Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual linguagem conforme necessidade?


Posts recomendados

Pessoal, podem me ajudar? Sou desenvolvedora front end nivel avançado, e preciso aprender alguma(s) linguagens back end pra desenvolver um site por completo, mas nao sei QUAIS linguagens seriam as mais faceis de aprender/utilizar pra fazer o que eu preciso. o que eu preciso:

 

- Banco de Dados: O usuário se cadastrar, editar, remover suas infos, realizar buscas sobre infos de outros usuarios

- Comunicação com APIs de facebook e redes sociais. Ex: Mostra no site todos os que deram check-in no facebook em um evento

- Geolocalização dos usuários. Ex: Usuario se cadastra com endereço X, na busca aparece um mapa com pin onde esta esse e usuario e outros.

- Inserçao de videos do youtube: Ela insere link, aparece o player embed de cada video que ela inserir

- Intercomunicaçao de dados - O usuario -enviar- algo da pagina dele para outro. Ex: Num site de relacionamento, usuario "X" cadastra sua foto e envia para "Y". usuario Y recebe notificaçao e toma uma açao referente a essa foto.

- Pontuaçao por açoes no site. 

- Comunicação com meios de pagamento de outro site. Ex: Comprando um ramo de flores na Juliana Flores, gera uma pontuação pro usuario no meu site mas só entra essa pontuação quando confirmou o pagamento (via cartao) no site da Juliana Flores.

- Sistema de redefiniçao de senha por email

- Inserçao de arquivo de foto em um site exterior: exemplo - A pessoa submete uma foto, a foto sobe para o Google Fotos dela, nada fica no meu servidor, apenas no meu site a exibiçao do arquivo que esta no google fotos. 

- Automatização de destaque do usuario X em uma categoria assim que o usuario paga a opção premium. Acesso a diferentes campos de busca se o usuario é premium.

 

Existe uma linguagem back end que englobe todas essas necessidades? Vi muita gente falar do Ruby on Rails mas como é tudo grego pra mim nao sei.. :(

Outra duvida é: Existem servidores de banco de dados gratuitos ou necessariamente preciso pagar pra ter um? 

 

Em tempo, muitissimo obrigada pela ajuda!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Kats Olá, seja bem vinda em nosso Clube do Hardware.

 

Diversas linguagens podem ser usada para backend em sites. Por exemplo Java com jsp, o Ruby on Rails, C#(sharp) e PHP.

 

Dessas a mais utilizada para a web é PHP.

Então recomendo começar por ela.

 

Com o php é fácil abrir uma conexão com o banco de dados e inserir ou consultar algo no BD.

Basicamente combinando o PHP para o backend, HTML/5, CSS3, jQuery(javascript), técnica ajax e o MySQL(banco de dados) você faz o seu sistema!

 

Por exemplo a geolocalizção, podes utilizar a API do google Geo localização

Já o Facebook, eles tem o manual de integração que podes ler aqui

Para pagamentos, existem diversas apis  por exemplo pagseguro, paypal, mercado pago.. e etc..

 

Para testar seus sites em localhost, eu sugiro usar o EasyPHP DEVserver 16.1.1

Instalando ele, você automaticamente instala o PHP, Servidor apache e o servidor MySQL.

Para salvar seus arquivos e testar no root,  procure pela pasta eds-www  dentro do diretório easyphp.

Là é seu root. crie pastas dos seus projetos ali que depois você acessa o root pelo navegador!

 

Deixo um video aqui mostrando como inicializar o servidor apache e o mysql nele.

 

Boa sorte nos seus estudos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...