Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema Carregador de Bateria 12V LM350


matheus19

Posts recomendados

Olá pessoal, estou com duvida sobre um esquema, de um Carregador de Bateria de Chumbo Ácido, queria que o pessoal mais experiente em eletrônica, desse uma olhada no seguinte circuito:

 

Link: http://blog.novaeletronica.com.br/carregador-de-bateria-de-chumbo-acido/

 

Minha duvida é a seguinte:

O LM350 limita a tensão de saída em 3A? Pois a fonte que vou usar para alimentar o circuito, tem saída de 20V e 3,25A.

Ele realmente vai flutuar a bateria quando carrega-la?

O LED apaga ou acende quando carrega?

 

No circuito tem um erro no símbolo do Q1, está como (NPN), mas o BD 140 parece que é (PNP), procede?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o BD140 é PNP e desenho que está errado, mas não traria problema nenhum na montagem.

Eu particularmente gosto muito desse esquema do Tomazelli para carregador de baterias chumbo ácida (já montei 4 desses).

Se for montar um circuito, prefira o do Tomazelli, parece mais complicado, mas não é, e já está tudo pronto se não me engano tem até layout da PCB.

Quanto ao esquema postado, aguarde alguém mais competente que eu para analisa-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito tem um funcionamento parecido com o do @tomazelli, onde no lugar do comparador foi colocado um transistor. 

A diferença é que para o circuito com comparador existe dois níveis de tensão, já com o transistor a tensão diminui gradualmente conforme a carga da bateria aumenta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 Bem legal esse carregador do Tomazelli, mas como já tinha comprado os componentes, para esse esse esquema que postei, acabei montando ele mesmo e também preciso que a corrente seja limitada a 3A, pois estou usando uma fonte de notebook, de 20V 3,25A.

 

Fiz alguns testes aqui e esse LM350 mesmo esquenta bastante consumindo os 3A, mesmo usando um dissipador. provavelmente porque o esquema ficou subdimensionado para 3A. Se usar um LM338, será que esquentaria do mesmo modo que o LM350?

 

@Mestre88 Então se for assim eu poderia esquecer o carregador ligado na bateria que não teria problema? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, matheus19 disse:

 

@Mestre88 Então se for assim eu poderia esquecer o carregador ligado na bateria que não teria problema? Valeu!

 

Exatamente isso, conforme a bateria vai carregando a corrente vai diminuindo, se estiver bem calibrado, ela até pára de carregar quando a carga estiver completa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, matheus19 disse:

Fiz alguns testes aqui e esse LM350 mesmo esquenta bastante consumindo os 3A, mesmo usando um dissipador. provavelmente porque o esquema ficou subdimensionado para 3A. Se usar um LM338, será que esquentaria do mesmo modo que o LM350?

O LM350 limita a corrente por que ele esquenta e desliga para se proteger, e mesmo o LM338 esquentaria bastante em 3A.

Em casos onde a bateria não estiver muito descarregada a corrente consumida não chegará aos 3A

O ideal seria limitar o regulador para menos que 3A e adicionar um transistor que ajudará o regulador a conduzir a corrente.

Seria o caso de fazer aquele arranjo dos componentes que tem acima do regulador, no esquema do Tomazelli.

Imagine que o seu LM350 é o LM317 do Tomazelli, coloque tudo  o que está acima do LM317 no seu esquema, menos o 7809.

Claro, tem que calcular os resistores para o seu projeto, dependendo da tensão da sua bateria e da corrente do seu transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Você não precisa se preocupar com esses 250mA a mais da fonte ligada no carregador e sim na capacidade máxima da sua bateria. Um carregador deve fornecer pelo menos 10% da corrente da bateria(carga lenta), se você pretende usar esse carregador com baterias de 45A já não dá.

Quanto ao regulador, você deve usar um dissipador grande para que ele não desligue e sempre da pra "puxar" um pouco mais de corrente do que o datasheet fala se você usar um dissipador grande, eu já consegui extrair 2,7A de um LM317 sem que ele desarme, o problema aí será a diferença entre a tensão de entrada/saída, se você tem 20V na entrada e 14V na saída com 3A de corrente terá 18W de potência dissipada no regulador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...