Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
josesalvo

TV cce hps 2781 queimando fusivel

Recommended Posts

ola estou com essa tv na bacada,a tv estava com o fùsivel  queimado troquei o mesmo mas  queimou de novo,testei o q801 2sc4430  estava em curto troquei e capacitor que fica na posição 403 perto do flyback estava partido por um curto tambem troquei

liguei o tv não queimou mais o fusivel, mas a fonte estava morta,só o lend do standby aceso ,troquei o ci tda4601 liguei o tv a fonte funcionou ,mas o +b esta com 142v a tv não liga,segundo o esquema deveria ter 122v, preciso de uma dica,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@josesalvo

olá colega,

se a tensão de +B está alto, significa que o mesmo não tem carga.

Em que ponto mediu o +B?

Dependendo de onde mediu, verifica a linha toda, começando desde L805 até o coletor do transistor de saída horizontal.

Checa isso e traz notícias pra gente.

Editado por Classificados Mineiro

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ola bem nesse momento a tv queimou o fusivel e o transistor 2sc4430 queimou de novo,eu achei que já tinha resolvido o problema estava ligando sem a lampada em serie,coloquei outro transistor, ligando a tv ela não arma,pisca a lampada e não arma a fonte,talvez tenha queimado o ci4601, mas quando eu medi a tensão do +b eu medi no resistor 831 que alimenta a outra placa as tenções estavam alterada medi ate a placa que fica no tubo e tinha os 142v tambèm medi no resistor 414 142v

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, quando trocou o TDA4601 você verificou C840/C841 também?

Citação

bem nesse momento a tv queimou o fusivel e o transistor 2sc4430 queimou de novo,

Você substitui pelo original ou colocou um equivalente como 2SC3644, 2SC4585, BUV48B(C), 2SC3552 ?

Pode até haver alguma coisa fritando esse transístor aí, mas do jeito que vão as coisas, é bem provável que ele e o TDA4601 não seja tão confiável. Me refiro a pirataria.

quando trocou Q801, substituiu também C890 / C814 ?

C815 não está em curto? Pois, se estiver, é bem provável que R816 e/ou D811 tenham dado problemas também.

Citação

ligando a tv ela não arma,pisca a lampada e não arma a fonte,talvez tenha queimado o ci4601,

Vamos aguardar a substituição dos componentes em questão.

Citação

mas quando eu medi a tensão do +b eu medi no resistor 831 que alimenta a outra placa as tenções estavam alterada

Do outro lado de R831 saía quanto? Essa tensão vai para o Varicap. Depois que garantir o correto funcionamento da fonte, passaremos para o estágio horizontal.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • o transistor 2sc4430 eu troquei pelo mesmo não sei se é original,e o ci 4601comprei na mesma loja eu verifiquei os capacitores c814 e 890 eu não tinha trocado,o c815 não tem nesta placa,o capacitor 890 estava com baixa capacitância eu os troquei, o diodo 811,eu medi e esta normal, sera que mesmo assim é bom trocá-lo ,tem que ser do mesmo,eu vou comprar novos componentes em outra loja,aqui em minha cidade só tem duas lojas de eletrônica,assim que eu trocar os componentes eu dou o resultado.a tensão do outro lado do r811 eu não me lembro assim que parar de queimar o fusivel eu vou verificar

Editado por josesalvo

Compartilhar este post

Link para o post

@josesalvo

Pelo jeito pode ter sido C890 que começou tudo. É capaz de TDA4601 ter danificado também.

Troque C814 mesmo que tenha passado no teste pra impedir a queima de Q801 novamente.

D811 é um diodo avalanche rápido, talvez não encontre. Se puder trocar/ troque!!!

C815 é o capacitor do Snubber. Ele tem que estar aí, nem que a referência dele no circuito seja outra.

Citação

assim que parar de queimar o fusivel eu vou verificar

Aguardamos o retorno.

ótimo domingo pra você.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ola eu troquei o ci 4601 e o 2sc4430,verifiquei o c815 pelo esquema ele esta na referencia 816 ligado com resistor 816 e o diodo 811 testei no capacimetro ele esta bom liguei a tv na lampada em serie a fonte não arma,bem o transistor 2sc4430 queimou agora coloquei um 2sc3895 que é equivalente,a fonte agora esta armando,mas a tensão continua alta,agora tirei a tomado da defletora liguei a tv a tensão caiu para 126v aparece no centro da tela um ponto luminoso 

Editado por josesalvo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • a questão do ptc não tinha nada a ver ,como eu disse a cima o 2sc4430 queimou de novo,eu coloquei um equivalente em seu luga é o 3895,eu tirei atomada da bobina defletora da placa liguei a tv a tensão caiu para 126v sera que a defletora esta em curto,como saber

Compartilhar este post

Link para o post
    Citação

medi a tensão no r811 é de 147,2 de um lado e 147,6 do outro porque a tensão esta mais alta

Depois de R808 deve haver uma queda de – 0.6V/ 0.6V.

Atenção com o terra.

Citação

quando eu abri essa tv o capacitor cerâmico que fica perto fleybak é c422 estava com sinal de curto em seu corpo e um dos terminais cortado sera que pode ser o fleybak

Talvez não, preciso analisar. No esquema não estou encontrando esse C422!!!

adicionado 8 minutos depois
    6 minutos atrás, josesalvo disse:

a questão do ptc não tinha nada a ver ,como eu disse a cima o 2sc4430 queimou de novo,eu coloquei um equivalente em seu luga é o 3895,eu tirei atomada da bobina defletora da placa liguei a tv a tensão caiu para 126v sera que a defletora esta em curto,como saber

+B alto;

Q801 queimando toda hora;

Insiste ainda nessa fonte mais um pouco.

Essa fonte não está regulando, do jeito que vejo por aqui, o tempo ON do fet deve estar mais alto.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • eu esqueci de mecionar a teve a gora não quer ligar o lende fica acesso apertando o botão power a tv não arma a fonte

Compartilhar este post

Link para o post

Más o que aconteceu? Não estava armando antes?

Se o LED está aceso é porque a TV tem pelo menos 3,3V, alimentação do micro.

Sua fonte está funcionando. Pelo menos alguma coisa.

Veja se tem +B, e qual o valor dele.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • unica tensão que eu achei é 5v 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • não tem tensão nesse ponto eu achei 12v no d802 e os 5v no r823

Compartilhar este post

Link para o post
    19 horas atrás, josesalvo disse:

não tem tensão nesse ponto eu achei 12v no d802 e os 5v no r823

tudo bem.

se vamos começar do zero, vamos fazer a coisa direitinho.

tudo começa com a tensão +a5v (na subfonte):

• veja se em c831 chega 12v estabilizado;
    • na saída de ic802 veja se tem 5v estabilizados.

esses 5v vão para o micro ic701, para o pino enable do varicap, teclado, led de standby e etc.

enquanto sua tv estiver em standby, o micro coloca q701 em nível alto que faz o led fica aceso e mantém em nível baixo q802/q805.

mas quando você dá o comando on no teclado ou cr, o micro coloca em nível baixo q701, o led apaga, a tensão na base de q802 sobe e faz conduzir também q805. com a condução de q805, rl801 arma e libera a fonte principal.

através de rl801, a tensão da entrada é retificada pela ponte retificadora e filtrada por c840/c841. essa tensão vai para o pino 1 de t801 e coletor de q801.

quando rl801 se arma, ele também libera uma tensão para o pino 9 de ic801(tda4601). essa corrente é a corrente de partida que faz o ic801 funcionar/ logo em seguida, com o chaveamento de q801, é induzida uma tensão no outro secundário de t801, cuja tensão será retificada por d806 e filtrada por c890 para alimentar ic801 permanentemente. daí então, o circuito se realimenta sozinho.

não vamos entrar em detalhes do funcionamento do tda4601, mas o que precisa saber, é que com o chaveamento de q801, serão induzidas outras tensões no secundário de t801. essas tensões principais serão +b122v/ +b12v/ +b24v. depois, com uma associação de resistores na linha de +b122v, formaremos 40v/33v.

acho que a partir disso já dá pra pegar um pouquinho. perceba que se você tem 5v e 12v no secundário de t801, certamente deve ter outras lá também. você disse que não tem, talvez seja porque fb817/fb818, d810/d807, l805/l807 estejam abertos.

caso os componentes (fb817/fb818, d810/d807, l805/l807) estejam em bom estado, pode ser que t801 esteja com algumas expiras no secundário aberto ou em curto(talvez isso explicaria a insistente queima de q801).

desculpa colega, não estou te ensinando; o meu propósito é de ajudar. a forma que encontrei pra te explicar foi essa, e de verdade, espero que este tópico te ajude.

posso ter errado alguma coisa, desde já peço perdão se ocorrer.

adicionado 3 minutos depois

@josesalvo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • amigo ti agradeço por esta me ajudando,estou  aprendendo ,não sei muito, conserto aquilo que esta dentro do meu conhecimento ,eu fechei a tv e vou devolver para o  cliente , obrigado pela ajuda, que deus te Abençoe valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais