Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chiado em placa de som após nova placa de vídeo


Posts recomendados

Oi pessoal,

 

Acabei de instalar uma Asus Strix GTX 970 no meu PC. Antes eu tinha uma Gigabyte GTX 760 Windforce 2X que gastava mais energia e o áudio estava perfeito. Com a nova placa de vídeo, quando estou jogando, fica um chiado de fundo no meu headphone, um Arcano SHP 300, o que não acontecia antes. Se eu sair do jogo, e fizer qualquer outra coisa, não há nenhum chiado.

 

A nova placa de vídeo consome menos que a anterior. A minha placa de som é uma Sound Blaster Audigy FX.

 

O que pode estar causando a chiadeira? Aguardo resposta. Fiquem com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, eduzuchetti disse:

Já tive problema parecido por conta de não ter aterramento... 

Tenta testar outra fonte; testar a Placa de Vídeo junto coma placa de Som em outro PC, e da uma olhada na sua placa-mãe e vê se não tem nenhum capacitor estufado. 

 

Vou dar uma olhada. Ela é uma boa mobo, mas vou verificar. Mas porque será que só aconteceu após colocar a nova placa de vídeo? Quando era a GTX 760 não acontecia. Além disso a GTX 970 gasta menos energia que a 760...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Luiz Coutt disse:

as vezes a placa puxa uma tensão maior do que que sua fonte aguenta , ou pode esta faltando aterramento, fiz isso no meu começou a dar choque em toda a parte metalizada do pc, por causa da placa

 

Fiz aterramento no meu PC em 2014 quando comecei a montar ele. Tudo funcionou perfeitamente até a instalação da 970. A minha fonte é uma Cooler Master G500 que como o nome sugere tem 500W e tem 38A na linha de 12V. Será que mesmo assim a fonte pode ser o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelas especificações da fonte, creio que não, pega um multimetro e tenta achar algum raio de curto nas partes metalizadas da placa.

As vezes pode ser também os cabos que estão com algum problema, ele só chia quando você mexe neles ou é direto?

 

seria muito estranho ter interferência entre o som e a placa-mãe ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Luiz Coutt disse:

pelas especificações da fonte, creio que não, pega um multimetro e tenta achar algum raio de curto nas partes metalizadas da placa.

As vezes pode ser também os cabos que estão com algum problema, ele só chia quando você mexe neles ou é direto?

 

seria muito estranho ter interferência entre o som e a placa-mãe ...

 

Não não, só chia quando a placa de vídeo começa a chegar em 80% de uso, ou seja, quando a placa começa a ser fortemente utilizada.

adicionado 2 minutos depois
4 minutos atrás, Luiz Coutt disse:

pelas especificações da fonte, creio que não, pega um multimetro e tenta achar algum raio de curto nas partes metalizadas da placa.

As vezes pode ser também os cabos que estão com algum problema, ele só chia quando você mexe neles ou é direto?

 

seria muito estranho ter interferência entre o som e a placa-mãe ...

 

Também pensei ser os cabos da fonte mas depois olhei pra ver se havia mexido em algo, mas nunca mexi neles, a não ser nos da placa de vídeo quando fui instalar a nova. Esses cabos de fonte estão sem serem mexidos desde julho de 2015, que foi quando instalei essa placa-mãe junto ao meu atual core i5. Essa placa é bem nova, agora que tem 1 ano e meio de uso.

adicionado 4 minutos depois

Uma outra informação é que o chiado é intermitente, variando conforme o uso da GPU. Se o uso aumentar ele aumenta e fica mais forte, se diminuir, ele diminui, até que quando cai de 80% ele desaparece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Luiz Coutt disse:

muito estranho, 

o som é onboard né?

sabe dizer se o  headphone é blindado?

faz um teste jogando so que deixe o volume no mute(no jogo e depois no windos, ) ve se continua com os ruidos mesmo no mudo

 

O áudio não é onboard. Eu uso aqui uma Sound Blaster Audigy FX, e o headphone é um Arcano ARC-SHP300. Vou testar isso aqui e digo já o resultado.

adicionado 4 minutos depois

Fiz o teste e o chiado continua, mesmo depois de deixar o áudio em MUTE. E é intermitente, mudando conforme a cena jogada do game, e conforme o uso de GPU varia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
8 horas atrás, grooverox disse:

Cara estou exatamente com o mesmo problema, depois de instalar minha nova mobo g1 sniper b7 com a rx 470. So acontece o chiado quando entro no jogo. Ja fiz de tudo e nao resolve esse problema. Como você monitorou o uso da gpu pra dizer q o chiado comeca com 80%?

 

Com o MSI Afterburner.

 

você usa qual placa de som?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, raulgrangeiro disse:

 

Com o MSI Afterburner.

 

você usa qual placa de som?

 

No momento uso som onboard. Mas comprei uma asus xonar dg, chega amanhã. Vou realizar o teste e volto aqui pra informar.

 

Perguntei na chipart, onde comprei a mobo, se eles tiveram algum problema de chiado com essa mobo e me falaram que não. Tenso, não sei mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, grooverox disse:

 

No momento uso som onboard. Mas comprei uma asus xonar dg, chega amanhã. Vou realizar o teste e volto aqui pra informar.

 

Perguntei na chipart, onde comprei a mobo, se eles tiveram algum problema de chiado com essa mobo e me falaram que não. Tenso, não sei mais o que fazer.

 

Rapaz, no meu caso tenho quase certeza que é por causa da VGA, porque na GTX 760 que usava antes isso não acontecia. Nunca consegui resolver.

 

Testa com a Xonar e me fala por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, raulgrangeiro disse:

 

Rapaz, no meu caso tenho quase certeza que é por causa da VGA, porque na GTX 760 que usava antes isso não acontecia. Nunca consegui resolver.

 

Testa com a Xonar e me fala por favor.

 

Sim, aqui também. Troquei a GPU pela GTX 460 que meu irmão usa no pc dele e parou o chiado. O problema que antes usava outro setup e apenas a mobo, cpu e memórias são diferentes do atual, ANTES o problema não ocorria com a RX 470 XFX.

Tava até pensando em vender essa RX 470 e pagar uma GTX 1060, mas depois que você disse que tá com problema com a NVIDIA também, fiquei com pé atrás agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, grooverox disse:

 

Sim, aqui também. Troquei a GPU pela GTX 460 que meu irmão usa no pc dele e parou o chiado. O problema que antes usava outro setup e apenas a mobo, cpu e memórias são diferentes do atual, ANTES o problema não ocorria com a RX 470 XFX.

Tava até pensando em vender essa RX 470 e pagar uma GTX 1060, mas depois que você disse que tá com problema com a NVIDIA também, fiquei com pé atrás agora.

 

Pois é rapaz, nem sei porque isso acontece. Essa sua placa tem carcaça de metal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, grooverox disse:

 

Não entendi o que quis dizer com carcaça de metal, ela tem backplate.

 

A frente da placa é de plástico?

 

Porque eu estou achando que isso acontece porque as placas são de metal, e portanto conduzem corrente, o que cria um campo magnético ao redor da placa e causa o chiado. A minha tb tem backplate e a carcaça é metalizada, sendo que a GTX 760 tinha carcaça plástica e sem backplate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, raulgrangeiro disse:

 

A frente da placa é de plástico?

 

Porque eu estou achando que isso acontece porque as placas são de metal, e portanto conduzem corrente, o que cria um campo magnético ao redor da placa e causa o chiado. A minha tb tem backplate e a carcaça é metalizada, sendo que a GTX 760 tinha carcaça plástica e sem backplate.

 

A minha é de plástico mesmo. http://xfxforce.com/en-us/products/amd-radeon-rx-400-series/rx-470-rs-4gb-sf-triplex-rx-470p4sfd5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, grooverox disse:

 

Vi aqui... Bem ainda pode ser por causa do backplate, mas pouco provável. Complicado esse nosso caso viu...

 

O chiado na sua é constante ou como na minha que só acontece em alto uso da GPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, raulgrangeiro disse:

 

Vi aqui... Bem ainda pode ser por causa do backplate, mas pouco provável. Complicado esse nosso caso viu...

 

O chiado na sua é constante ou como na minha que só acontece em alto uso da GPU?

 

Aqui só faz o chiado quando entro em algum jogo, no menu do jogo não faz nada mas quando entra no jogo mesmo começa o chiado no fone. Acredito que seja nesse momento que a GPU tem seu uso alto, porém testei com furmark e stress test no aida64 e não acontece o chiado, já fez esses testes de stress pra ver se ocorre o chiado ai?

 

Aqui dá chiado nas caixas de som também, tenho que deixar o volume delas em 40 pra não ouvir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, grooverox disse:

 

Aqui só faz o chiado quando entro em algum jogo, no menu do jogo não faz nada mas quando entra no jogo mesmo começa o chiado no fone. Acredito que seja nesse momento que a GPU tem seu uso alto, porém testei com furmark e stress test no aida64 e não acontece o chiado, já fez esses testes de stress pra ver se ocorre o chiado ai?

 

Aqui dá chiado nas caixas de som também, tenho que deixar o volume delas em 40 pra não ouvir.

 

No furmark não testei, mas testei no Aida64 e não chiou. Em compensação se fizer aquele teste de Render do GPU-Z ele chia bem baixinho.

 

No meu caso, minha mobo tem um circuito isolado de áudio da placa-mãe, então meu áudio onboard não chia, mas a minha Audigy FX chia nos casos que falei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, raulgrangeiro disse:

 

No furmark não testei, mas testei no Aida64 e não chiou. Em compensação se fizer aquele teste de Render do GPU-Z ele chia bem baixinho.

 

No meu caso, minha mobo tem um circuito isolado de áudio da placa-mãe, então meu áudio onboard não chia, mas a minha Audigy FX chia nos casos que falei acima.

 

Meu áudio onboard não sei se é isolado, mas não é de pior qualidade, sendo que minha outra mobo era a mais simples da gigabyte e não dava esse problema.

 

Já testou a Asus Strix GTX 970 em outro PC?

 

Já testou a Audigy FX em outro PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, grooverox disse:

 

Meu áudio onboard não sei se é isolado, mas não é de pior qualidade, sendo que minha outra mobo era a mais simples da gigabyte e não dava esse problema.

 

Já testou a Asus Strix GTX 970 em outro PC?

 

Já testou a Audigy FX em outro PC?

 

Não, nunca testei. Meu irmão tem aqui um PC com um i5 3470, uma mobo B75 da AsRock, e a minha antiga GTX 760. Vou testar no PC dele a GTX 970. Essa mobo dele não tem conector PCI-E disponível porque a placa de vídeo fica em cima dele então não posso conectar a Audigy FX, mas meu irmão usa uma Audigy SE. Vou testar essa semana essa 970 nesse PC e ver o que acontece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/03/2017 às 11:01, raulgrangeiro disse:

 

Não, nunca testei. Meu irmão tem aqui um PC com um i5 3470, uma mobo B75 da AsRock, e a minha antiga GTX 760. Vou testar no PC dele a GTX 970. Essa mobo dele não tem conector PCI-E disponível porque a placa de vídeo fica em cima dele então não posso conectar a Audigy FX, mas meu irmão usa uma Audigy SE. Vou testar essa semana essa 970 nesse PC e ver o que acontece.

 

Instalei a Asus Xonar DG aqui, o chiado diminuiu bastante mas ainda está lá, as vezes para as vezes volta.

 

Acho mesmo que é alguma incompatibilidade da mobo com a gpu, não tem outra explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, grooverox disse:

 

Instalei a Asus Xonar DG aqui, o chiado diminuiu bastante mas ainda está lá, as vezes para as vezes volta.

 

Acho mesmo que é alguma incompatibilidade da mobo com a gpu, não tem outra explicação.

 

Rapaz, que complicado. você testou com o MSI Afterburner rodando? Aí você olha o uso da GPU quando o chiado ocorrer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...