Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rodrigo Giulio

Placa-mãe GA-78LMT-USB3 com FX 8300 / 8320E / 6300: perda de desempenho?

Recommended Posts

Olá pessoal, estou com uma dúvida. Eu tenho uma placa-mãe: Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM3+ mATX GA-78LMT-USB3

Li algumas reviews e comentários sobre, mas elas me deixaram confuso em alguns pontos.

Tem quem fala que com a FX 6300 ela roda melhor já que ela exige menos da placa-mãe. Outros que a 8300 e 8320e por terem um TDP de 95W roda de boa nela, mas que não vai aproveitar todo o processador. Eu fiquei bem confuso sobre qual o melhor para a placa-mãe. Queria deixar um pc "bom" para jogos, então não vejo necessidade de OC. É um pc "quebra-galho". Qual é melhor para a placa-mãe?

Nota: A diferença de preço entre Fx 6300 - 8300 e 8320e é bem pequena, portanto todas cabem no orçamento atual para a placa-mãe atual.

Editado por Foxwalt
Melhorar título.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Giulio Basicamente essa placa-mãe tem uma gambiarra no BIOS para conseguir suportar esses processadores, mas não recomendo de jeito nenhum, já que essa placa-mãe não é nativa para esses FX,

Pegue uma com chipset 970A.

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim, até um FX-8320E ainda está bom. Na maioria dos jogos, há pouca diferença entre o 8320E e o 6300. Já o 8300 eu não conheço bem.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Rodrigo Giulio disse:

@Jasiel É que por hora eu não estava querendo trocar a placa-mãe...

Qualquer processador de TDP 95W funcionará normalmente nela, não arrisque um de 125W. Esse FX-8300 pode ser boa opção: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=82070&origem=52&gclid=CPXTzPuG5dACFUOAkQode6sPrw

Editado por NascarBR

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo Giulio Pode utilizar essa que você tem mesmo, mas talvez tenha dor de cabeça com ela...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @NascarBR Ele ainda está por esse preço, por isso a minha dúvida entre ele e o FX6300. Mas a confusão começou quando vi gente falando que essa placa-mãe não aproveita o que o 8300 oferece, enquanto a 6300 aproveita mais e tem quase o mesmo desempenho por isso.

A ideia é deixar o pc "bom" para jogos atuais (Um The Witcher no High). Eu estou cotando um novo pc e irei usar um INTEL. Esse estou apenas deixando "ok" porque irei dar ele futuramente, então apenas pretendo deixar o melhor possível com a placa-mãe atual.

Compartilhar este post

Link para o post
    1 minuto atrás, Rodrigo Giulio disse:

@NascarBR Ele ainda está por esse preço, por isso a minha dúvida entre ele e o FX6300. Mas a confusão começou quando vi gente falando que essa placa-mãe não aproveita o que o 8300 oferece, enquanto a 6300 aproveita mais e tem quase o mesmo desempenho por isso.

A ideia é deixar o pc "bom" para jogos atuais (Um The Witcher no High). Eu estou cotando um novo pc e irei usar um INTEL. Esse estou apenas deixando "ok" porque irei dar ele futuramente, então apenas pretendo deixar o melhor possível com a placa-mãe atual.

O FX-8300 vai funcionar normalmente nela, se fosse o FX-8350 de 125W aí poderia ter dor de cabeça. Lembrando que 100% do desempenho de qualquer um deles não terá, isso só é alcançado com o chipset 970 pra cima.

Compartilhar este post

Link para o post
    2 minutos atrás, Rodrigo Giulio disse:

@Jasiel Mas eu não pretendo fazer OC nem nada, é apenas temporário.

Então pegue esse 8300 que está quase o preço do 6300.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @NascarBR Entendi. Atualmente eu tenho um Phenom II X4 850. A troca por algum dos processadores vai causar alguma melhora, ou já que não vou aproveitar 100% das FX eu deixo com o Phenom mesmo?

Editado por Rodrigo Giulio

Compartilhar este post

Link para o post
    1 minuto atrás, Rodrigo Giulio disse:

@NascarBR Entendi. Atualmente eu tenho um Phenom II X4 850. A troca por algum dos processadores vai causar alguma melhora, ou já que não vou aproveitar 100 das FX eu deixo com o Phenom mesmo?

Quando pretende mudar de plataforma?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @NascarBR Daqui a alguns meses. Se tudo ocorrer bem, em Maio. Pretendo ir para INTEL, apesar de estar curioso com a nova linha AMD. Então placa de vídeo, processador, placa-mãe e memórias serão todas novas.

Compartilhar este post

Link para o post

Man. porque a necessidade de trocar processador?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Math.Pi Porque eu irei dar esse pc e queria que ele tivesse competência para rodar jogos atuais (SFV - TW3 - Watch Dogs 2) em gráficos alto, pelo menos. Ele é praticamente tudo "novo". Além da placa-mãe e duas memórias 4gb 1333, o processador é o Phenom II x4 850 e a placa de vídeo 750 ti 2gb.

adicionado 3 minutos depois

Fora que esse processador tem mais de 4 anos. Acho que já já ele morre de vez. Por isso a necessidade de trocar o processador.

Compartilhar este post

Link para o post

Com essa placa de vídeo, não precisa trocar processador. Só se pegasse uma placa de vídeo mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Math.Pi Entendi. É que como o processador ta meio velhinho, tava com medo de eu dar o pc e eventualmente ter que trocar o processador. Fora que acho que melhora o desempenho em jogos, não? Uma Phenom II X4 850 de 4-5 anos contra uma FX8300 nova. Sou meio leigo nisso, então não sei se influencia a idade de um processador.

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo Giulio Processador não tem "prazo de validade". 

Sobre melhorar o desempenho, pode-se dizer que não vai. O item mais importante em um computador para jogos é a placa de vídeo e seu processador atual já consegue extrair todo o desempenho dela.

Obs.: o FX-8300 foi lançado em dezembro de 2012.

Compartilhar este post

Link para o post
    11 minutos atrás, Rodrigo Giulio disse:

@Math.Pi Entendi. É que como o processador ta meio velhinho, tava com medo de eu dar o pc e eventualmente ter que trocar o processador. Fora que acho que melhora o desempenho em jogos, não? Uma Phenom II X4 850 de 4-5 anos contra uma FX8300 nova. Sou meio leigo nisso, então não sei se influencia a idade de um processador.

O processador só tem necessidade de trocar quando começa a garagalar (travadas) e tipo cara se você não faz overclock cuida da pasta termica, o processador pode durar muito mais tempo... eu ja tive um pc que durou 9 anos só precisei trocar a placa de vídeo dele...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Foxwalt Entendi. E sim, eu sei a data de lançamento. Eu disse nova no sentido de nunca ter sido usada. Mas entendi sim, obrigado pela informação. Não são jogos muito pesados, então se não melhora o desempenho então não vejo necessidade de trocar.

adicionado 1 minuto depois

@xMinato Certo, então vou ficar com o processador atual mesmo. Obrigado!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigo Giulio Processador não perde desempenho com o tempo. A idade do seu processador atual é fator irrelevante. ;)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais