Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção fonte simétrica


Felipe_Mikel

Posts recomendados

Boa tarde senhores, 

 

Estou fazendo circuito de proteção para uma fonte simétrica regulável de 24 V 1 A, imagem em anexo.
O circuito está funcionando perfeitamente, conforme o esperado, mas queria fazer a proteção para:
Curto entre V+ e GND;
Curto entre V- e GND;
Curto entre V+ e V-.
Gostaria de saber se existe uma forma mais eficiente de implementar, sem ter que replicar o circuito três vezes (sem ter
que utilizar um circuito como aquele para cada caso).

 

Ah, eu tenho conhecimento de que os CI's que utilizei (LM317, LM337) já possuem proteção contra curto circuito e sobrecarga, no entanto, 
preciso implementar essa proteção por fins de aprendizado (e experiencia, sou iniciante).

proteçao.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a sugestão, @Isadora Ferraz.

 

Desculpe a ignorância, mas não entendi como eu poderia utilizar um fusível no primário para limitar com precisão a corrente na saída da fonte. 
No caso, eu já pretendia colocar dois fusíveis após a chave liga/desliga, um para 110 e outro para 220. Fiz o cálculo da corrente desses fusíveis considerando a potência no secundário, e a partir daí calculei a potencia no primário, considerando que o transformador não é ideal. Mas para isso, dei uma folga de 50% da corrente nominal. Cheguei nos valores de 531 mA para 127 V e 308 mA para 220 V. 
No caso o fusível rearmável seria complementar a estes ou o substituiria? Se não for pedir muito, poderia explicar um pouco melhor a sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Proteger com precisão absoluta só mesmo uma pra cada saída bastando uma no V+ e outra no V-