Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado com Anormalidade Desconhecida


PereraNinja

Posts recomendados

Olá amigos, boa tarde!

Quero pedir a ajuda de vocês em um caso completamente estranho pra mim. O teclado do meu notebook esta apresentando um problema peculiar que nunca vi ocorrer antes. Nao estou conseguindo resolver e nao encontro nada na internet a respeito.

O problema é o seguinte: Nao consigo digitar as letras G e H e nem coloca o acento  ~ nas palavras. A anormalidade nem é essa, o problema é que sempre que digito as teclas correspondentes as letras citadas o computador fica completamente maluco, o cursor do mouse as vezes para de funcionar; se eu estiver com o navegador aberto e pressionar esses botões a barra de endereços é selecionada e começa a piscar loucamente e só volta a funcionar normalmente caso eu pressione qualquer outra tecla; na área de trabalho quando pressionado os ícones começam a piscar a a barra de tarefas fica maluca, como se o cursor do mouse estivesse percorrendo ela sem parar, de um lado para o outro. 

Inicialmente achei que era vírus, então formatei meu computador e mesmo após a formatacao o problema continua a existir.

Alguém sabe com o que estou lidando ou já passou por algo semelhante e pode me ajudar? Já estou desesperado.

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera eu fiz o teste aqui... O teclado funciona normalmente e agora o do Notebook também está funcionando normalmente, mas parece que isso só se mantem enquanto o computador não está muito quente.

Agora mesmo em temperatura mais amena ele está funcionando e quando esquenta um pouco ele volta a apresentar o mesmo problema. Alguém tem ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PereraNinja Ok, e esse problema não acontece com o externo mesmo ao aquecer, certo? Esse laptop não está mais na garantia? Nos diga a marca e modelo dele.

 

Seria útil você monitorar a temperatura dos seus componentes e postar aqui. Na seção de superaquecimento há um tópico fixo listando vários programas para esse fim.

 

Nunca use o laptop sobre cobertores, almofadas e materiais que abafem as saídas de ar. Uma coisa que pode fazer é sair atrás de uma dessas bases com cooler para laptops. Não resolvem o problema, mas algumas conseguem deixar as temperaturas um pouco mais aceitáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal então, vamos lá... "De volta ao planejamento."

 

Especificaçoes do meu Laptop: Dell Inspiron 15R e nao esta mais na garantia.

A questao que levantei sobre o fato do aquecimento gerar o problema, esquece. No post passado ele estava funcionando normalmente, coloquei em suspensao e fui fazer um bolo. Quando religuei, e com o computador frio, o problema retornou. (Da pra notar nas palavras faltando o Til u.u)

Quanto a questao do super aquecimento, ele nao aquece a pontos alarmantes, só o normal. Eu uso meu laptop em uma base pra notebook com ventilaçao e limpei e lubrifiquei o cooler dele antes de ontem, então está tudo normal. Menos o teclado --'.

Eu já tentei de tudo e nao consigo entender o porque de estar acontecendo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PereraNinja Poderiamos fazer mais um teste para eliminarmos a probabilidade de ser o teclado do notebook. Você sabe remover o teclado do seu notebook ? Para sanar quaisquer dúvidas, você deve desacopla-lo do note e desengatar o flat, e usar somente o teclado USB e testar nas circunstâncias descritas acima, faça esse teste e fica mais fácil de partirmos para outros componentes.

 

Se tiver dúvidas sobre como remover o teclado é só pegar certinho o modelo do seu note e pesquisar no youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leo0oh Mas como o teclado interferiria na saída USB? A não ser que seja defeito do tipo teclas eternamente pressionadas, um teclado defeituoso só interferirá no output ao ser utilizado.

 

@PereraNinja Uma pesquisada pelo seu modelo de laptop mostra que esse tipo de defeito não é incomum. A Dell sugere fazer um "reset" sem bateria, mas não acho que isto solucionará o problema. Fonte: http://en.community.dell.com/support-forums/laptop/f/3518/t/19591121

 

De alternativas menos caras eu tentaria depois apenas desconectar e reconectar o teclado (pode ser mal contato), aproveitando para limpá-lo com cuidado no processo, e então comprar um usado em bom estado para substituí-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Então, eu já fiz isso... Frequentemente eu limpo meu notebook, desmonto e remonto. Já removi o teclado e efetuei a limpeza dos componentes. Estão todos em boas condições e sem sinais de oxidação.

 

@leo0oh Então Leo, como disse acima eu sei desacoplar e acoplar o teclado e faço isso com certa frequência pra manter o computador limpo.

 

Quanto ao teste, já realizei e como podem notar novamente neste post as teclas voltaram a funcionar normalmente, mas normalmente isso dura por pouco tempo. Logo ele começa a apresentar o mesmo defeito.

Vou dar uma olhada no post que a Nihal mandou sobre o "reset" sem bateria..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PereraNinja Se já sabe desmontar ajuda um pouco. Dependendo do teclado também dá para testá-lo fora do lugar, mas conectado. Quando acontecer o bug, tente pressionar o cabo (com uma ferramenta isolada, algo plástico ou madeira, nada de metal). Assim dá para verificar se é mal contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Mas se o teste somente com o teclado USB conectado o problema ainda acontece, não vejo a substituição do mesmo resolvendo, em minhas analises procuro sempre isolar o problema para eliminar qualquer chance de ser ele, por isso a sugestão de somente o teclado usb conectado.

 

@PereraNinja  Acho que todo teste é válido antes de condenar qualquer placa, você já tentou entrar em modo de segurança e fazer os testes para ver se acontece o defeito ?
Em modo de segurança alguns conflitos não acontecem.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leo0oh Engraçado, fiz o que você falou e reiniciei no modo de segurança... Lá as teclas G e H funcionaram normalmente assim como agora (após iniciar no modo seguro e voltando para o modo normal), mas com um porém: A tecla ESC é quem passou a apresentar o defeito tanto no modo seguro quanto agora.

Será que é realmente um problema físico?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leo0oh Galera atualizando vocês sobre os recentes acontecimentos com essa anormalidade completamente estranha.

Fiz todos os testes que vocês meus caros amigos e colegas me sugeriram e o problema continua persistindo.

Após uma atualização do Windows 10 as letras G, H e o ~ passaram a funcionar normalmente  e não estão mais apresentando defeito, mesmo após desligar ou reiniciar o computador. Infelizmente o problema se concentrou em uma única tecla, o ESC. Quando pressiono o ESC o computador fica "possuído" e não da pra fazer nada, só volta ao normal depois que pressiono qualquer outra tecla.

Já atualizei todos os drivers, já fiz os testes físicos e nada deu solução definitiva ainda. Que loucura u.u

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para esclarecer: O problema acontece apenas no teclado do laptop? Não acontece no USB se não ficar futucando no do laptop ao mesmo tempo? Ao contrário do que foi dito, se acontece apenas no do laptop, então é problema neste teclado, ponto. A porta USB não tem nenhuma relação com o teclado do laptop, portanto desconectar o teclado do laptop e usar o USB não faz sentido algum.

 

Um último teste que pode fazer para eliminar de vez o sistema operacional como causa é baixar o Linux Ubuntu, criar um pendrive de boot com ele (há vários tutoriais na internet), entrar por ele e navegar pela internet, etc até o problema reaparecer.

 

Se você testou reconectar o teclado, pressionar o cabo durante o uso e tudo mais, receio que terá que comprar outro teclado. Tente encontrar um usado em bom estado. Ou ainda pode tentar levar em um técnico para que ele teste propriamente e realize a troca se for o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Apesar de não fazer sentido usar somente o USB pelo menos da a total certeza que o defeito é do teclado, eu pelo menos prefiro não ter dúvida alguma.

 

@PereraNinja Se realmente o defeito aparece também quando aperta o ESC do teclado usb, o ideal seria procurar uma assistência para uma analise mais especifica, nunca havia visto este tipo de problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leo0oh @leo0oh O problema persiste independente do teclado conectado, seja ele USB ou o padrão do Notebook.

 

Uma coisa "legal" que notei: Jogando World of Warcraft nenhuma tecla apresenta defeito. Simplesmente tudo funciona normalmente, sem qualquer bug. Isso ocorre em qualquer outro jogo que eu abra em modo tela cheia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PereraNinja Sério? Isso muda bastante as coisas, especialmente o fato de jogar WoW sem problemas. Já testou por várias horas para confirmar que realmente some, não é só intermitência?

 

Se confirmar mesmo que não é coincidência, parece ser problema do Windows. Desde o 95 às vezes ele se confunde com os a teclas, mas normalmente é com as teclas Ctrl, Shift e Alt. A má notícia é que pode ser enjoado descobrir a solução, pois ninguém sabe direito a causa e as soluções sugeridas para estes casos diferem bastante.

 

Jogue mais um tempo e confirme primeiro antes de tentarmos algumas soluções. E caso o problema surja (dentro ou fora do jogo) quero que você abra o Windows On Screen Keyboard e teste as teclas defeituosas para ver o que acontece.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...