Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multimetro digital com defeito


Posts recomendados

Em 05/01/2017 às 02:12, Bcpetronzio disse:

Daria para indicar qual o resistor que que queimou? (Foto)

coloquei um resistor smd com numero 1000.ou seja o queimado seria 0...e o multimetro voltou a funcionar perfeitamente...vou monitorar, qualquer coisa posto atualizaçoes..obrigado pelo empenho em me ajudar......

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

olá a todos da Família Clube do Hardware gostaria que se possível me ajudassem a encontrar o problema no meu Multimetro.

o caso é o seguinte, eu fiz uma medição errada e o multímetro deu um som interno e piscou em seguida voltou normalmente  até perceber fazendo uma medição na escala de 20v dc o que deveria mostrar cerca de 12v estava indicando mais de 19 ao realizar em uma bateria 9v mostrar mais de 14v. o Meu MULTÍMETRO É EXATAMENTE IGUAL AO DA FOTO caso alguem ja tenha passado por situação parecida, ou saiba algo que ajude ficaria grato...    Ps o onde mostra o resistor R14 não havia nada coloquei um Resistor 104 mas nada mudou. ABRAÇOS feliz 2018 PAz 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ThiagoAsensi disse:

olá a todos da Família Clube do Hardware gostaria que se possível me ajudassem a encontrar o problema no meu Multimetro.

o caso é o seguinte, eu fiz uma medição errada e o multímetro deu um som interno e piscou em seguida voltou normalmente  até perceber fazendo uma medição na escala de 20v dc o que deveria mostrar cerca de 12v estava indicando mais de 19 ao realizar em uma bateria 9v mostrar mais de 14v. o Meu MULTÍMETRO É EXATAMENTE IGUAL AO DA FOTO caso alguem ja tenha passado por situação parecida, ou saiba algo que ajude ficaria grato...   

Pra esses multímetros não tem milagre, torça pra ter queimado resistores se foi a bolinha preta esquece.

O segredo é retirar a placa e testar todos os resistores com um segundo multímetro, com certeza algum deles se alterou. Quando encontrar deverá trocar por outro igual.

 

3 horas atrás, ThiagoAsensi disse:

Ps o onde mostra o resistor R14 não havia nada coloquei um Resistor 104 mas nada mudou.

Não vai mudar, afinal se já tava sem é porque não tava fazendo falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mestre88 disse:

Pra esses multímetros não tem milagre, torça pra ter queimado resistores se foi a bolinha preta esquece.

O segredo é retirar a placa e testar todos os resistores com um segundo multímetro, com certeza algum deles se alterou. Quando encontrar deverá trocar por outro igual.

 

Não vai mudar, afinal se já tava sem é porque não tava fazendo falta.

 

ok vou fazer isso, mas um fato curioso é que ele "funciona" mesmo sem o fusível. achei interessante será que é normal?

 

Vou fazer os testes e voltarei para dizer o que se sucedeu...  obr Mestre88 

 

Ps no caso do R15 achei que ele tivesse torrado pois nunca o tinha aberto então a lógica mandava eu colocar um no lugar, logo não sabia que nada faria... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 08/01/2018 às 08:50, ThiagoAsensi disse:

 

ok vou fazer isso, mas um fato curioso é que ele "funciona" mesmo sem o fusível. achei interessante será que é normal?

Algumas funções do multímetro funcionam sem o fusível. Se você fizer uma medição errada nessas, tchau!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2020 às 11:21, linco_araujo12 disse:

Qual é o nome desse negócio que parece um pingo preto?

chip blob

ou chip COB (chip on board)

ou chip bolha mesmo...

fato é que não é substituível... (até dá, pois o chip usado aí provavelmente é um chip básico de multimetro como estes que ele fala no video), mas pelo preço destes aparelhos não vale a pena a troca... procure em sua cidade uma loja chinesa com um destas a 20 reais... está no preço).

veja este vídeo que vai te esclarecer muita coisa (o aparelho provavelmente é o mesmo só que com outra cara... cor)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

 

 

É um die de semicondutor, um CI sem encapsulamento. Não é viável de substituir manualmente, como mostrado nos vídeos em:

 

 

 

https://learn.sparkfun.com/tutorials/how-chip-on-boards-are-made/all

 

 

 

Se é possível fazer a troca de um, só imagino gambiarras interrompendo trilhas F5Rua4D.gif.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

 

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso que vi ser feito... gambiarras (mas já vi fazerem) então é possível, mas só se a placa for rara, cara e necessária...

Já vi casos onde o que tinha embaixo do epoxy eram 2 chips de lógica, então valia a pena raspar e colocar os CIzinhos de verdade e não perder a placa toda...

já vi casos também que a placa tem espaço para soldar o CI original, mas os chinas montam uma bolha destas... nestes casos só raspar e soldar o original, como neste exemplo (só remover a bolha e soldar a eprom no lugar):

IMG_4398.jpg?ssl=1

 

no caso do multimetro em questão com certeza não vale a pena.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que já vi multímetro que tinha um icl7106 na bolha e opção pro "de verdade" na pci.

ICL7106.jpg

https://www.petervis.com/electronics guides/ICL7106 and ICL7107/ICL7106 and ICL7107.html

 

Tempo, vontade, técnica, paciência, curiosidade, nada a perder, falta de opção, necessidade do multímetro, valor sentimental, um outro multímetro com 7106 mas com chave rotativa pifada ou algo assim, etc... são condições motivadoras pra empreitada.... fora a adrenalina  + uns 20 conto que fica no bolso ... que pra mim viraria vinho seco gelado... 😁

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Amigo estou com um multimetro minipa ET 1002, mas a tensão sempre da abaixo do que é para ser. Por exemplo: se coloco para medir tensão alternada de 220 V , só está dando 208 V. Tem hora que dar certo e tem hora que dar esse ai de 208 V. O que pode ser em? Já refiz a trilha do COM e já troquei o fusivel e até agora nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...