Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{Build Log} Sugo SG05 - Mini ITX


Posts recomendados

cdh_cube-bee.2.png

Performance compacta

 

A proposta dessa build foi construir a melhor estação de trabalho nas menores dimensões possíveis para substituir meu finado laptop, tragicamente desaparecido nas entranhas dos Correios. Com peças encarecidas e sumidas no mercado brasileiro foi um belo desafio me manter no orçamento. Ferramentas elétricas e trabalho manual não me são estranhos, mas esta é minha primeira vez modificando um gabinete.

O Case

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo3_1280.jpg

Prévia com case já pintado

 

Após muita pesquisa optei pelo Silverstone Sugo SG05. Eu queria algo com não mais de 30cm, que pudesse ser guardado em uma prateleira. O primeiro obstáculo foi encontrá-lo: No final acabei comprando um semi-novo em excelente estado, pois o mesmo está fora de estoque há meses nas lojas mais populares.


O SG05 possui ventilação superior à de gabinetes de porte semelhante—mesmo tendo fonte localizada no topo—, e um visual sóbrio. A versão branca é bonitinha, e a preta remete à uma caixa de som. Tem bastante potencial, aceita placas de vídeo de tamanho padrão, watercooler e até HD 3.5'. Sua maior restrição é a fonte, só pode ser SFX. Há uma versão já com a fonte, mas não no Brasil, e não é barata. No entanto há uma modificação popular para acomodar fontes ATX padrão, tão bem sucedida que a própria Silverstone a copiou no modelo SG13.

 

Modificações:

  • Alterações para acomodar fonte ATX padrão
  • Cores

 

As Peças

Trabalho com pintura digital e ainda mexo um pouquinho com 3D, então preciso de uma configuração um pouco diferente da que se vê por aqui, com mais memória e processamento. O que sobrou foi para placa de vídeo, pois sou mortal e também adoro jogar, né?

  • i5 6600
  • Gigabyte GA-H170N-Wifi
  • Fonte Corsair CX430 (sujeita à mudanças)
  • 16GB Corsair Vengeance DDR4 RAM
  • PowerColor RX 460 4GB
  • SSD OCZ 120GB
  • HD Seagate 2TB (externo)
  • Watercooler Maelstrom 120T (aquisição futura)

Muitas dessas peças foram adquiridas na black friday e ainda estão à caminho. Devo concluir a build semana que vem.

 

adicionado 15 minutos depois

O Case Original

 

tumblr_ohx5pmoWqD1upjmufo1_1280.jpg

Parece uma caixa de som antiga, não? Não que seja feio, prefiro gabinetes utilitários, de design limpo e materiais balanceados, mas essa cor... dá para melhorar.

 

tumblr_ohx5pmoWqD1upjmufo2_1280.jpg

Ele é bem compacto, tem a mesma largura e profundidade da minha Wacom pequena.

 

tumblr_ohx5pmoWqD1upjmufo3_1280.jpg

Precisei remover leds, USB e a placa do botão de ligar. Os botões em si infelizmente não são facilmente removidos, é necessário protegê-los com fita crepe ou papel.

 

O SSD

Para colocar uma fonte padrão a baia de HD/SSD tem que sair. Como usarei apenas um SSD, resta apenas criar um novo suporte. Copiei uma modificação que costumam fazer:

tumblr_ohx5pmoWqD1upjmufo4_1280.jpg

 

Cabe como uma luva ali no cantinho entre fonte e case. O material utilizado foi uma velha toalha de mesa de plástico. Para fixar melhor ainda cortei um pedacinho mínimo de fita fixa-forte e colei uma ponta do SSD à carcaça acima dele.

tumblr_ohx5pmoWqD1upjmufo5_1280.jpg

 

Cortando o case (parte 1)

 

Esse gabinete possui um pequeno apoio para a fonte SFX. Não tem como colocar uma padrão sem removê-lo. Também é preciso furar para fixar os parafusos, e talvez cortá-lo um pouco mais para acomodar o botão liga/desliga e conector de energia. Como a fonte ainda não chegou só dá para adiantar remover o suporte por enquanto.

tumblr_ohx5pmoWqD1upjmufo6_1280.jpg

 

O metal é um pouco duro, não dá para serrar manualmente. Descobri que estava sem disco de corte de retífica, e das ferramentas que já tinha à mão apenas a serra tico-tico entrava—mas é uma ferramenta bruta para este tipo de trabalho. Sem apoio ela pode dar coices violentos e entortar o metal.

 

Uma pessoa sensata aguardaria até conseguir a ferramenta adequada para cortar. Eu cortei com a tico-tico.

 

Como se era de esperar ela entortou levemente algumas das protuberâncias e deu uma escapada, arranhando a pintura não muito resistente. Sem problemas, já corrigi e lixei as rebarbas. Darei uma demão de preto quando concluir a furação.

tumblr_ohx5pmoWqD1upjmufo7_1280.jpg

 

Pintura

O primeiro passo é desmontar o case por completo.

 

tumblr_ohx5pmoWqD1upjmufo8_1280.jpg

 

Desde o início eu pretendia pintá-lo de amarelo e preto, adoro essa combinação. Confesso que fiquei seduzida pela versão branca deste case, é muito bonita, minimalista e limpa, mas consegui resistir à tentação e seguir a ideia original.

 

tumblr_ohx5pmoWqD1upjmufo9_1280.jpg

Teste de pintura. Nem lixei antes e fiz o meu melhor para arranhar a tinta. Para minha surpresa a tinta pegou melhor no plástico que no metal!

 

Optei por manter a grade preta. Nas partes amarelas dei uma demão de branco fosco primeiro e então amarelo. Gastei muito mais tinta e tempo que gostaria de admitir, pois todo tipo de acidentes aconteceram, inclusive insetos kamikazes!

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo3_1280.jpg

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo2_1280.jpg

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo1_1280.jpg

 

Posto fotos melhores na próxima atualização, quando prosseguir com pintura e furação. Não quero fechá-lo completamente ainda pois não se passaram 24h desde a última demão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal quando pintei meu gabinete parecia feromônio, os insetos fizeram a festa e "riscaram" toda minha pintura molhada. tive que lixar e pintar outra vez. continuarei acompanhando o post para ver como ficou o bb. Fica a dica pra um possível upgrade.DIY, colocar um acrílico na parte maior e fazer um water custom, combinando seu amarelo e preto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Internet O certo seria postar em uma seção de build logs, mas não temos uma dessa. Quem sabe o pessoal não se anima mais com mITX e vemos mais coisas sendo importadas?

O principal mesmo são as alterações simples na traseira para acomodar a fonte, já que SFX são caras e raras. O pior que a primeira delas, remover uma aba tão ridícula, foi mais chata que eu esperava, hahaha! Tudo por ser tão compacto que eu tinha um péssimo ângulo de ataque. Os próximos cortes serão mais tranquilos.

@Alex Temnyk Hahaha, pois é! E eu estava em um quarto fechado, não sei de onde veio o maldito, justo no último retoque. Outra coisa que caiu na tinta foi pólen, acredite se puder.

 

Acrílico infelizmente pioraria a ventilação, e nunca fui muito fã de leds e coisas mais chamativas do tipo (tanto que fiquei tentada a pintar de branco). Devo até remover o do WC. :x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel POTUS Enganei bem então, hahaha!

 

Esqueci de citar qual tinta usei, caso alguém fique atrás depois:

ColorGin Decor em spray. Essa linha tem aderência muito boa, nem deveria ser para plástico mas pega muito bem. Por via das dúvidas teste antes no material no qual for usar. Para a cor ficar viva basta jogar uma camada de primer ou branco fosco (tem cobertura melhor que brilhante) e lixar suavemente com lixa 120+ para dar uma "quebrada" na tinta. No caso de um gabinete muito liso ou com acabamento brilhante tem que lixar antes de jogar o primer/tinta branca antes também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel POTUS Se você tiver programas adequados e um pouquinho de experiência com eles pode tentar editar uma foto do seu gabinete com as cores desejadas para ver se fica bom. Não é o mesmo que o resultado final, mas dá uma ideia dos esquemas de cores que funcionam.

 

Se parecer promissor compre uma lata de tinta extra preta ou branca caso não goste do resultado final. Pode ser difícil se acostumar à uma cor viva. Estou cogitando seguir meu plano inicial até o fim e deixar apenas a grade e carcaça pretos, pois apesar de atraente, os detalhes pretos na frente deixaram o gabinete com um visual um pouco pesado demais para o meu gosto, ressaltando o amarelo. E se daqui à alguns meses ainda não me habituar, o spray branco sempre pode dar conta. Sei que esse gabinete fica ótimo branco:

 

0e1d7133_O0Llrac.jpeg

(esse cara teve a coragem de abrir mão da ventilação lateral para a GPU, colocando acrílico)

 

Nada como um preto ou branco básico para resgatar uma pintura mal-sucedida.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal usei cologin também. Branco e preto fosco. A desvantagem do branco..fosco ainda é que poeira aparece bem rápido. Usei um verniz fosco da suvinil (spray também). 

Sou o contrário de você rsrs. Não tanto pelos leds, mas pela parte de mostrar a obra que você fez, claro que depende do conceito do projeto, mas na maioria das vezes eu abuso dos acrílicos.

 

Quanto a ventilação, apesar de "atrapalhar, deve-se já levar isso em conta quando cria o conceito. Um fan aqui, outro ali..só seguir as ordens da física para deixar um fluxo de ar bom e sem barulho.

@Gabriel POTUS  pinta logo, mão na massa. (faz um teste em algum programa antes). 

Tira foto e edita no photoshop online se você não quiser instalar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Temnyk Bom saber! Coisas brancas em geral mostram sujeira facilmente mesmo, mas estou tão cansada de viver em uma casa cheia de coisas cor gelo ou mais escuras "para aparecer menos a poeira" que estou me jogando no branco, hahaha! Meses atrás, renovando o cômodo que uso como quarto/home office pintei todas as portas de branco. Ainda estão impecáveis. :lol:

 

O outro contra do acrílico nesse case em especial é que ele mostraria ou só a placa de vídeo ou a fonte. Sendo um case reduzido só há espaço para uma fan (onde instalarei a do WC). Todo o resto da ventilação fica por conta do layout dele, que dando pouco espaço para o ar circular cria um pequeno túnel de vento sobre a mobo, sem "áreas mortas" onde o ar quente se acumule, fora ter uma das laterais toda furada só para a GPU. Tenho certeza de que a fonte está em cima para ser usada como exaustor, como eram usadas originalmente.

 

@Gabriel POTUS E eu ainda tentando me acostumar com o amarelo. Ainda está tudo bagunçado, não sei como ficará no lugar final. Lembre que onde coloca o gabinete também tem peso, o seu pode ficar meio esquisito sozinho, mas se encaixar muito bem no contexto da decoração. Um objeto de cor viva vira um ponto de interesse. Exemplo:

%E0%B9%82%E0%B8%95%E0%B9%8A%E0%B8%B0%E0%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As Peças

Assim como muitos que compraram na Black Friday, fui afetada por atrasos na entrega. A fonte, que deveria ter chegado primeiro, foi a última, e sem a fonte não tinha como terminar de adaptar o gabinete.

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo4_r1_1280.jpg


Primeira montagem

Logo que chegaram todas as peças o montei placa-mãe+CPU+RAM para testar... E nada de vídeo! Sem um speaker não pude fazer o diagnóstico, e como tinha um compromisso, saí e fiquei intrigada por um tempo.

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo5_r1_1280.jpg

 

Era a BIOS, configurada de fábrica para usar placa de vídeo dedicada. Meu pendrive que deu a dica piscando o LED—estava sendo acessado, portanto o computador iniciara sem problemas. BIOS configurada, ainda tive um atraso de 24h consertando o boot do meu Windows. Longa história. Só fica a dica: Cuidado ao clonar HDD para SSD, haha.

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo6_r1_1280.jpg

Clonando meu sistema. Juro que sei tirar printscreen! O pendrive é que não tem persistência.

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo7_r1_1280.jpg

O terror de um usuário de Windows!

 

Estou fazendo esta postagem enquanto a tinta seca, em breve posto as fotos de tudo montado. Vocês ficarão horrorizados, hah!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal sou "um pouco" conservador a respeito de cores chamativas, gostei bastante do case originalmente preto, mas a mudança para o amarelo realmente surpreendeu. Ter deixado algumas partes pretas, ao meu ver, foi a grande sacada da pintura.

 

O amarelo destaca o preto e, ao mesmo tempo, o preto quebra o amarelo, não o deixando "enjoativo", diferente do que acontece no case inteiramente branco (frase um pouco confusa...).

 

Belo trabalho com a "cobertura" e continue postando fotos do projeto, estou muito interessado pelo "recheio do bolo"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Temnyk Sinto muito pela demora. Já montei mas desmontei parcialmente pois estou tendo um problema de estabilidade seríssimo com a placa de vídeo. Passei os últimos dias tentando resolver isso. Ainda nem passei as fotos para o PC por causa dos crashes constantes.

 

@Erso Obrigada! Amarelo e preto (ou cinza) são cores que vão bem, e têm uma pegada industrial/urbana por onde as vemos normalmente: Placas, caixas de alta tensão, faixas de isolamento. É um truque de design aplicar características de funcionam em outras áreas em um novo contexto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente solucionei o problema a RX 460 e tive um tempo para atualizar aqui. Ainda não é o último update, pretendo fazer testes detalhados de temperatura. O que vi por alto me surpreendeu, esperava algo um pouco mais alto.

 

Preparando para a fonte

 

Com a fonte em mãos pude terminar de marcar e adaptar o case. Precisei fazer pequenos cortes para acomodar o conector de energia, fora furar. Foi um pouco chato de furar, mesmo amolada a broca levou uma eternidade para atravessar o metal. Decidi deixar a fonte virada para baixo mesmo.

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo1_1280.jpg

Case na bancada de trabalho, com primeiro teste de instalação da fonte.

 

Instalando os componentes

 

Furação concluída finalmente pude retocar a parte de trás e partir para a a diversão!

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo8_r1_1280.jpg

Placa, processador e memória posicionados. Essa placa-mãe tem 17x17cm, apenas 1 PCIe e 2 slots de RAM.

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo9_r1_1280.jpg

A RX 460 que me causou tamanha dor de cabeça em seu devido lugar.

 

Achei bonitinha até. Visual sóbrio, linhas um pouco pesadas mas ok.

 

tumblr_ohx91iSQHp1upjmufo10_r1_1280.jpg

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo10_1280.jpg



tumblr_oinggkREDl1upjmufo2_r1_1280.jpg

 tumblr_oinggkREDl1upjmufo3_r1_1280.jpg

Conectando primeiros cabos.

 

 

Pretendo colocar watercooler, mas o espaço será bem restrito.

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo1_1280.jpg

 

Conectei tudo que devia no painel frontal, coloquei o cabo sata para o SSD e então a fonte.

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo2_1280.jpg

 

Ela ficou colada demais na GPU para que me sinta confortável com isso. Recortei outra seção do plástico que usei para criar o suporte do SSD e colei na lateral da fonte por via das dúvidas.

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo3_1280.jpg

 

Cabos... Um terror, não? Os três cabos sobre a GPU são absolutamente inúteis. Eu pretendia pegar uma fonte modular, mas essa CX entrou em uma promoção tão boa que acabei a pegando. Meu upgrade futuro será pegar uma modular ou semi e revender esta. De qualquer forma as temperaturas estão melhores do que eu esperava.

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo4_1280.jpg

 

Me certifiquei de que haviam pelo menos 2 cm de distância entre cabos e GPU. Não quero derretê-los, né?

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo5_1280.jpg

 

Vejam a distância da CPU para a fonte.

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo6_1280.jpg

 

SSD instalado...

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo7_1280.jpg

 

O retoque do fundo. Escuridão total. (:

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo8_1280.jpg

 

E a frente. Desculpem pelo ângulo acentuado, a lente dessa câmera é terrível.

 

tumblr_oingfvx5IP1upjmufo9_1280.jpg

 

O watercooler que peguei, 120T, já está à caminho. Deve chegar em Janeiro. Poderei fazer comparações legais entre ele e o stock.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Internet Quase 10% da área total, sim, mas não influencia na temperatura geral tanto quanto outros fatores. Nos dias quentes como hoje (30ºC+ temperatura ambiente) a fonte em si obviamente passa da temperatura ideal para a potência máxima pois só ela já gera calor, puxando o ar da CPU piora, mas em dias mais frescos fica na casa dos 30º.

 

No momento está 31ºC no ambiente, CPU ~45ºC, e 35ºC na saída de ar da fonte.

 

Com o watercooler a temperatura interna cairá um pouco, mas mesmo assim esse é outro motivo pelo qual estou meio insatisfeita com essa CX430.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O Water Cooler

 

Ele chegou e foi instalado com sucesso! Fiz uma bateria completa de testes, os quais ainda estou formatando para postar mais tarde, mas adianto que a refrigeração deste gabinete me surpreendeu positivamente, e apesar dos dramas de instalação, ele funciona bem com o water cooler de minha escolha, o Maelstrom 120T da DeepCool.

 

tumblr_ojiw2kL3bb1upjmufo7_1280.jpg

 

Seguem as especificações na caixa. Os esquemas detalhados de dimensões também podem ser encontradas no site, o que ajudou tremendamente na escolha, como verão logo mais.

 

tumblr_ojiw2kL3bb1upjmufo8_1280.jpg

 

tumblr_ojiw2kL3bb1upjmufo9_1280.jpg

 

Consegui colocá-lo com as mangueiras para baixo, pulando a memória. Ter optado por um único pente de memória se revelou uma vantagem aqui.

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo4_r1_1280.jpg

 

O bloco do radiador coube feito uma luva! Substituí o fan original do gabinete pelo do 120T, usando-o como intake.

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo5_r1_1280.jpg

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo6_r1_1280.jpg

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo7_r1_1280.jpg

 

Um porém é que os componentes desta placa-mãe mITX são bem perto da CPU. O bloco da bomba literalmente cobriu parte do VRM e alguns capacitores. Isso, somado à mudança de fluxo de ar fez com que a temperatura do PCH subisse um pouco.

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo8_r1_1280.jpg

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo9_r1_1280.jpg

 

Meu nêmesis, o cabo rígido dos USBs do painel frontal.

 

tumblr_oinggkREDl1upjmufo10_r1_1280.jpg

 

Devo estar ficando mais experiente, consegui organizar os cabos um pouco melhor desta vez, deixando a área acima da GPU mais livre.

 

tumblr_ojiw2kL3bb1upjmufo1_1280.jpg

 

tumblr_ojiw2kL3bb1upjmufo4_1280.jpg

 

O truque foi passar os cabos mais finos pelo vão entre a placa-mãe e lateral do gabinete e concentrar o resto de cabos inúteis na área morta que fica diante do PCB do painel frontal.

 

tumblr_ojiw2kL3bb1upjmufo5_1280.jpg

 

tumblr_ojiw2kL3bb1upjmufo2_1280.jpg

 

E para finalizar, desativando os LEDs do fan do 120T. Realmente não sou fã de LEDs coloridos sem função senão estética. Com um ferro de solda removi as soldas dos catodos e isolei os fios para evitar curtos.

 

tumblr_ojiw2kL3bb1upjmufo6_1280.jpg

 

A seguir: Testes!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperaturas

 

Assim que montei o sistema rodei testes de temperatura. Entre tantas opções de testes de estresse padrão como Prime95, OCCT optei por... renderizar uma cena 3D no Blender.

 

Peraí, um teste não padronizado?

 

Comparando as médias obtidas em 10min renderizando vs Prime95 após um preaquecimento de outros 10min percebi que a temperatura média da CPU se mostrou mais alta durante a renderização, enquanto os picos ocasionais de temperatura foram até 4ºC mais altos no Prime. Isso ocorre pois o Prime alterna entre mais e menos estresse, enquanto o render utiliza 100% do processador com potência linear durante todo o teste. Como não escrevo resenha de hardware optei pelo teste mais realista, que mostra o estresse (maior) que o processador sofrerá no dia-a-dia ao invés do Prime só por ele ter alguns picos ocasionais mais altos pouco representativos da temperatura real em minha situação.

 

Para registrar as temperaturas deixei o computador preaquecendo 10min (no teste de estresse deixei renderizando 10min), resetei as temperaturas registradas no HWMonitor e no HWiNFO64 e registrei as primeiras temperaturas após 3min e mais outras duas em intervalos de 5min, totalizando 10min. Também registrei a temperatura ambiente nestes momentos utilizando um termômetro de vidro (vai, pode rir) que não é muito preciso, registrando temperaturas até 4ºC abaixo das reais, mas é consistente. As temperaturas médias e médias máximas são as temperaturas registradas no HWiNFO64, que é mais preciso, enquanto os picos são do HWMonitor.

 

Desempenho do Gabinete

 

Sendo um gabinete tão pequeno eu estava extremamente curiosa para descobrir o impacto da proximidade dos componentes e do fluxo de ar nas temperaturas. As informações abaixo são úteis para quem está cogitando usar gabinetes pequenos ou até está projetando o seu próprio do zero e acredita erroneamente que ele será muito mais quente que um ATX.

 

Resumo: O gabinete não tem tanto impacto na temperatura quando usado com o fluxo de ar sugerido pelo fabricante. Quando fechado ele é até capaz de tornar o fluxo de ar muito mais eficiente por seu pouco espaço interno criar um túnel de vento com poucas áreas mortas onde o ar quente possa acumular. Mas no final o que realmente importa é o fluxo de ar, e acreditem, até em um espaço apertado como esse ele existe.

 

Utilizei três fluxos diferentes nos meus testes:

 

charts_11_1.jpg

 

O fluxo de ar recomendado pela fabricante do gabinete é colocar o fan como ventilador e manter a fonte puxando ar de dentro do gabinete, atuando como exaustor.

 

Em uma série de testes com o Maelstrom 120T conectei o fan frontal no controlador de fan do CPU (fan->CPU), em outra no de fan do sistema (fan->SYS). Com isso pude ver o impacto nas temperaturas da placa-mãe controlando o fan de acordo com a temperatura do sistema, e como seria quando ela controla de acordo com a temperatura da CPU. Já o cooler padrão (também identificado como "cooler box" ou "stock cooler") conectei no CPU, como deve ser feito normalmente.

 

Por gabinete "aberto" quero dizer o gabinete sem a cobertura, com fonte posicionada no local correto, e todos os cabos excedentes para fora do mesmo. Por gabinete "fechado" digo cabos excedentes concentrados no topo e canto vagos do gabinete e a cobertura fechada.

 

tumblr_ojo5ppWCyn1upjmufo2_r1_1280.jpg

 

Os gráficos abaixo mostram a variação de temperatura usando as temperaturas registradas com ele aberto como referência (0ºC). Exemplo: Se a média do delta* do PCH é 15ºC aberto e é 12ºC com ele fechado, a diferença resultante será -2ºC.

 

*delta é a diferença da temperatura registrada entre sensor e a temperatura ambiente. Se a temperatura registrada for 50ºC e a temperatura ambiente for 30ºC, o delta será 20ºC.

 

tumblr_ojo5ppWCyn1upjmufo5_r1_1280.jpg

Média é a média da temperatura de todos os cores (core#0+core#1+core#2+core#3/4), Média Máxima é a média máxima de temperatura de todos os cores, Pico é o pico máximo de todos os cores. Todos são deltas, temperatura - ambiente.

 

tumblr_ojo5ppWCyn1upjmufo6_r1_1280.jpg

Média PCH é a média da temperatura do PCH, Média Máxima PCH é a média máxima de temperatura do PCH, Média Sistema é a média da temperatura do sistema, Pico sistema é o pico máximo de temperatura do sistema. Todos são deltas, temperatura - ambiente.

 

O PCH nesta placa-mãe é próximo ao processador, incluindo VRM. Já o sensor de sistema é mais afastado e representa a temperatura do sistema em geral.

 

Antes de se animarem com resultados como -4ºC com o gabinete fechado é importante frisar que esse gráfico mostra apenas a eficiência do gabinete fechado em relação à ele aberto nesta combinação de componentes e fluxo de ar, não a eficiência real. De fato, combinações onde a temperatura mudou de forma mais dramática foram as piores para o sistema, tendo temperaturas mais altas. Não adianta baixar 4ºC ao fechar o gabinete e subir 15ºC por causa do sentido do fan.

 

Desempenho do 120T

 

Meus planos de testar os coolers como vieram de fábrica foram frustrados pelo encaixe ruim do cooler padrão do i5. Acabei tendo que removê-lo, remover o elastômetro e reaplicar a pasta térmica. A pasta térmica utilizada foi uma velha Artic Silver 5. Quem está curioso quanto ao 120T ou quer saber o quanto a temperatura pude subir jogando o ar aquecido pelo radiador no sistema gostará dos testes abaixo.

 

Resumo: O 120T me impressionou. Infelizmente os sensores da Intel não são muito bons quando não estão em full load, então o delta idle pode ter um leve desvio para baixo, uma vez que obtive algumas temperaturas negativas com o 120T, haha. Ainda sim, um delta 0 ou quase 0 é bem interessante. O ponto negativo foi a subida da temperatura do sistema. Em algumas combinações o PCH chegou acima de 50ºC em 30ºC ambientes, o que considero inaceitável, portanto a temperatura do sistema mais estável e baixa impactou minha escolha final por usar o 120T com o fan conectado no CPU e como ventilador. Mesmo que a temperatura não seja a mais baixa de todas desta forma por estar devolvendo ar levemente aquecido pelo radiador para o gabinete o impacto deste ar aquecido é bem baixo.

 

As temperaturas abaixo foram todas registradas com gabinete já fechado.

 

tumblr_ojo5ppWCyn1upjmufo4_r1_1280.jpg

Posicionei os valores lado à lado ao invés de sobrepostos para facilitar a leitura dos gráficos.

 

tumblr_ojo5ppWCyn1upjmufo3_r1_1280.jpg

 

tumblr_ojo5ppWCyn1upjmufo8_r2_1280.jpg

Como a média do sistema e o pico do sistema são sempre valores parecidos usei só o pico para simplificar o gráfico.

 

tumblr_ojo5ppWCyn1upjmufo7_r2_1280.jpg

 

GPU

 

Também testei a temperatura da GPU, inclusive gabinete aberto vs fechado. O problema é que a configuração dela de fábrica não é muito boa, ela só liga o fan em temperaturas muito altas. Usei uma curva customizada no MSI Afterburner, o que fez com que ela sempre ficasse estável.

 

Para quem está curioso ela teve picos de 36ºC quando em idle (delta de 6º) usando 44% da velocidade dos fans, e à 60ºC (delta de 30ºC) com o fan à 80% em full load. O gabinete aberto e fechado mal influenciou, a temperatura subiu no máximo 1ºC.

 

A falta de variação de temperatura foi tão sem graça que não me dei ao trabalho de criar gráficos, haha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...