Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Guilherme Montelo

Antena Parabólica Motorizada com GPS

Recommended Posts

Olá comunidade Clube do Hardware, tenho em casa tv por satélite, e costumo viajar com frequência, dai to pensando em bolar um esquema pra utilizar o arduino com 3 servos motor e um modulo gps, aliado a uma base móvel que  faça os cálculos do apontamento da antena com base nas coordenadas e altitude e com o auxilio dos servos motores faça o ajuste para o apontamento, dai poderia levar sempre comigo nas viagens.

Já viram algo assim? Tem alguma ideia de problemas com o projeto que possam ocorrer ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Montelo ,

 

Não vejo nenhum problema , apenas vejo que você vai ter de usar o mesmo princípio de alinhamento dos modernos telescópios.

 

Vai se divertir bastante com cálculo tridimensional de coordenadas, e decidir com vai fazer o alinhamento inicial, por exemplo usando polo norte magnético e a hora para poder determinar precisamente as coordenadas de azimute e de elevação.

 

O GPS vai te fornecer as coordenadas e a hora exata, e a partir disso é pura matemática, sabendo as coordenadas do satélite que você tem de apontar.

 

Depois, o sistema de servos tem de fazer o posicionamento perfeito, eu sugiro que você também coloque um daqueles dispositivos que indicam alinhamento com um satélite, com um medidor de ponteiro, e assim você pode pegar o sinal desse medidor e usar ele na entrada analógica do Arduino, e o perfeito posicionamento se conclui quando você obtem o máximos de sinal.

 

Nunca ví algo desse tipo, mas é diversão garantida para você kkkk !

 

Paulo

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×