Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break não segura queda de energia, só quando puxo da tomada


Mr.Grow

Posts recomendados

Ola pessoal,

Estou usando um no-break staytion  da microsol e o tenho desde 2007, já troquei

a bateria dele umas 2 vezes, inclusive a que está agora é nova não tem nem 2 meses de uso.

Esta ocorrendo um defeito muito estranho: quando a energia cai parece que ele não consegue

ativar o inversor em tempo hábil , o que é suficiente para desligar tudo junto.
Mas logo depois começa usar a bateria normalmente enquanto não tem energia. 
Só que o que acho estranho é que quando eu puxo da tomada, o no-break funciona normalmente! 
 

Qual será a causa disto? 

 

Obrigado pela atenção! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr.Grow nao posso te ajudar por me faltar conhecimento mas o que eu faria é: trocar. tá parecendo defeito natural de desgaste (tem 10 anos esse bichinho ne)

 

abc

adicionado 4 minutos depois

tem muita empresa que compra hardware danificado, tu pode vender , obter uma grana e comprar um novinho pra durar mais 10 anos =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mr.Grow disse:

Ola pessoal,

Estou usando um no-break staytion  da microsol e o tenho desde 2007, já troquei

a bateria dele umas 2 vezes, inclusive a que está agora é nova não tem nem 2 meses de uso.

Esta ocorrendo um defeito muito estranho: quando a energia cai parece que ele não consegue

ativar o inversor em tempo hábil , o que é suficiente para desligar tudo junto.
Mas logo depois começa usar a bateria normalmente enquanto não tem energia. 
Só que o que acho estranho é que quando eu puxo da tomada, o no-break funciona normalmente! 
 

Qual será a causa disto? 

 

Obrigado pela atenção! 

 

Em se tratando de Microsol, certamente é uma porcaria. Analisando com atenção o manual de usuário, constata-se a porcaria que ele é. Fator de potência 0,35 (o mais baixo que já vi), onda PWM, , estabilizador interno.

 

Eu, no seu lugar, jogaria isso fora, pois esse produto nada mais é do que um detonador de equipamentos elétricos/eletrônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Internet disse:

 

PWM por si só não tem problema nenhum. Diga-se de passagem que esta técnica de modulação é largamente utilizada em fontes de alimentação chaveadas, incluindo as fontes de PC.

Engraçado, todos os equipamentos eletrônicos que eu conheço necessitam de energia 100% senoidal para funcionar corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, Internet disse:

 

Acho que não fui claro o suficiente: PWM não é forma de onda, é técnica de modulação. São coisas diferentes.

Mas não foi comentado sobre o PWM, sim uma técnica de modulação. Foi dito alto e claro: "onda PWM" que dá a entender uma forma de onda derivada da modulação PWM. "Onda PWM" definitivamente não é uma técnica de modulação, nem você quis dizer isso bem como também o colega não quis se referir a técnica de modulação ao citar "onda PWM" e sim falava sobre a forma de onda resultante da modulação PWM.  Você leu uma só parte.. O olho esquerdo de seu óculos deve estar sem a lente...

 

É algo como se alguém tivesse escrito como não recomendável "taça de veneno" e você, no mesmo vício de leitura dissesse: Ora, taça não tem problema nenhum, a gente até toma vinho nelas...

 

Ademais, a expressão "onda PWM" usada no contexto aonde foi usada dá a entender exatamente o que se deseja, que é dizer para o demandante que o no-break tem uma saída alternada cuja amplitude é ajustada, regulada pela modulação em PWM, resultando uma forma de onda nem um pouco adequada para a maioria das aplicações.. É até mesmo não recomendada por fabricantes idôneos de no-break, com o por exemplo a SMS, que pode nem ser das melhores que por ai andam mas tem a sobriedade de indicar nas características de seus no-break, do tipo desse dai, da falecida Microsol, que são inadequados para fontes com PFC ativo, que dominas os PCs atuais.

 

Repara o aviso que a SMS tem em sua home-page para esse tipo de no-break:

 

"IMPORTANTE:
Não utilize o nobreak para alimentar motores AC (refrigeradores, furadeiras, ventiladores, liquidificadores, aspiradores de pó, entre outros), reatores eletromagnéticos, computadores que possua fontes com PFC ativo, impressoras laser, copiadoras e equipamentos de sustentação a vida."

 

Fonte: página da SMS, no-break Station II de 1200 VA's

Link: http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Station-II

Aba: Características

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, faller disse:

Mas não foi comentado sobre o PWM, sim uma técnica de modulação. Foi dito alto e claro: "onda PWM" que dá a entender uma forma de onda derivada da modulação PWM. "Onda PWM" definitivamente não é uma técnica de modulação, nem você quis dizer isso bem como também o colega não quis se referir a técnica de modulação ao citar "onda PWM" e sim falava sobre a forma de onda resultante da modulação PWM.  Você leu uma só parte..

 

Enfim, a questão é que o termo correto é onda retangular.

 

No mais, acho essas ironias inoportunas, mas vou relevar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Internet disse:

 

Enfim, a questão é que o termo correto é onda retangular.

 

No mais, acho essas ironias inoportunas, mas vou relevar.

Eu acho que de certa forma a ironia se encaixou bem, pois eu tenho certeza que você (e o criado do tópico) entendeu o que eu havia postado lá no início do tópico. Informações e diferenças entre técnicas de modulação são, provavelmente, irrelevantes para este tópico (devido o teor simplista).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, braconius disse:

Eu acho que de certa forma a ironia se encaixou bem, pois eu tenho certeza que você (e o criado do tópico) entendeu o que eu havia postado lá no início do tópico. Informações e diferenças entre técnicas de modulação são, provavelmente, irrelevantes para este tópico (e seu teor simplista).

 

Não, desculpe, mas definitivamente não é. A forma como a interlocução é feito é algo bastante relevante. Esse negócio de sair atirando pedras sem necessidade... ah me poupe.

 

E caso encerrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Internet disse:

 

Não, desculpe, mas definitivamente não é. A forma como a interlocução é feito é algo bastante relevante. Esse negócio de sair atirando pedras sem necessidade... ah me poupe.

 

E caso encerrado.

Atirando pedra? Nossa, que drama...

 

Colega @Mr.Grow ,

Em resumo, o nobreak que você usa/usava é de péssima qualidade, independente, dentre outras coisas, do nome que damos à sua bendita onda ou o termo que usamos para defini-la. Essa mesma afirmação vale para a esmagadora maioria dos "nobreaks" vendidos hoje em dia por aí (esses que custam normalmente abaixo de R$1000). Nobreak, para ser de qualidade e não ser prejudicial aos seus equipamentos, precisa ser online, senoidal puro e de dupla conversão. Nobreaks com essas características custam facilmente mais de R$2mil reais.

 

Se quer proteção para seus equipamentos, compre um desse: http://www.lojaclamper.com.br/clamper-multiprotecao-8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/9/2016 às 14:08, braconius disse:

Atirando pedra? Nossa, que drama...

 

Colega @Mr.Grow ,

Em resumo, o nobreak que você usa/usava é de péssima qualidade, independente, dentre outras coisas, do nome que damos à sua bendita onda ou o termo que usamos para defini-la. Essa mesma afirmação vale para a esmagadora maioria dos "nobreaks" vendidos hoje em dia por aí (esses que custam normalmente abaixo de R$1000). Nobreak, para ser de qualidade e não ser prejudicial aos seus equipamentos, precisa ser online, senoidal puro e de dupla conversão. Nobreaks com essas características custam facilmente mais de R$2mil reais.

 

Se quer proteção para seus equipamentos, compre um desse: http://www.lojaclamper.com.br/clamper-multiprotecao-8

 

Será que um clamper apenas para a tomada do no-break o faria funcionar normalmente? 
Só testanto mesmo rs

Obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Mr.Grow

 

Talvez seja algum dos relés dele com defeito ( trocar é fácil ).


Pode ser mas o estranho é isso: como pra uma queda de energia ele demora pra ativar o inversor, a ponto de deixar desligar tudo, mas quando puxo a tomada ele funciona rapidamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr.Grow

 

Eu já troquei 3 relés usados de um nobreak SMS por novos que os comprei em loja de eletrônica aqui no Rio.

 

Pode ser que o seu também tenha mais de um relé e só um esteja com defeito que você pode até testar com multímetro cada um deles pra ver se têm o mesmo comportamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Mr.Grow disse:

 

Será que um clamper apenas para a tomada do no-break o faria funcionar normalmente? 
Só testanto mesmo rs

Obrigado pela dica!

Esse nobreak é uma porcaria, pra que ainda quer usar esse treco? Joga isso fora (em lixo apropriado) e seja feliz com o Clamper (pois ele sim agrega proteção ao seu equipamento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...