Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gian Felipe Camargo

verdade ou mito? ram 2x1 melhor que 2+1 (ddr2)

Recommended Posts

Ouvi dizer que um computador montado com memórias RAM's do mesmo tamanho rodam melhor do que de tamanhos diferentes, exemplo:
Um computador com dois pentes de 1 GB (Totalizando 2GB) roda com menos bug do que um pente de 2GB + um de 1GB (Totalizando 3GB), por causa de que 2x1 trabalham em uma mesma... frequência (digamos assim), enquanto 2+1 trabalhariam as frequências de uma forma diferente...

Resumindo, é MITO ou é VERDADE de que duas memórias RAM de mesma capacidade rodam melhor do que se forem de capacidades diferentes?

Editado por Gian Felipe Camargo
Correção de algumas letras erradas...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende. Tenho aqui 1x4GB e 1x8GB há mais de 1 ano, totalizando 12GB e até agora foi só alegria, sem nenhum problema.

Tendo pentes iguais ajuda na velocidade pois trabalharão como Dual-Channel. Até onde eu sei, na teoria, os dados são divididos e guardados separados nas memórias. Então se vai acessar um arquivo de 1GB, ele vai puxar 500MB do arquivo de cada memória.

Na teoria Dual-Channel é mais rápido, mas no seu exemplo eu discordo. Acho que 2GB é pouco para um Windows hoje em dia. Antes do meu PC atual, usei Windows 8.1 de 64bits num PC com 2GB e era muito sofrimento. Meu pai usou Windows 10 de 32bits no mesmo PC e ainda ficava lento. Já no Windows 7 ficou melhor.

O sistema precisa de memória para funcionar, e usar o navegador usa bastante memória. Se o sistema começa a ficar sem memória RAM disponível, ele tem que se virar para liberar de alguma forma, geralmente deslocando os programas ociosos para a Memória Virtual que fica no HD (que é muito mais lenta). Numa quantidade baixa de memória assim, acho que maior quantidade é melhor, como 3GB no exemplo. Agora, se você tem 1 pente de 4GB, vale a pena comprar outro de 4GB pra totalizar 8GB em Dual-Channel. Apesar de que não tenho certeza se a velocidade é realmente notável.

No meu exemplo, ambas as memórias são Kingstom DDR3, mas uma é a HyperX blu 4GB 1333MHz, a outra é HyperX Fury 8GB 1600MHz, e minha placa-mãe é Gigabyte GA-78LMT-S2 com 2 slots 1333MHz. Como a 8GB é mais rápida que a 4GB já instalada, a placa-mãe igualou sua velocidade para 1333MHz, logo ambas estão trabalhando nessa velocidade. Eu poderia ter comprado outra de 4GB para ficar Dual-Channel, mas eu ia ficar limitado a 8GB já que a placa-mãe só tem 2 slots. Se depois eu quisesse mais teria que trocar uma delas. Além disso, por eu abrir muitas abas no navegador, ter jogos pesados e usar alguns programas de edição/programação, acho que 12GB é melhor.

Por fim, não vejo e nunca tive problemas/bugs em usar memórias diferentes. Dependendo do sistema e de como você o usa, 2GB em Dual-Channel pode ser bom, mas ter 3GB ou 4GB já da uma boa folga. Eu mesmo já senti o sistema mais rápido e leve tendo esses 8GB extras. De nada adianta ter memórias rápidas se ficam cheias rápido, fazendo que o sistema use o HD para ter mais memória. É aí que o sistema fica realmente lento.

Espero que tenha entendido, desculpa pelo tamanho kkk.

Editado por FernandoByte

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais