Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Acer não da video.


Kenny Robert

Posts recomendados

Estou com um notebook Acer que não da vídeo, ele está sem tela pois a tela foi retirada, ela estava quebrada, mais mesmo assim ele funcionava em telas externas (VGA/HDMI). Até que um dia meu tio estava mexendo e ele ficou assim, já fiz limpeza, limpei memória, testei em outras telas. Ele liga normalmente, tanto é que ao apertar as teclas ele faz os sons respectivos. Então o que pode ser? seria chipset? Abri ele e não encontrei o chipset apenas processador.

Modelo: Acer Aspire E5-571-3zu

 

adicionado 6 minutos depois

140611-MLB20594611648_022016-Ca.jpg863611-MLB20594611638_022016-C.jpgA placa-mãe de é igual a esta....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Robert

Boa noite,

Experimente retirar as memórias, HD, Driver de DVD, módulo de Wireless, teclado, falantes também, e verifique se a placa sai desse estado quando retirar tudo. Caso, não apareça a causa, experimente fazer um RESET da BIOS segundo as orientações do fabricante.

 

Se ela não apresentar o problema, vá reconectando cada dispositivo, ligando e observando com atenção se o defeito retorna... Se aparecer o problema depois que conectar qualquer dispositivo, você já conhecerá o defeito que impede a máquina de arrancar.

 

Se fez tudo tudo isso e não adiantou, você ainda tem opção de procurar um serviço de um técnico especializado.

 

Se tiver dúvidas, basta me mencionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim já fiz isso, limpei memoria e etc..   uma coisa que não tentei foi resetar a bios pois parece que a pilha é soldada, nesse caso com fazer um clean cmos? muito obrigado por estar me ajudando.

Outra pergunta o chipset nesse caso é embutido ao processador (I3)?

@Classificados Mineiro

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Você precisa usar um ferro de solda com ponta fina pra dessoldar os dois terminais.

Se não tiver experiência pra fazer isso, NÃO FAÇA.

Peça ajuda pra alguém que saiba ou procure um técnico.

 

Caso saiba fazer isso, desconecte sua bateria do notebook, e retire a bateria do CMOS (BIOS) por uns 10s e depois reconecte.

 

image0034.jpg?w=685

 

Créditos da imagem vide: site

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro Estou começando a desconfiar dele. Pois já fiz o processo de retirar ate achar o problema e nada mudou, testei até sem o cooler  (nesses quatro segundos que a luz power fica acesa, o processador não houve nem uma mudança de temperatura, chega estar gelado)reiniciei a bios nada mudou também, limpei a memoria com borracha, passei limpa contato em praticamente todos os contatos. Nenhuma alteração ocorre.

 Ele estava ligando mais não estava dando vídeo (como já disse ele não tem tela pois a mesma esta quebrada).

até que ele piorou com essa de desligar isso aconteceu depois que apertei uma tecla, coincidência mas ele desligou e depois que ligu começou com essa dos 4 segundos por isso estou desconfiado do chipset algum mal contato etc..     Muito obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Robert

Não é bem assim.

Nos PCs e notebooks temos 2 chipsets, chamados de ponte norte (northbridge) e e ponte sul (southbridge) .

 

A ponte norte controla todos os componentes rápidos do computador, incluindo o processador, VGA e RAM também.  A ponte sul controla os componentes lentos da máquina, como HDs (SATA e IDE), USB e os SLOTS.

 

O BIOS tem bastante relevância no seu caso. Como o RESET não modificou o funcionamento da máquina, o defeito está em outra área, o que não quer dizer que a mesmo não tenha problema.

 

No momento, como o processador está "gelado", é sinal que sua MOBO não está recebendo alimentação. Por isso, recomendo que verifique seu carregador, e linha de alimentação da placa, desde a entrada, seguindo até os reguladores que alimentam os dispositivos.

 

Pra fazer isso, vai precisar de um multímetro analógico ou digital.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então apesar de eu ser "novo" já cursei parte técnica de computadores por isso tenho uma base e estou iniciando a de notebooks. Mais ainda estou adquirindo experiência, por isso tantas perguntas, amanhã testarei a alimentação dela com meu multímetro. Caso eu encontre algum resultado informarei. De novo lhe agradeço pela atenção @Classificados Mineiro!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro passei a manha toda testando os componentes com o multímetro.

Na parte vermelha da imagem é aonde chega a eletricidade, já nessa verde e na maio placa não há sinais de eletricidade. E nessa área verde na escala de continuidade todos os componentes marcam 0, e bipam. Será que o problema pode estar em algum componente por ali?

863611-MLB20594611638_022016-C.jpg

adicionado 39 minutos depois

Não sei acho que vou desistir, agora nem por 4 segundos ele liga mais, não da nem sinal de vida, os 19v não chega nem nos primeiros mosfet. é agora eu acho que deu pau.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma!

 

Consegue o esquema dessa placa?

 

Percebeu como é importante usar o multímetro?

 

Bom, você tem reguladores de tensão em vários pontos. Depois deles temos os mosfets. Uma dica, em 90% desses capacitores eletrolíticos, temos que ter tensão de um lado. se não houver, basta ir seguindo até chegar ao ponto que se perde.

 

Outra dica, quando ver bobinas e MOSFETS,  CI, ali você vai ter um conversor DC/DC, e portanto, mais um ponto pra coletar tensão.

 

Como parece ser um curto na entrada, comece pelos circuitos mais próximos dela, checando tudo, inclusive os jumpers(parecidos com resistores SMS e com marcação no corpo zero) e capacitores SMDs.

 

Acredite em mim quando digo que só parece ser difícil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Robert

Que bom.

Dá pra fazer muita coisa.

um momento que vou verificar o circuito de entrada....

 

adicionado 1 minuto depois
10 minutos atrás, Kenny Robert disse:

Sim. deixa eu confirmar.

adicionado 1 minuto depois

Z5WAH LA-B161P esse é o modelo da placa!

adicionado 9 minutos depois

@Classificados Mineiro como eu faço para ler o esquema?

 

Não quero te forçar a nada. Um circuito de TV, som, DVD, fonte é até fácil, mas de uma placa-mãe é mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro desculpa tive que sair rapidamente, vou ver a pagina 34.

 

adicionado 3 minutos depois

@Classificados Mineiro achei a pagina, agora eu tenho que achar a entrada do conector jack e ir acompanhando?  e ao encontrar a peça ai tem que ser feita a troca ou da para tentar fazer algo mais?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Robert

Sim e não.

Porque, não precisa sair medindo tudo.

na página 34, procure PC302 e cheque se temos 19V no pino 5 deste CI.

Se houver, sabemos que sua fonte está entregando os 19V neste ponto.

 

no pino 4 de PR303, cheque se temos 12,6V.

é a partir dessa tensão, é que criamos as outras.

 

A lógica é essa.

 

 

adicionado 3 minutos depois
28 minutos atrás, Kenny Robert disse:

@Classificados Mineiro desculpa tive que sair rapidamente, vou ver a pagina 34.

 

adicionado 3 minutos depois

@Classificados Mineiro achei a pagina, agora eu tenho que achar a entrada do conector jack e ir acompanhando?  e ao encontrar a peça ai tem que ser feita a troca ou da para tentar fazer algo mais?

Quando encontrar o componente defeituoso, você deve providenciar a troca. Essa é a vida de um técnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK@Kenny Robert,

Vamos conferir, o carregador está ligado na

e conectado no seu Notebook.

Correto?

 

em PQ302, terminal 5 deve ter 19V. nos terminais 1,2 e 3 tem que ter a mesma tensão.

 

em PR303, terminal 1 tem que haver alguma tensão maior que 14V, mas na saída, terminal 4, tem que ter 12,6V.

 

você me confirma os valores dessas tensões pra mim?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro

Então no P.Q 302 tenho tensão nos 4 pinos do meu lado direito a tensão é de 19.3 no lado esquerdo não há voltem alguma.

 E no P.R 303 não há tensão em nenhum dos 4 terminais

adicionado 6 minutos depois

mais está chegando energia no BQ24735RGRR_QFN20_3P5X3P5 não sei em quais pinos, mais está. (ainda não peguei o jeito  de identificar o pino)
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...