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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rickfateb

Converter DC em AC

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Boa noite,

 

Sou leigo em eletronica, assisto e leio bastante sobre alguns assuntos mas nunca coloquei a mão em circuitos, apenas para reparar pequenos pontos de solda.

Mesmo assim gostaria do auxilio dos senhores em 2 pontos:

1 - Como converter / transformar 120 Vdc em 120 Vca. Achei várias informações em como usar inversores, nobreak's, etc de 12 Vdc para 110vca, mas no meu caso possuo várias baterias que ligadas em série poderiam me fornecer 120 vdc. Cada uma dessas baterias possuem uma corrente de 45 Amperes.

2 - O material que encontrei sobre converter/transformar 12 ou 24 Vdc em 110 ou 220 Vca, eram para ondas do tipo quadrada. Meu objetivo é alimentar alguns motores 110V  e pelo que encontrei à respeito, o correto seria ondas do tipo Senoide.

Gostaria se possível da solução mais simples, eu sei que um CI 555 não resolveria meu caso rs.... mas se algum souber os componentes que preciso ou se tiver alguma informação mais detalhada, eu levaria em uma eletrônica aqui da cidade para montarem.

 

Grato pela atenção,

 

Ricardo

 

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Boas, 

 

Qual potência você precisa alimentar?

 

sugestão: 

Caso esteja utilizando baterias automotivas, o ideal é colocar elas em paralelo e não em série. Pois se for em série e pifar uma das baterias, o circuito se abre e você perde todo o banco de baterias, mas se for em paralelo, caso perca uma das baterias, você só diminui a potência do banco, isso aumenta em muito a confiabilidade do circuito.

 

Para baixas potências, no mercado se acha facilmente inversores 12Vcc/127Vca.

 

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  • Autor do tópico
  • No momento quero alimentar um motor de 750W, mas já queria montar uma estrutura para suportar motores de até 1500 W. Entendi sobre a ligação em série/paralelo (na verdade elas estão ligadas em série e paralelo para obter esta corrente e tensão que citei, são pilhas de íons de lítio). A questão é que os inversores acabam saindo um pouco caro e a estrutura também é um pouco pesada. Gostaria de trabalhar com motores de 127 vca pois são bem mais baratos do que os de 12 ou 24 vdc.

     

    Grato,

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    Alimentar motores CA com inversores é algo que não não usual. Por isso a maioria usa direto motores CC. Mas há controvérsias, veja esta matéria interessante sobre o uso de inversores para o controle de rotação de motores: https://prezi.com/l45uedrz--r1/inversor-de-frequencia/

     

    Se tu quiser saber mais a respeito, veja esse artigo de um inversor da Weg que alimenta motores:

    http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-motores-de-inducao-alimentados-por-inversores-de-frequencia-pwm-50029351-artigo-tecnico-portugues-br.pdf

     

    Tu precisa varia rotação dos motores ou não? O motor é simples para girar um eixo, ou tu precisas de moto bombas?

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    @Rickfateb O que você quer fazer é financeiramente inviável.

     

    1º - A melhor solução seria realmente potentes inversores de ultima geração que são caros.

    2º - motores são o pior tipo de aparelho para se usar dessa maneira, pois eles tem um pico de corrente de partida muito grande.

    3º - baterias em série aumentam a tensão mas corrente continua a mesma 45A/h.

     

    10 baterias de 12V e 45A/h em série, resultarão em 120V x 45A/h

    Imagine  o seguinte: você tem 45A/h de corrente disponível, um motor de 1HP monofásico 127V consome em média 15A e pode ter um pico de corrente de partida perto de 100A, só isso já impossibilitaria seu projeto.

    A baterias teria que ser maior que 150A/h, e isso para um só motor.

     

    Poderia então usar um motor 120Vcc que também custa uma pequena fortuna.

    Mas, uma bateria de caminhão de 150A/h custa perto de R$700,00 cada uma, x10 baterias = R$7.000,00

    O carregador para essas baterias também não seria barato, sem contar que o motor descarregaria esse banco de baterias muito rápido e levaria mais de 10 horas para recarrega-las. 

     
     

    @Eletronortico São diferentes tipos de inversores para diferentes tarefas.

    Estamos falando de inversor de tensão CC/CA

    Esse a que você se refere é um inversor de frequência que controla a velocidade.

    Editado por cesardelta1

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  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, Eletronortico disse:

    Alimentar motores CA com inversores é algo que não não usual. Por isso a maioria usa direto motores CC. Mas há controvérsias, veja esta matéria interessante sobre o uso de inversores para o controle de rotação de motores: https://prezi.com/l45uedrz--r1/inversor-de-frequencia/

     

    Se tu quiser saber mais a respeito, veja esse artigo de um inversor da Weg que alimenta motores:

    http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-motores-de-inducao-alimentados-por-inversores-de-frequencia-pwm-50029351-artigo-tecnico-portugues-br.pdf

     

    Tu precisa varia rotação dos motores ou não? O motor é simples para girar um eixo, ou tu precisas de moto bombas?

    Obrigado, vou dar uma olhada no material hoje a noite.

    adicionado 2 minutos depois
    1 hora atrás, cesardelta1 disse:

    @Rickfateb O que você quer fazer é financeiramente inviável.

     

    1º - A melhor solução seria realmente potentes inversores de ultima geração que são caros.

    2º - motores são o pior tipo de aparelho para se usar dessa maneira, pois eles tem um pico de corrente de partida muito grande.

    3º - baterias em série aumentam a tensão mas corrente continua a mesma 45A/h.

     

    10 baterias de 12V e 45A/h em série, resultarão em 120V x 45A/h

    Imagine  o seguinte: você tem 45A/h de corrente disponível, um motor de 1HP monofásico 127V consome em média 15A e pode ter um pico de corrente de partida perto de 100A, só isso já impossibilitaria seu projeto.

    A baterias teria que ser maior que 150A/h, e isso para um só motor.

     

    Poderia então usar um motor 120Vcc que também custa uma pequena fortuna.

    Mas, uma bateria de caminhão de 150A/h custa perto de R$700,00 cada uma, x10 baterias = R$7.000,00

    O carregador para essas baterias também não seria barato, sem contar que o motor descarregaria esse banco de baterias muito rápido e levaria mais de 10 horas para recarrega-las. 

     
     

    @Eletronortico São diferentes tipos de inversores para diferentes tarefas.

    Estamos falando de inversor de tensão CC/CA

    Esse a que você se refere é um inversor de frequência que controla a velocidade.

    Obrigado pelas informações. Pelo visto é melhor eu abrir mão dos motores que tenho e comprar uns motores CC mesmo. A propósito, são motores simples onde a ideia seria controlar a rotação (não seria motobombas)...

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