Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ramon Luiz

CLOCK speed da CPU está alterando sozinho (3.5ghz para 1.4ghz) durante jogos.

Recommended Posts

Boa tarde, senhores.

O problema é o seguinte: eu tenho um fx6300 de 3.5ghz, quando não estou jogando ou usando algum programa mais pesado, o clock speed fica por volta de ~1.4ghz em alguns núcleos e outros em 3.5ghz (sempre variando), imagino que seja normal para salvar energia e tudo mais, porém o problema vem quando eu estou usando o processador pra valer, onde ele deveria rodar a 3.5ghz e isso só acontece inicialmente pois após um tempo cai drasticamente para 1.4ghz em TODOS os núcleos, consequentemente começa a travar tudo, esse processo se repete varias vezes (volta pra 3.5 e depois cai de novo pra 1.4).

Cheguei a pensar que fosse a refrigeração do processador, pois realmente estava esquentando muito mas troquei o cooler e agora está numa temperatura ótima e continuo com o mesmo problema.

Desde já, Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ramon Luiz passe todos os detalhes de configuração da sua maquina (placa-mãe, cpu cooler, vga, fonte, gabinete, sistema operacional...).

Para medir a temperatura das cpus Amd, utilize somente o programa Amd Overdrive. Verifique com ele e post aqui os resultados.

Quais os jogos acobtecem isso?

Para acompanhar o desempenho da vga, cpu e memoria ram, use o Msi AfterBurner e poste o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a sua configuração completa, qual programa está usando pra medir a temperatura e quais são as temperaturas?

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon Luiz

Provavelmente deve ser a sua combinação placa-mãe/processador. 

O chipset da sua placa-mãe (760G) foi originalmente projetado para os processadores Athlon e Phenon da AMD. Com o lançamento dos processadores FX fizeram uma gambiarra para eles também serem suportados e essa gambiarra que causa alguns problemas como superaquecimento, baixo desempenho, resets, desligamentos, etc.

Você pode:
1 - Atualizar a bios para a versão mais recente

2 - Verificar as temperaturas da CPU, GPU e placa-mãe mas se não tiver sensor no VRM não tem como realmente saber se ele está quente ou não.
3 - Desativar o AMD Cool 'n Quiet na Bios.
4 - Desativar o Turbo Boost na Bios.

Vá testando e veja se nota alguma diferença. @grievous

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Flávio Santana Lima @Zucchini @drcyberjr  Boa tarde, amigos!

Como podem ver, meu chipset não tem suporte para o overdrive.

713035ae9039943ad99093930e1e7a58.png

Segue abaixo o afterburner.

4ed0fad62f1a5095bb63d8dcbab92b63.png

Eu sempre usei o CPUID para medir a temperatura da cpu e etc.

23fc6b48124fd724c0f6018d45d882b3.png

placa-mãe: ASRock N68-S3 FX

Memória RAM: 4GB Kingston

Placa de video: GTX 550 Ti

Processador: fx6300 3.5ghz

HD: 500GB

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon Luiz sua placa-mãe é a gambiarra da gambiarra, não aguenta FX.

Tenta fazer o que citei acima.

E é recomendavel para qualquer FX uma placa-mãe ao menos com chipset 970, que aí não tem problemas assim.

Editado por Flávio Santana Lima
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon Luiz

Duas coisas podem fazer isso com o clock: temperatura em excesso e falta de tensão na CPU...

É sabido que essa N68 tem um VRM muito fraco, pra suportar uma CPU FX.. Ele esquenta demais e sua CPU sofre.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon Luiz como os demais colegas ja falaram, sua pl mae é muito problemática com cpus fx. A solucao é a troca dela. Mas voce tbem pode ter outros limitantes, como pouca memoria ram, uma fonte de baixa qualidade e uma vga fraca. então, dependendo do jogo que você esta tendo problema, alem da troca da mobo, precisará acrescentar mais 4gb de ram e trocar a vga. Qual a fonte de alimentação nesse pc??

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @drcyberjr  Minha fonte é uma de 500W da wise, cooler do processador é um tx3 evo da coolermaster e windows 7 (esqueci de botar esses dados na informação anterior). Vou dar uma pesquisada nas placa mães então. Se puder me indicar alguma placa-mãe de bom custo/beneficio, ficarei muito grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, eu tenho o mesmo problema que o @Ramon Luiz, somente trocando a placa-mãe para sanar o problema? Eu fiz uma gambiarra de colocar o ventilador no gabinete, quando faço isso consigo utilizar o computador normalmente e nunca corta o clock.

A seguir, coloquei duas imagens, a primeira com as temperaturas do PC em idle e depois após um stress test de 55 segundos, até cortar o clock da CPU. A segunda imagem é quando estava jogando e assim que deu queda de FPS tirei a print.

Temperatura.png

TemperaturaLoL.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Wilian Toillier

O único programa relativamente confiável pra usar com CPU AMD é o Overdrive.. O resto é meio tiro no escuro..

O uso do ventilador, mostra que o VRM da placa não tá aguentando o FX.. Fica muito quente, forçando  a CPU a baixar o clock...

Compartilhar este post

Link para o post

@Wilian Toillier eu acredito que a melhor opcao seria trocar por uma mobo com chipset 970 ou superior. Existe a possibilidade de placas com chip 760g e dissipadores de calor nos mosfets de alimentacao da cpu, servirem. Mas a diferenca de preco é pequena entre elas, nao valendo a dor de cabeca. Inclusive, alguns usuarios que tem placas 760g sem dissipadores nos mosfets, colocaram dissipadores para resolver este problema de aquecimento:

adicionado 11 minutos depois

@Ramon Luiz se possivel, troque a mobo e tbem a sua fonte. Ela pode causar problemas, mesmo com uma mobo mais adequada. Dependendo do jogo que voce tem problemas, precisara acrescentar mais ram e uma vga mais forte. 

Editado por drcyberjr
    • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @RS Faria @RS Faria @Flávio Santana Lima Boa tarde! Pelo jeito o problema é realmente a placa-mãe, porém assim como o nosso amigo @Wilian Toillier destacou, quando é colocado o ventilador no gabinete, realmente dá uma segurada a mais. Será que se eu comprar um gabinete maior ou alguns itens pra melhorar a refrigeração, não dá conta??  

@Flávio Santana Lima Alterei as opções que você citou mas ainda continua com o mesmo problema, desativei o turbo boost, cool n' quiet e até mesmo o C1E mas não deu em nada... :(

Desde já, Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon Luiz em vez de gastar em um novo gabinete, troca de placa-mãe, é melhor e garante a solução, uma com chipset 970 resolve isso, e se quiser fazer over, da uma olhada em modelos com mais fases.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, acredito que dissipadores nos mosfet's daria certo, o problema é onde encontrar tais dissipadores... Muito obrigado a todos, realmente essa placa-mãe é complicada.

Compartilhar este post

Link para o post

@Ramon Luiz Coloque um Cooler de 80\90mm ou maior direcionado aos VRMs, vai ajudar se não puder trocar de mobo no momento :v

E troca essa fonte ae :x

Compartilhar este post

Link para o post

Mas agora falando sério... essa placa-mãe N68 da AsRock, é a pior coisa que já vi na vida. *****, tinha uma dessa que veio com um FX6300, pensa num lag até na troca de imagens nos jogos da Steam. Comprei uma 970 e tudo lindo até hoje.

Editado por Zucchini
    Remover imagem.
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, como não há possibilidade de comprar uma nova placa-mãe e eu estava com tempo livre no momento, peguei o cooler do coolerbox antigo, cortei as pontas de um fone estragado e fiz uma gambiarra mesmo:lol:. O cooler ficou preso pelos cabos( falando nisso, eu deveria ter limpado as pás dele).Gambiarra.thumb.jpg.fc66e2933593c9d619be02fb014c1c7e.jpg

Então liguei o turbo core e usei o HeavyLoad, poderia ter usado o prime95, mas já estava com o heavy instalado. Acredito que agora não terei mais quedas de frames!

Fazer o quê?! Pobre tem suas gambiarras LOL

HeavyLoad.thumb.png.24a45bd8abb13c90e166df0c82b73be2.png

O HWMonitor tem seus defeitos também, mas para esse teste, não teve necessidade de usar outro.

Editado por Wilian Toillier

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais