Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte C3Tech Video Edition 500W e GTX 1060: placa de 8 pinos e fonte 6+6


Posts recomendados

Galera, boa noite. Minha dúvida é bem curiosa e técnica, creio que seja difícil de ser respondida. Procurei em fóruns internacionais e achei bem interessante. Resumidamente, minha intenção é pra evitar problemas, comprar uma fonte com a pinagem correta da GTX 1060. O caso é o seguinte:

 

Comprei uma GTX G1  GAMING 1060 3GB, minha fonte é uma C3 TECH 500w (que no teste do Clube do Hadware, entregou um pouco menos dos que os exatos 500w, porém, entregou mais do que os 400w exigidos pela GTX 1060), esta fonte em si, em potência, pode-se dizer que atenderá a especificação. Mas ela vem com dois PCI-e com 6 pinos cada e, a GTX 1060 G1 GAMING da Gigabyte pede 8 pinos (conforme foto anexa). Nos sites gringos, alguns comentam que pode encaixar sem medo de ser feliz, apenas os 6 pinos, outros que devo usar uma fonte de 8 pinos para ter garantia total de não haver danos/problemas. Um outro grupo comenta que posso usar adaptadores 6+6 para 8 ou 6 para 8, na outra extremidade, estão os mais conseravadores dizendo que isso de adaptador dá problema, cedo ou tarde.

 

Como eu não sou um dos brasileiros mais ricos do país, como a maioria de nós, tenho que ter certeza de não fazer ********** pois não tenho dinheiro para ficar fazendo testes super curiosos.


E ai, alguém me dá uma luz? Obrigado!

8pin.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Obrigado pela atenção, Stalion. Eu ia deletar o tópico neste instante, após ver o link 

 

com excelente conteúdo neste artigo acima, por sinal. Mas vou abrir a caixa novamente aqui e conferir. Nos sites gringos que pesquisei, uma ou duas pessoas disseram que não vem. Fico na dúvida se faço isto ou se pego outra fonte e vendo a C3 TECH 500W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres, seguindo seu raciocínio, posso SEGURAMENTE tomar esta decisão então?

Fonte: C3 Tech 500w (entregando aproximadamente 450w pelo que disse o ClubedoHardware no artigo dela), quero ligar ela em uma placa GTX 1060 (que consome 120w, pelo que li na internet), a GTX 1060 usa conector de 8 pinos e a C3 500W, possui dois de 6 pci-e. Pelo seu raciocínio:

 

75w dos 120w que preciso irão vir do conector da placa-mãe (conector PCI-e) + 75w irão vir do conector da fonte 6 pinos (apesar da GTX 1060 ser conector de 8). É isto?

 

Resumo:

75w virá do conector pci-e

150w virá do conector 6 pinos que será encaixado no slot 8 pinos da GTX 160

2 pinos da GTX ficarão sem nada

Funcionará sem problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ImPhotographer disse:

@Gabriel Torres, seguindo seu raciocínio, posso SEGURAMENTE tomar esta decisão então?

Fonte: C3 Tech 500w (entregando aproximadamente 450w pelo que disse o ClubedoHardware no artigo dela), quero ligar ela em uma placa GTX 1060 (que consome 120w, pelo que li na internet), a GTX 1060 usa conector de 8 pinos e a C3 500W, possui dois de 6 pci-e. Pelo seu raciocínio:

 

75w dos 120w que preciso irão vir do conector da placa-mãe (conector PCI-e) + 75w irão vir do conector da fonte 6 pinos (apesar da GTX 1060 ser conector de 8). É isto?

 

Resumo:

75w virá do conector pci-e

150w virá do conector 6 pinos que será encaixado no slot 8 pinos da GTX 160

2 pinos da GTX ficarão sem nada

Funcionará sem problemas?

 

A diferença entre o conector de 6 pinos e o de 8 é de sinalização. O que entra em cena é um pino que é usado como Sense1 (preto), pelo qual a placa de vídeo detecta se está sendo usado um conector de 6 pinos ou um de 8, e mais um pino para a função de terra (preto).

 

Quando a placa de vídeo não detecta esse Sense1, mas detecta o uso do Sense0, isso é interpretado como uma sinalização para ela não puxar mais do que 75 W do conector. Se esse Sense1 é detectado, ela pode passar a usar até 150 W desse conector. O pino 2, que é referente a um dos três pinos de +12 V (amarelo), que não é usado no conector de 6 pinos, também passa a ser usado.

 

Algumas placas com conector de 8 pinos podem funcionar mesmo com um de 6, trabalhando com essa restrição dos 75 W, mas aí vai depender do fabricante. Não sei como é nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Internet, cara, show de bola seu esclarecimento. Estou com receio de usar adaptador na C3, vou vendê-la e pegar outra fonte. Estou tendo dificuldade de encontrar outras fontes que foram feitas reviews aqui. Todas (três horas direto ontem procurando), que foram vistas aqui tecnicamente, não encontro na internet (peguei de um post de 2011)

 

 

Vi que você ajuda em vários fóruns por ai. Mt obrigado pela força!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...