Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Antena Parabólica Motorizada com GPS


Posts recomendados

Olá comunidade Clube do Hardware, tenho em casa tv por satélite, e costumo viajar com frequência, dai to pensando em bolar um esquema pra utilizar o arduino com 3 servos motor e um modulo gps, aliado a uma base móvel que  faça os cálculos do apontamento da antena com base nas coordenadas e altitude e com o auxilio dos servos motores faça o ajuste para o apontamento, dai poderia levar sempre comigo nas viagens.

Já viram algo assim? Tem alguma ideia de problemas com o projeto que possam ocorrer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Montelo ,

 

Não vejo nenhum problema , apenas vejo que você vai ter de usar o mesmo princípio de alinhamento dos modernos telescópios.

 

Vai se divertir bastante com cálculo tridimensional de coordenadas, e decidir com vai fazer o alinhamento inicial, por exemplo usando polo norte magnético e a hora para poder determinar precisamente as coordenadas de azimute e de elevação.

 

O GPS vai te fornecer as coordenadas e a hora exata, e a partir disso é pura matemática, sabendo as coordenadas do satélite que você tem de apontar.

 

Depois, o sistema de servos tem de fazer o posicionamento perfeito, eu sugiro que você também coloque um daqueles dispositivos que indicam alinhamento com um satélite, com um medidor de ponteiro, e assim você pode pegar o sinal desse medidor e usar ele na entrada analógica do Arduino, e o perfeito posicionamento se conclui quando você obtem o máximos de sinal.

 

Nunca ví algo desse tipo, mas é diversão garantida para você kkkk !

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...