando a potência no secundário, e a partir daí calculei a potencia no primário, considerando que o transformador não é ideal. Mas para isso, dei uma folga de 50% da corrente nominal. Cheguei nos valores de 531 mA para 127 V e 308 mA para 220 V. 
No caso o fusível rearmável seria complementar a estes ou o substituiria? Se não for pedir muito, poderia explicar um pouco melhor a sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Proteger com precisão absoluta só mesmo uma pra cada saída bastando uma no V+ e outra no V-

No primario algo como um fusível rearmável (ou resetável) pode não ser totalmente inútil visto que você não vai ficar dando curto o tempo todo pois ele tem alguma vida útil. De fato foi uma dica teórica. Se algum dia implementar isso com sucesso, publique aí pra nós.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

de fato não achei com facilidade um fusivel rearmável pra alta tensão. Então que este fique por hora apenas na esfera conceitual ok? você até que poderia elaborar um circuito com relé no primario mas acho que não vale a pena. Foque no Imáx do V+ e V-

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

bastando uma no V+ e outra no V-

Acredito que uma no V+ e outra no V- não seria suficiente, uma vez que um curto entre V+ e V- a referência deixaria de ser o GND, e a princípio, não consigo ver uma forma de abranger este caso sem implementar uma proteção exclusiva. Além disso, no caso de V- ainda teria outro problema que ainda não havia me dado conta, que seria a tensão para acionar o gate do SCR, deve ser positiva, e neste caso seria negativa.

Vou estudar um pouco mais e buscar outras alternativas de proteção, acho que, de fato, utilizar relés para proteger uma fonte simétrica não é uma boa ideia. 

Agradeço a ajuda, um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que isto é válido apenas pr'aquele circuito minimalista com rele/scr

1 hora atrás, Felipe_Mikel disse:

Acredito que uma no V+ e outra no V- não seria suficiente, uma vez que um curto entre V+ e V- a referência deixaria de ser o GND

Não acredito nisso pois a corrente não seria lida no gnd e sim no v+ e v- sendo que estes estando em série, se protegem mutuamente. Obviamente hás de fazer um upgrade no circuito. Pena que to sem lapis e papel agora portanto nem me peça pra desenhar kk.

 

Estude e compartilhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...