Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Residencial: Load Balance (velox + radio + vivo 4g) + 4 APS em WDS


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Sou novo no fórum, ou melhor, retornando depois de longa inatividadade :thumbsup:

 

Moro no interior da Bahia e o acesso a internet aqui é bastante instável, tanto no Velox (5mbits) quanto na conexão a radio (2mbits).

Compartilho duas redes wifi separadas com meu irmão que é vizinho. Eu uso Velox e ele é cliente radio (que curiosamente apesar dos 2 mbits tem se mostrado mais confiável e estável)

Recentemente foi inaugurado a rede Vivo 4G na cidade e a depender do horário consigo atingir 30-50mbits down / 8-20 mbits up.

 

Tenho pouco conhecimento de redes além de configuração e instalacao de modems e roteadores domésticos, configuração de portas, etc.

 

Após algumas pesquisas no Google vi que é possível unir várias conexões de internet em uma aparelho load balance criando redundancia e somando as velocidades, além de expandir a cobertura do wifi sem o uso de cabos com a função WDS.

 

Ainda tenho dúvidas sobre quais dispositivos adquirir pois provavelmente se não conseguir configurar, devo contratar alguém do provedor de internet local para fazer o serviço.

Eu pensei nos sequintes aparelhos:

 

Tp-link Tl-r470t - R$150

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712218651-roteador-tp-link-tl-r470t-4-wan-load-balance-ate-4-links-_JM

Modem Adsl2 Adsl Tp-link Td-8816 - R$67

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694919449-modem-adsl2-adsl-tp-link-td-8816-aceita-todas-as-operadoras-_JM

Roteador Wi-fi Tplink Wr 940n - R$108 (x4)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796325757-roteador-wi-fi-tplink-wr-940n-3-antenas-5dbi-450mbps-_JM

Mini Roteador Portatil 3g/4g Tp-link Tl-mr3020 Wifi 150m - R$69 - ja possuo (+ vivo 4g tablet 20gb)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706453610-mini-roteador-portatil-3g4g-tp-link-tl-mr3020-wifi-150m-_JM

 

Não entendi muito bem sobre o main, relay e remote mas basicamente todos os APS ficariam equidistantes do central (nao haveria estações intermediarias). 

Será que é possível criar uma regra de evitar que streaming de video passasse pelo VIVO 4G? Sei lá, se for muito complicado eu só habilitaria em último caso mesmo ou na urgencia de fazer algum upload (radio e velox somados so chegam em 1mbps).

 

Desculpem pelo texto enorme e obrigado pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 04/01/2017 às 17:33, pgripp disse:

Após algumas pesquisas no Google vi que é possível unir várias conexões de internet em uma aparelho load balance criando redundancia e somando as velocidades, além de expandir a cobertura do wifi sem o uso de cabos com a função WDS

 

Esses aparelhos não "somam as velocidades" de fato. Apenas tem algoritmos simples de balanceamento de carga que distribuem conexões entre os provedores que estão conectados a ele. E eventualmente na queda de um provedor alternam as conexões para outro que esteja on-line. A redundância que ele cria existe, mas considere um caso em que você tem duas redes e tres provedores funcionando, tudo ligado nesse aparelho. E esse aparelho falha. Se você configurou isso como seu único servidor DHCP e também tem todos os seus provedores ligados nele você vai ficar sem nada. Nenhum acesso com tudo funcionando exceto um aparelho... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...