Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
VenaCava

C Struct retornando uma função de outras struct

Recommended Posts

Bom dia.

 

Estou com algumas duvidas que não consigo encontrar uma forma de entendimento que me fique clara....

 

Isso é em C.

 

Resumindo...

 

São duas struct, uma só cadastra nome, e a outra telefone. E no fim uma função que imprima as duas structs juntas.

Com uma única struct consigo retornar uma função que imprima ela (tanto que no momento apenas imprime uma)

Outra duvida...

Da forma que estou fazendo (errado) é: Tem como alguém me ajudar a entender isso ? de uma forma simples ?

  -Se eu coloco o Tel como int, ai imprime lixo em ambos campos.

  -No caso de estar colocando ponteiro bloco1 "=" b1 ele sim esta alocando apenas ou int ou char etc, ele NÃO alocaria memória para ambos ou sim ?

 - Eu deveria "copiar uma estrutura a outra" ou essa forma passa de uma a outra ?

                                                Ex:

                                       x->nome_saida.nome_entrada;

 

 

Agradeço a respostas.

 

typedef struct
{
	char nome[30];
}bloco1;

typedef struct
{
	bloco1 n;
	char tel[30];
}bloco2;


int main ()
{
	void imprime (bloco2 *);
	
		
	bloco1 *b1;
	bloco2 *b2;
	b1=(bloco1*)malloc(sizeof(bloco1));
	b2=(bloco2*)malloc(sizeof(bloco2));
	printf("Digite o nome\n");
	gets(b1->nome);
	printf("Digite o telefone\n");
	gets(b2->tel);
	imprime(&*b2);
}


void imprime (bloco2 *x)
{
	printf("O nome e :%s  - - Telefone e : %s\n",x->n.nome,x->tel);
}

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, VenaCava disse:

Com uma única struct consigo retornar uma função que imprima ela (tanto que no momento apenas imprime uma)

Não entendo o que você quer dizer com uma struct retorna uma função. Structs não retornam nada, structs simplesmente são um conjunto de dados. Se o que você quer é imprimir 2 structs dentro de uma função você está obrigada a passar as 2 structs ou por parâmetro ou por referencia, igual que qualquer outro tipo de variável.

 

2 horas atrás, VenaCava disse:

-No caso de estar colocando ponteiro bloco1 "=" b1 ele sim esta alocando apenas ou int ou char etc, ele NÃO alocaria memória para ambos ou sim ?

Outra coisa que não entendo. Explique-se melhor por favor.

 

Dado que não entendi muito bem sua consulta deixo o programa funcionando e meio comentado. se tiver problemas indique a linha e faça a pergunta de forma clara.

#include<stdio.h>
#include <stdlib.h>

typedef struct{
	char nome[30];
}bloco1;

typedef struct{
	bloco1 n;
	char tel[30];
}bloco2;

void imprimir (bloco2 *x);

int main(){
	bloco2 *b2;
	b2=(bloco2*)malloc(sizeof(bloco2)); //malloc reserva memoria para uma variavel do tipo bloco2 que possui dentro uma variavel tipo bloco1 e um array de 30 chars
	printf("Digite o nome\n");
	gets(b2->n.nome);
	printf("Digite o telefone\n");
	gets(b2->tel);
	imprimir(b2); //b2 ja é um ponteiro(guarda uma direção), nao precisa passar uma direção, b2 guarda a direção.
	
	
	free(b2); //reservou tem que liberar
}

void imprimir (bloco2 *x){
	printf("O nome e :%s  - - Telefone e : %s\n",x->n.nome, x->tel);
}


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 20 minutos atrás, vangodp disse:

    Não entendo o que você quer dizer com uma struct retorna uma função. Structs não retornam nada, structs simplesmente são um conjunto de dados. Se o que você quer é imprimir 2 structs dentro de uma função você está obrigada a passar as 2 structs ou por parâmetro ou por referencia, igual que qualquer outro tipo de variável.

    Vangodp.

    Vou me explicar melhor, tentar não ficar tão confuso o texto...

     Melhor seria - Função que retorna duas struct.

    No caso aqui, eu tinha feito duas alocação de memória (b1 e b2) porque achei que :

       -Malloc em estrutura OU realocava apenas a int ou char etc se tivesse ambas precisaria de duas, por isso o tel estava com 'Char' e não 'Int/float', e uma para cada estrutura.

    Agora entendi... está alocando para a struct que criei nesse exemplo.

     

    51 minutos atrás, vangodp disse:

    imprimir(b2);

    Realmente não sabia disso. (&*b2) Pensei que deveria passar a direção.

     

     

    Obrigado por responder minhas duvidas, e corrigir meus erros.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    4 horas atrás, VenaCava disse:

    (&*b2)

          Com licença, somente quero fazer um   parecer com relação  a  declaração  acima

    o que de fato acontece com a expressão (&*b2), e no que está errada? 

     

    Esta construção ou expressão é uma redundância, já que o objeto b2 é do tipo ponteiro

    , isto significa que seu valor é uma posição local na memória do primeiro byte do bloco.

    Quando escrito desta forma, o ponteiro tornasse objeto, e depois, objeto  'vira' ponteiro.

    ponteiro ↔ objeto ↔ ponteiro, não significa dizer há erro, mas sim, etapas extras.

     

    Por ter ficado obscurecido a razão  das coisas  acima,  no  que  toca  a  expressão  há

    necessidade de uma observação especial, por este o motivo relatei no instante.

     

     

     

    Referência

     

    CASAVELLA, Eduardo.

    Escola de Programação INTELECTUALE: Ponteiros Em Linguagem C, 2016

    Editado por Mauro Britivaldo
    referências

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Mauro Britivaldo.

     

    Obrigado pela observação. É bom entender isso, pelo fato de não estar errado e sim redundante.

    Entender de fato o que esta programando e tornando uma programação "limpa" isso ajuda bastante até na hora de pedir uma ajuda.

     

    Obrigado pela resposta.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×