Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte tensão negativa


Posts recomendados

Boa tarde pessoal do CDH. Gostaria de tirar uma dúvida referente à fonte de tensão negativa. Por exemplo, com duas fontes de tensões positivas, de mesma tensão, é possível se obter uma fonte simétrica sem a utilização de outros componentes, como circuitos integrados e transistores? Pode-se realizar a mesma ligação que é feita para pilhas e baterias, conforme a figura abaixo? 

 

 O-que-e-uma-fonte-sim%C3%A9trica.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas,

 

Se tu precisas de DUAS fontes, sendo uma positiva e outra negativa, a figura acima com duas baterias atende. No entanto, se você precisa de APENAS a fonte negativa, é só usar 1 bateria com polarização invertida na ligação.

 

Outra opção é trocar as baterias por carregadores de celular.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder Eletronortico.

 

Este tipo de configuração pode ser utilizado em qualquer tipo de fonte? Estou construindo duas fontes independentes com LM338, caso um dia eu necessite de uma fonte simétrica, ou uma fonte negativa, posso usar a configuração dita acima? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Mateus É exatamente isso que você mostrou na figura com as duas baterias de 9V.

 

2 horas atrás, Luan Mateus disse:

Este tipo de configuração pode ser utilizado em qualquer tipo de fonte? Estou construindo duas fontes independentes com LM338, caso um dia eu necessite de uma fonte simétrica, ou uma fonte negativa, posso usar a configuração dita acima? 

Sim, pode ser feito com fontes desse tipo também, só tome cuidado com fontes de PC que não podem ter seus pinos terra ou carcaças das fontes em contatos umas com as outras.

 

Nessa configuração que você mostrou na imagem das baterias de 9V se medir entre o preto e o azul, terá -9V.

Se medir entre o vermelho e o azul terá +9V e se medir entre o vermelho e o preto terá 18V.

Edit

Uma coisa legal de você entender é que não precisa necessariamente de ser simétrica (as duas tensões serem iguais).

depende de pra que você precisa desse tipo de fonte.

Exemplos:

Para alimentar um circuito com um amplificador operacional ou um amplificador de áudio discreto, você usará uma fonte simétrica, onde as tensões negativas e positivas são iguais.

 

Num circuito de uma fonte do tipo da sua, onde a pessoa quer que a fonte vá de 0V a 20V ao invés de 1,25V a 20V, seria necessário somente -2V.

Você poderia fazer sua fonte ajustável e usar um carregador de celular que tem 5V e liga-lo na fonte como as baterias de 9V, assim teria -5V para levar sua fonte até 0V.

Caso tenha ficado muito confuso eu colocarei umas imagens para ilustrar.

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 Obrigado por responder.

 

Estou construindo essas duas fontes para que sejam utilizadas em bancada, e que funcionem em qualquer circuito, mesmo aqueles que utilizem tensões negativas, como alguns amplificadores, atendendo assim  todas necessidades. 

 

Não entendi muito bem o esquema de ligação citado acima, por favor, teria como ilustrar em uma imagem? Com duas fontes de tensões ajustáveis variando de 1,25 a 20V, poderia ajustá-las de modo a obter uma saída que varie de 0 a 20V, é isso?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está fazendo duas fontes, suponhamos que esteja fazendo essa fonte do Faller.

O esquema original é esse desenho da linha GND pra cima, sem C1, R4, R5,R6 e o zener.

Como a tensão dessas fontes com esse tipo de regulador a tensão mínima é de 1,25V que é a referencia do CI, você tem "injetar" -1,25V (ou -2V, -5V, -10V tanto faz) no circuito para que a fonte desça a 0V.

Aí entram esses componentes que citei abaixo da linha do GND.

Então você pode usar um carregado de celular ou outra fonte e liga-la daquele jeito que você indicou no 1º post com as baterias.

Ligando o positivo do carregador no negativo da fonte (GND) e o negativo do carregador será o -5V que ligará alí onde é indicado.

 

Resumo: você fez uma fonte negativa não simétrica para usar internamente na fonte ajustável.

Isso ilustra o que eu disse que uma fonte negativa não precisa necessariamente ser simétrica, o lado positivo ficou sendo ajustável de 0 a 20V e o lado negativo ficou sendo fixo -5V usado internamente no circuito da própria fonte.

lm317 de 0 - 20v.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 Muito obrigado pela ajuda e pela imagens.

 

O circuito que estou usando como base para a construção da fonte é justamente o mostrado acima, porém irei utilizar transformadores de 16V 2A e LM350 no lugar do LM338. 

 

Agora consegui compreender corretamente como funciona uma fonte negativa, sua explicação foi de grande valia, muito obrigado.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...