Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Ely15

Por onde começar? programação e afins.

Recommended Posts

Olá galera do Clube do Hardware, acredito que vão poder me ajudar. Estou entrando na faculdade no curso de analise e desenvolvimento de sistemas na Unopar 1º período, porém, não sei nada de programação e etc. Gostaria de saber por onde devo começar? vejo algumas vagas de estagio onde pedem alunos do 1º período ai eu logo penso: Opa! vou dar uma olhada, ai diz que é preciso ter conhecimento em php, java, c++, c#, banco de dados, sql, python, backup, linux,  montagem e manutenção de micro e etc...e ai eu penso: Nossa!!! eu estou no 1º período e não sei nada disso. Será que estou muito atrasado? deveria fazer cursos técnicos antes de entrar na faculdade? fiz besteira em entrar na faculdade sem saber nada? por onde devo começar? que livros devo ler, que linguagem aprender? não sei por onde começar.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ely15 Olá, seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

Primeiramente começo dizendo que não fez besteira nenhuma!

Ninguém nasce sabendo! É possível fazer uma faculdade como ADS sem saber programar!

 

Deixe as pedras rolarem. O estágio pode pedir tudo isso, mas atente-se para ver se existe a palavra"desejável conhecimento" no anuncio. Isso quer dizer que é uma opção você saber tudo o que pedem!

Até porque nenhum estágio ou empresa pede que o usuário saiba todas estas linguagens e recursos para poder ingressar.

 

Primeiro, você precisa estar por dentro de sua grade curricular. No meu caso por exemplo sou formado em Análise e Desenvolvimento de sistemas. Meu curso teve foco em WEB. Claro que houve cadeiras que precisei estudar Java, Java orientada a objetos, Redes dentre outras matérias.

 

Especificamente o curso de ADS, visa capacitar o profissional para fazer análise de sistemas, e desenvolver sistemas além da gestão empresarial( sim geralmente se estuda isso além de legislação)

 

Não se preocupe em ter que estudar todas estas linguagens que mencionou.  Escolha aquela que você vai trabalhar no seu curso. Por experiência própria, o PHP é o mais desejado e estudado, pois o foco é bastante na WEB.

Por consequencia, você vai estudar em paralelo, o HTML, CSS, Jacascript(jQuery se possível) além do banco de dados.

 

Para deixar você mais tranquilo, eu tive colegas que no primeiro semestre de aula nem sabiam ligar um computador, tão menos mandar um simples e-mail. Mas no fim todos que foram persistentes, estudaram, passaram e se formaram! 

 

Boa sorte no seu curso. :thumbsup:

 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @DiF Ufa! ja estava desesperado rsrsrs, é sério, não sabe como me aliviou. O meu também tem foco em WEB, além do material da faculdade, existem alguns livros que podem me ajudar nessa área? você sabe alguns?

    Editado por Ely15
    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Primeiro você deve compreender bem a lógica de programação. É uma linguagem abstrata que você usa para criar algoritmos e resolver problemas, com a base da lógica bem firme você parte para aprender a programar 

    A lógica de programação seria como um projeto de uma casa e as linguagens as ferramentas que você usa para construí-la. Você primeiro projeta para depois construir, se você é um bom projetista não importa a ferramenta sempre conseguirá resolver os problemas.

    Existem vários cursos online gratuitos que você pode fazer para adquirir noção:
    http://www.inf.ufsc.br/~vania.bogorny/teaching/ine5231/Logica.pdf
    http://www.rn.senai.br/index.php/cursos-gratuitos/logica-de-programacao
    http://www.ev.org.br/Cursos/Lists/Cursos/CursosOnline.aspx?List=98e0d3db-98a8-470b-add0-1ca8f9acf05c&ID=57

    • Curtir 3

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @grievous Quem faz um curso que tenha programação, certamente terá todo o material e ensino básico sobre Lógica de programação desde o início do curso!

    Por isso não acho que seja necessário fazer um curso só sobre isso por fora...

    Se é gratuito beleza, até pode fazer que vai dar uma base, mas nada melhor do que o bom e velho professor em sala de aula explicando e respondendo perguntas! :thumbsup:

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Valeu gente pelas dicas, vocês me ajudaram muito!!! Eu já estava achando que tinha feito besteira de entrar na faculdade desse jeito. Agora é me esforçar bastante e aprender tudo que eu puder para me tornar um profissional de qualidade! :thumbsup:

    • Curtir 3

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @DiF É natural que tenha, mas ele disse que queria saber por onde começar e apenas dei minha opinião.

    É melhor chegar em uma aula com algumas noções do que cair de paraquedas. Também é bom para aprender a ser autodidata, nem sempre teremos um bom professor para nos guiar. Hoje podemos assistir aulas de Stanford, Harvard ou MIT na comodidade de nossos quartos e só depende de você ter a força de vontade para aprender.

    http://academicearth.org/

    • Curtir 3

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • valeu pelas dicas @grievous , eu acredito que ir além do que vejo nas salas de aula vai me ajudar muito. :thumbsup:

    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×