Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Solar par carga lenta em bateria 12v de 10A


Posts recomendados

Boa noite Pessoal,

Tô montando um projeto de uma geladeira auto-suficiente, estou usando:

1 placa solar 12v 1,5W (Não sei  que fazer com ela)

2 placas solares 12v 3W (LIGADAS EM PARALELO)

1 Bateria 12v de 10 A (ainda não sei qual)

2 placas de peltier - 12v / 4,3~4,6A(CADA) - TÔ PENSANDO EM LIGAR EM PARALELO

2 Fan Cooler MASTER COOLER para processador sockt lg 775 - 12v 0,15A(cada)

 

Segue imagens das placas solares de 3W e a de 1,5W

 

Estou querendo aumentar a potencia (corrente), Ligando as placas solares de 3W em paralelo de acordo com o diagrama enviado que explica, como funciona. O problema é que essas placas eu comprei na CHINA... e o chinês n soube dizer a corrente, mas como temos a potencia acredito que seja O QUE APRENDI: corrente = Potência W / voltatem (V) = 0,25A

Vou juntar no momento  duas placas, mas em breve se o projeto der certo estarei colocando mais placas em paralelo.

 

PERGUNTAS:

Essas placas solares funcionarão pro meu projeto? Minha teoria ja funcionou com vocês?

 

O que eu faço com a placa de 12v 1,5w ?

 

Qual bateria eu uso? selada de moto de 10A ou Li-ion de 10000mAH?

 

 

 

 

 

 

 

 

placa solar 12v 3w mono s-l1600-1.jpg

placa solar 12v 3w mono s-l1600-2.jpg

cats.jpg

placa solar 12v 1,5w mono 1.jpg

placa solar 12v 1,5w mono 2.jpg

s-l1600.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para carregar essa bateria de 12V 10Ah voce precisara de uns 13~14V e 1200mA, ou seja 17W, e nesse processo de carga lenta demoraria entre 12 e 14 horas para carregar a bateria...

 

As 2 placas  peltier, funcionando a plena potencia, descarregariam essa bateria em cerca de 1 hora...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pôxa você tem razão, obrigado mesmo

 

De quantas baterias solares dessas ligadas em paralelo eu precisaria pra uma carga lenta? 6?

Que bateria eu utilizo pra puxar essa geladeira por 10 horas que não seja muito grande.

 

 

TIVE OUTRA IDEIA:

No meu carro tenho uma bateria HELIAR FREE 60Ah + Alternador :) To Pensando em puxar um cabo pra lá, DA 

Bateria do carro de 60a ligar em paralelo com uma bateria21v de moto ou de carro usada de >45ah sendo carregada lentamente pelas placas solares e rapidamente pelo alternador.

 

COmprei um controlador de carga que faz com que a carga da energia solar apenas entre nas baterias sem risco de retorno, por causa da corrente das baterias.

as acho que vou ter q trocar pois a corrente dele é muito baixa, analisa aí:

 

Output Current: 10A

 

 

s-l1600 (1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para sustentar 2 modulos peltier de 12V 4.5A a plena potencia por 10 horas, você precisara de uma bateria de 12V 90Ah@10h ou 105Ah@20h, o modelo comercial mais próximo seria a freedom DF2000 115Ah@20h que pesa 27.1Kg...

 

Não tem muita escapatória, esses peltiers consomem 12V*4,5A= 54W cada, 98W em com conjunto, para funciona-los por 10 horas seria necessário armazenar aprox. 1KW em baterias, baterias de litio tem uma densidade que chega a 200W/Kg contra uns 40W/Kg das de chumbo. então uns 5Kg de baterias de litio ou 25Kg de baterias de chumbo, provavelmente bastariam... O problema é achar boas baterias de litio... 

 

Pra gerar 1KW em 8 horas de sol, seria necessário 125W em painéis solares...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau, depois dessa repensei meu projwto:

eu precisava de uma bateria que segurasse no maximo 1 hora com o carro desligado e depois com o carro ligado ela junto com as placas solares carregassem ela.

como eu tenho um controlador de carga solar eu ligo as baterias em serie diretamente e eu ACHO que a corrente não vai queimar as placas

O que você acha? que bateria você indica pra esse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por uma hora ate a bateria do carro deve ser capaz de suprir a demanda das placas, seria bom ter outra bateria , pode ser de 12V 10Ah, para no caso do carro ter dificuldades em partir, voce usar como bateria auxiliar.

 

Se voce não roda muito com o carro, pode acontecer de o alternador não ter tempo de repor a carga perdida, nesse caso seria bom ter um multimetro para monitorar a tensão da bateria,e um carregador eletrico para repor a carga dela caso necessario...

 

Esses painéis de 1.5W seriam mais uteis em uma luminária solar, ou poderiam ser usados juntos no controlador para carregar uma bateria de 12V de no máximo uns 7Ah

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu rodo muito e depois que você me respondeu tive essa ideia. acho q vai funcionar

 

Algumas duvidas:

A bateria seria uma de chumbo 12v 10A parecida com aquelas de moto e no break, pode ser?

 

Qual o menor, mais seguro e melhor fio pra eu passar um cabo da bateria que fica no motor pra outra que fica na mala.

 

Ja que eu vou usar uma bateria de 10A, carregando a bateria solar posso usar esse aparelho q controla a caga da energia solar:

System Voltage: 6V, 12V

Output Current: 10A

Power Range: ≤60W(6V), ≤120W(12V)

 

s-l1600 (1).jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for só para alimentar esse modulo solar como carregador, a corrente consumida sera baixa, um fio a partir de 1.5mm da conta, porém, veja quais as tensões de entrada máximas suportadas pelo modulo carregador. pois na fiação de um carro, a tensão usualmente fica entre 8 e 14V chegando a picos de ate 18V...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...