Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual linguagem aprender??


Posts recomendados

eu quero cursar o curso de engenharia de software na UNB e gostaria de aprender uma linguagem de programação eu estou fazendo um curso de C online e estou em duvida de qual seria a melhor linguagem para um iniciante... pois falaram para largar o curso de C e ir para o java porém vendo video aulas de java eu não estava entendendo nada  por isso fiquei com uma duvida se eu aprenderia Java, C ou até o python ( não sei se é assim que se escreve mas também é uma recomendação de amigos)... deixem sua opinião:)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gamer_PC disse:

o amigo ja sabe logica de programação? e se sabe, qual é o seu foco profissional? Web? @Matheus1s2

bom.. eu estou fazendo um curso de logica da programação no youtube (ainda não terminei, na verdade  estou até q meio no começo) e eu ainda não sei bem o meu foco... eu primeiro irei terminar esse curso de logica da programação e depois aprenderei um linguagem e essa é a minha duvida, pois todo mundo fala uma linguagem diferente e ai estou meio que perdido...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Deve dominar primeiro a Lógica de programação, sabendo isso, fica mais fácil aprender qualquer linguagem, pois cada empresa tem seu  perfil, fazendo com que as tecnologias usadas não sejam as mesmas para todas, umas trabalham somente com aplicações Desktop outras com Aplicações Web , tem também aquelas que trabalham com as duas. Eu comecei com C++, e me dediquei bastante na linguagem Java e C#, depois aprendi outras, mas sempre de olho nas linguagens que vem sendo bastante usadas no mercado de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 09/12/2016 às 10:11, Gamer_PC disse:

aprende uma de cada, aprende um pyton, um php... nao muito a fundo so pra ver o que tu gosta.

Não tem sentido em fazer isso.. é desperdício de tempo.  O melhor é decidir primeiro que vai seguir e depois sim, escolher uma e se aperfeiçoar naquela escolhida.

 

@Matheus1s2

A minha recomendação é esta. Primeiro termine de estudar a lógica de programação. Depois pense no que quer desenvolver.  É por isso que cada um fala uma coisa diferente.

 

Obviamente, dependendo da linguagem e do que quer fazer, vai ter que estudar alguma outra em paralelo.

Por exemplo

Se quiser desenvolver aplicativos android  Você teria que começar a estudar Java em conjunto com o SDK android.

Já se o foco for app web ou sites normais, você pode voltar seu foco para HTML(estrutura), CSS(estilização), Javascript(dinamismo) e Não menos importante PHP e o banco de dados.

No caso o php é a linguagem dominante na web. é a liguagem de programação server-side, ou seja, aquela que age no lado do servidor, diferente do javascript que age no lado do cliente(maquina do usuário)

 

Devo lembrar que Javascript é diferente de java, embora tenham parte do nome igual. São completamente diferentes não confunda!

 

O C/C++ é a linguagem que mais predomina quando o foco é desenvolvimento desktop( já mencionaram isso mas reforço)

 

Existem outras linguagens como Python, Ruby.. e etc.. que também podem ser usadas para web ou desktop... enfim.. tem uma gama de linguagens... mas qual escolher?

Escolhe aquela que você bater o olho e tiver mais afinidade, a que você tem uma curva de aprendizado maior, aquela que  você VAI trabalhar.

 

Enfim, se ainda tiver dúvidas,  faça uma busca aqui no fórum com a nossa ferramenta de pesquisa que você verá centenas de tópicos iguais a este, com as mesmas respostas!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus1s2

Concordo com o que o amigo aqui de cima disse.

E mais, te digo para pesquisar dentro do curso que voce quer fazer, os diversos caminhos que possam surgir, nas diversas areas da computacao, assim, ao mesmo tempo, sabera se este é o seu curso ou nao.

Entretanto, os cursos na area da computacao tem base praticamente igual (computacao) só que com focos diferentes.

 

E porque digo isso. difícil agora saber qual area ira seguir, se é web, servidores, etc.

Te digo para ver o que é de comum nas areas, como os amigos anteriormente disseram, no caso, logica de programacao. Com isso voce obtem conhecimento basico, que TODAS as linguagens usam.

 

O que define as linguagens, a grosso modo, sao como elas sao costruidas e seu proposito. Existem linguagens mais complexas como JAVA e outras mais "simples" como C. Mas cada uma tem seu proposito. Nao adianta aprender C por aprender, é gastar cerebro para nao ter como usar o conhecimento depois para nada.

 

voce pode caso queira comecar com uma linguagem, como eu comecei, indo na linguagem C mesmo, por ela ser direto ao ponto e bem mais clara que muitas linguagens. Mas te digo, para ver apenas o basico, sem se aprofundar.

Primeiro, para ver se gosta de programar.

Segundo, pois ja que nao sabe qual area ir, va com calma, economize energia para o curso, para sim, na linguagem que voce for utilizar mesmo, voce sim aprender a fundo.

 

OBS : coloquei entre aspas o simples do C, pois a implementacao é simples, mas a construcao do programa, dependendo deste, é muito difícil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te recomendo o seguinte: comece com a linguagem C, baixa alguma apostila de faculdade que contém a explicação do necessário para programar, procura alguns exercícios na internet para cada tópico da apostila e tenta aprender e entender cada comando. Não fique preso à apostila, tenta decorar cada comando, para não ficar dependente.
Se você não gostar de seguir apostila, tem bastante videoaulas no YouTube.



Depois que você sentir que já sabe bastante da linguagem, recomendo seguir para outra linguagem de mais alto nível.
Depois, você pode partir para uma dessas linguagens: Java, C#, PHP e JavaScript (para fazer sites) ou Python. 
Na minha opinião, para a sua segunda linguagem de programação, recomendo Java para você dominar o conceito de programação orientada a objetos (POO).


Com o conhecimento em C, você vai aprender bastante códigos(sintaxes) que são semelhantes em quase todas as linguagens que tem por aí. E com a linguagem Java, você irá aprender o outro conceito de linguagem orientada a objetos.
E com isso, você consegue aprender facilmente as outras linguagens, só bastando se adaptar com algumas sintaxes diferentes.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus1s2Acho que entre todas as respostas já dá para chegar a um consenso:

Lógica de Programação antes de qualquer coisa.

Se quiser aprender Java tem de ver o seguinte:

Java tem a sintaxe similar a C/C++/C#. Então não tem para onde correr: acho bom ter uma boa base de cada uma dessas 3 linguagens antes de entrar em Java. Eu ainda não comecei Java e vai demorar até chegar, mas pelo que já vi é muito complicado(não que C/C++/C# não sejam, mas quando entro no codeblocks e tenho de rachar a cuca pensando em como fazer com que o código em C++ dê certo, penso no Java). Mas é assim, suco sem açúcar não é todo mundo que gosta né haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara eu tive a mesma duvida quando comecei, aprende algoritmos primeiro, faça um algoritmo no visualg grande e que use o maximo de estruturas sozinho, após isso você vai aprender a pensar e a por em prática,depois decida seu foco, C é uma ótima linguagem para iniciantes, se tu aprende ela tu pode aprender c#, Java, Python, JavaScript, entre varias outras que tem comandos e estruturas similares, para aplicativos de Smartphone, assim como qualquer outro micro dispositivo que utilize android use Java, para web Html, Php, Css, Javascript, para robotica, eletrônica use C ou assembly, para desktop pode usar C/C++, Java, C#,, Python, Pascal, existem diversas.

Recomendo para aprender algoritmos, Java, Php, e orientação a objetos em Java ou Php o curso em video no youtube, é grátis e de extrema qualidade, Para C vai no Wr Kits é um canal de eletronica, mais tem uma playlist de C-ansi lá também, pode usar o khan Academy ou code academy para JavaScript e programação web, no curso em video esta para lançar um curso de Python também, recomendo em especifico Python, C e Java.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...