Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rodrigo Vinicius

Auxílio em Cooler/Water para configuração R$150~R$250

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Acabei de montar o meu PC (com um grande auxílio do pessoal do fórum). Porém falta comprar a última peça do PC, o cooler (ou watercooler). Esse é o link do tópico no qual tem detalhado a configuração e uso do meu PC.  Estou com o boleto da VGA que era a outra peça que faltava, e por questões de logística e disponibilidade, terei que comprar o cooler na Pichau (que é a única loja que tem a VGA com preço bacana).

Mas o resumo da quest é a seguinte: Comprar um cooler/watercooler, na faixa de R$150 até R$250 (valor à vista), na Pichau. Alguns pontos que podem auxiliar na escolha:

- Não pretendo utilizar a coolerbox do processador (i5 6600).

- Não pretendo fazer OC e nem SLI.

- A placa-mãe é a Gygabyte H170-Gaming 3 G1 Gaming

- A VGA é a GTX 1060 6GB G1 Gaming

Como critérios de avaliação na escolha do cooler podemos ponderar:

1 - Nível de ruído

2 - Estética

3 - Utilização no futuro (caso eu troque de processador e VGA), gostaria de poder reutilizar o cooler(watercooler)

O meu gabinete, detalhes, leds e cores da placa-mãe são em vermelho e preto (para avaliações no quesito estética hehehe)

Segue os modelos: 

WATER COOLER CORSAIR HYDRO H55 120MM, CW-9060010-WW - BOX - R$219,00

WATER COOLER CORSAIR HYDRO SERIES H45, CW-9060028-WW - R$229,00

COOLER THERMALTAKE RIING SILENT 12 120MM LED RED, CL-P022-AL12RE-A - R$215,00

WATER COOLER COOLER MASTER SEIDON 120V, RL-S12V-24PK-R1 - BOX - R$210,00

COOLER PARA PROCESSADOR PCYES ZERO KZ4 AMD / INTEL, ACZK4120 - R$170,00

Aguardo a ajuda de todos para conseguir finalmente grudar as peças e colocar o PC pra funcionar hehehehe

Obrigado pela contribuição de todos desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
49 minutos atrás, Rodrigo Vinicius disse:

Como critérios de avaliação na escolha do cooler podemos ponderar:

1 - Nível de ruído

2 - Estética

3 - Utilização no futuro (caso eu troque de processador e VGA), gostaria de poder reutilizar o cooler(watercooler)

Aí você já poderia tirar o water cooler da questão. Eles são mais barulhentos do que os air coolers por causa do radiador que tem uma trama mais fechada do que o heatsink dos air coolers e os fans que tem perfil muito mais agressivo. Por exemplo, o Ring Silent 12 tem fan de 1400rpm, enquanto os water coolers tem fans que vão de 1800 até 2700rpm. Como você não vai fazer OC e os water coolers também correm o risco de virem com defeito ou darem defeito, eu acho melhor escolher um air cooler.

Se a questão é só estética, tem o Maelstrom 120T e o Seidon 120V V3 Plus, os dois com fan led. O V3 é mais forte e tem dois fans em push pull. Mas não tem na Pichau, mas vale a pena comprar de outro lugar, pois o H45 é um tratorzinho de barulhento e o H55 tem fan de 3 pinos e vai rodar sempre no talo (barulhento).

Sobre os air coolers, eu desconsideraria os da PCyes. São bonitos, mas, por um review aqui do CDH (Z5), não parecem ser muito fortes.

O Ring Silent 12 não cabe no seu gabinete, que é bem estreito. Cabe o Frio Silent 12, que deve ter um desempenho exatamente igual, só que não tem fan led. Depois você pode trocar o fan por uma opção até mais forte, pois os dois são de 1400rpm. Mas a diferença para um fan de 1800rpm, por exemplo, seria pequena, de 2ºC no máximo.

Na verdade, o Frio Silent 12 é a única opção decente de air cooler que você tem na Pichau na sua faixa de preço, mas ele é muito bom. Já testei o de 14 e considero um produto premium. Desde que você não faça overclock pesado, o Frio Silent 12 segura qualquer upgrade que você fizer no futuro.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Contiusa Obrigado pela excelente explicação. Fui ler alguns review e tópicos que você criou aqui no fórum. Bem interessantes.

A restrição de compra na Pichau não existe mais, tive que comprar a VGA rapidamente antes de ter tempo de escolher o cooler (a 1060 G1 mal entrou em estoque e já se esgotou).

Então volto a analisar o cooler e estou ponderando os seguintes modelos:

- WaterCooler CoolerMaster Seidon 120V V3 Plus - R$240,00 (achei bem bonito o modelo, não conhecia)

- CoolerMaster Hyper 212X Intel/AMD - RR-212X-20PM-R1 - R$175,00

THERMALTAKE FRIO SILENT 12 - R$175,00

Pelo que olhei nesse review da overclock3d, o seidon é melhor e compensa na diferença de qualidade e estética, porém estão avaliando situações de OC, o que não vai ocorrer. Essa grande melhora oferecida pelo Seidon em relação ao 212x também ocorre em condições normais de funcionamento?

A restrição de ruído pelo que analisei o Seidon oferece um noise level na faixa de 23 dBA (low speed 19 dBA, high speed 40 dBA), e o FRIO SILENT 12 na faixa de 15 dBA (low speed 12 dBA, high speed 19.2 dBA) e o Hyper 212x eu achei um range muito impreciso (9-36 dBA). 

Enviei um email para a Pichau, para tentar inserir mais um produto no meu pedido, se isso for aceito sem muita burocracia, acredito que vou levar o FRIO SILENT 12 mesmo (economizo um pouco com nos valores do produto/frete). Caso eles demorem muito pra responder e essa primeira opção torne-se inviável, acredito que vou comprar o Seidon 120V.

E ae, parece ser uma boa estratégia? Existe algum outro modelo bacana, agora que não tenho mais a restrição de comprar só na Pichau?

Obrigado pela contribuição o/

Editado por Rodrigo Vinicius

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Realmente não tem como edicionar um novo produto no meu pedido da Pichau. Então essa ideia de comprar lá para economizar no frete está realmente abortada. 

Compartilhar este post

Link para o post
    2 horas atrás, Rodrigo Vinicius disse:

A restrição de ruído pelo que analisei o Seidon oferece um noise level na faixa de 23 dBA (low speed 19 dBA, high speed 40 dBA), e o FRIO SILENT 12 na faixa de 15 dBA (low speed 12 dBA, high speed 19.2 dBA) e o Hyper 212x eu achei um range muito impreciso (9-36 dBA). 

Os dados do fabricante enganam muito, mas os 39dBA no máximo é bastante coisa (mas nunca vai chegar no máximo). O Frio Silent você pode considerar inaudível em todas as situações.

Nessa faixa de preço eu escolhia um dos dois. O Hyper 212X não cabe no seu gabinete e considero pior. Tem um Thermaltake L31 vendendo no Mercado Livre por 120. Na verdade, o Frio Silent 12 é um L31 com fan branco e preto de 1400rpm (o L31 tem fan branco e vermelho de 1800rpm). Por isso se chama "Silent". É uma versão light. É Mercado Livre, mas o L31 está por uma barganha.

Fora o Seidon e o Frio Silent (L31), não vejo muitas opções. Acho que são os melhores modelos custo benefício.

adicionado 6 minutos depois

Ah, nos processadores do soquete LGA 115X, a margem de um cooler para outro não muda tanto em overclock. Fica mais próximo em stock, mas o Seidon ainda vai ser uns 4ºC mais frio na média. Mas em stock o Frio Silent ou o L31 seguram tranquilo. É só instalar corretamente. Mas não espere temperaturas geladas. Mesmo quando eu tinha um NH-U14S, no verão fica entre 55-65ºC em load nas máximas, o que é perfeitamente normal.

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Contiusa Entendi, realmente obrigado pelos esclarecimentos. Acabei comprando o Seidon mesmo. Agora é só esperar chegar e montar as peças!!! \o/

Vlwww

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais