Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Acer não da video.


Kenny Robert

Posts recomendados

2 minutos atrás, Kenny Robert disse:

não lhe consigo afirmar pois dos que bipam, apenas o C408 tem o nome na placa!

Mais arrisco dizer que são mais de 8 capacitores bipando!

no máximo 2 estão em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro Então havia ligado a fonte nos polos positivo e negativo do C408, mais não encontrei capacitor esquentando!

Em sua opinião, este curto pode estar influenciando no carregamento da bateria da BIOS?

adicionado 0 minutos depois

tentarei refazer o procedimento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Kenny Robert disse:

Então havia ligado a fonte nos polos positivo e negativo do C408, mais não encontrei capacitor esquentando!

Ás vezes o curto está bem longe dele.

 

Citação

Em sua opinião, este curto pode estar influenciando no carregamento da bateria da BIOS?

Não só no carregamento da bateria CMOS, como influência nos demais circuitos que trabalham com um nível DC de 3V.

É muita coisa/ essa linha corre por toda a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro liguei os 3,4 volts/2,3A no C408, mais nada de encontrar componente esquentando! Realmente como você havia dito, é como se o curto estivesse por toda a placa!

Mais caso o curto estivesse no C408 (capacitor SMD eletrolítico), ele também esquentaria?

Há e sobre a quantidade dos capacitores que bipam, o tanto que medi hoje é capaz que passe de 15!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Robert

Boa noite.

Citação

liguei os 3,4 volts/2,3A no

Você não deve usar uma tensão maior que 2V.

não é recomendável porque temos setores que poderiam entrar em funcionamento com esse valor, e isso no momento não é desejável.

 

Citação

mais nada de encontrar componente esquentando!

Nem tudo vai esquentar, podemos ter um resistor de baixo valor na linha do terra/ não podemos apenas escutar os BIPS, devemos atentar ao valor das leituras. Como buscamos um curto, esperamos valores próximos de Zero/ Na escala de resistência, algo que não ultrapasse 80ohms merecem atenção.

 

Citação

Mais caso o curto estivesse no C408 (capacitor SMD eletrolítico), ele também esquentaria?

Um eletrolítico com baixa capacitância não esquenta dessa forma numa linha DC.

 

Citação

Há e sobre a quantidade dos capacitores que bipam, o tanto que medi hoje é capaz que passe de 15!

Infelizmente é assim mesmo.

Essa é uma tarefa chata que pode durar horas.

Use uma caneta de retroprojetor e marque os capacitores, diodos, transístores e resistores suspeitos/ isso ajuda na hora de seguir as trilhas.

 

Não foque apenas no BIP do multímetro. Preste atenção nos valores que aparecem também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro É, na verdade eu vejo os que zeram ( e se não me engano meu multimetro bipa, apenas a valores menores do que 40/50 ohms!), há uma linha de capacitores com 50 ohms, também é bom verificar? 

E voltando ao C408, então e ele fosse o causador do curto, ele não iria esquentar muito?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Robert

Citação

É, na verdade eu vejo os que zeram ( e se não me engano meu multimetro bipa, apenas a valores menores do que 40/50 ohms!)

Faça um teste:

Meça usando a escala de continuidade e depois na escala de resistência e me diga se é a mesma coisa.

 

Citação

E voltando ao C408, então e ele fosse o causador do curto, ele não iria esquentar muito?

Não necessariamente. geralmente aquecem quando submetidos a uma corrente AC (tipo falha na retificação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não chega alimentação nem pra isso.

 

Alguma coisa aconteceu, talvez uma sobrecarga, raio, não sei...

 

Por isso estamos indo atrás das tensões pra resgatar o aparelho/

 

Se comprasse outra mobo, para ele seria melhor, mas acho que o que mais importa para o @Kenny Robert é  o aprendizado.

 

Não é fácil. Se o aparelho dele tivesse numa bancada iria consumir aproximadamente meio dia de serviço e olha lá, porque não é fácil mesmo.

 

Estou julgando que o BGA, chipset, BIOS, processador, inverter e tal, estão todos bons.

 

E no momento estamos trabalhando com a fonte de 3v3.

adicionado 1 minuto depois

@Kikeitu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro entendi!

 

Bom eu costumo fazer o seguinte nesses casos:

 

Primeiro caso a fonte esteja desarmando ao conectar, é so pegar uma fonte assimétrica, e injetar tensão no primário e verificar se tem alguém esquentando. Só ir seguindo...

 

 

Caso a fonte não desarme, eu costuma testar a resistência entre as bobinas primárias, neste caso PL402 (3) E PLPL404 (5V). A resistência destas bobinas não pode ser inferior a 30ohms, caso tenha alguma com uma resistência menor do que 30ohms, essa linha certamente esta em curto.

 

Se você tem os 3v e 5v... deve-se verificar as bobinas do secundário.

 

Caso o amigo ai tenha fonte assimétrica, ele pode simplesmente injetar 1v na bobina PL402 e ir aumentando até de 3v para er se ha consumo. Se tiver consumo, esta em curto... e assim aplicar a mesma coisa para as demais bobinas.

 

Sempre respeitando as tensões das boinas para evitar a queima de algo, lembrando que sempre remova tudo processador, memoria, ateria....

 

Tentei ler tudo mas tem muto coisa... kkkkkk até que ponto chegamos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kikeitu

Ele tem uma fonte e está pesquisando curtos.

 

Tinha um curto na linha de 19 que ele conseguiu resolver. Agora está atrás de 3v3, que por sinal é muito grande.

 

Realmente são muitos posts, mas importa é o que fica e o que ele vai fazer com isso depois.

 

Eu não aconselharia a injetar tensão numa bobina, uma vez que dependendo do curto do outro lado dela, uma corrente mais elevada poderia esquentar muito e causar um estrago no verniz que em seguida levaria a uma alteração de indutância. Isso levando em consideração a reatância indutiva.

 

Nos primeiros testes o colega não encontrou curto nas bobinas com a massa usando o multímetro na escala de continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro  legal, não dar pitaco não, que continuei a ler e vi que ocês estão seguindo uma linha, deferente da minha... mas cada um trabalha de uma forma diferente. Eu sempre injetei tensão nas bobinas, ou fiz jumper do VIN direto no pwm primário, jumper de pgood direto no pwm secundário e na maioria das vezes deu certo. ou acompanhando aqui. Parabens pela força dada ao amigo ai e parabens ao amigo pela determinação... esse ai ser dos fera. huahuah

 

abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro está difícil!

medi praticamente todos os capacitores, para identificar os que estavam em curto, e marquei todos como havia dito,  injetei uma tensão de 1,25V/2.6A, e mesmo assim não encontrei capacitores e CIs esquentando.

Fiz algumas medidas diferentes hoje:

 Sem a bateria da bios, o curto persiste na linha do C408, mais no local onde é soldada bateria, há uma resistência de uns 1300 ohms (não era pra ter curto lá também?).

 Tem alguma chance de o curto está em C408? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Classificados Mineiro Dei uma pausa na placa, mas pretendo retomar logo. (essas ultimas semanas os professores estão passando muita e prova e trabalhos)  Mas queria lhe perguntar se tem alguma "ferramenta" que possa me auxiliar para achar estes componentes em curto? 

Desculpe a demora!

Boa tarde!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...