Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BOMBA de Water cooler falhando


Posts recomendados

Comprei um Maelstorm 120t a pouco mais de um ano e de um tempo pra cá, a BOMBA anda falhando. Ela simplesmente para e os leds continuam a brilhar. E como se algo estivesse entupindo a bomba. Basta eu dar uns socos na bomba que ela volta a rodar, mas isso e muito trabalhoso pois tenho que remove-la de dentro do gabinete nessas horas. O que eu posso fazer quanto a isso ? Pois a bomba ainda funciona quando quer, então imagino que não esteja queimada. O que posso fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Wild em qual conector você plugou a bomba? Está a 12V? Dá para tirar uma foto de como o water cooler está instalado no gabinete?


No momento não tem como. A boma desliga em minutos  de uso. Desinstalei e estou usando um TX3 velhinho que eu tinha aqui. Mas respondendo sua pergunta, o FAN ficava ligado na entrada padrão de FAN da MOBO, ja a bomba ficava no PowerFan. Imagino que estava certo pois o conector da bomba era de 3 PINOS exatamente como no power FAN. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eduardo Wild disse:

Imagino que estava certo pois o conector da bomba era de 3 PINOS exatamente como no power FAN. 

 

Sabe como estava o controle do power fan? Muitas placas-mãe vem com conectores com configurações diferentes. Por isso é sempre indicado desabilitar qualquer controle no BIOS e manter sempre em disable / full speed / etc. Mesmo se o conector for de 3 pinos. A não ser que você leia o manual da placa-mãe para se certificar de que ela vai estar sempre a 12v.

 

Minha placa-mãe tem um conector pelo default que roda as bombas a 7v. Depois eu fui ver no manual e ele vem em DC com controle de tensão. Se eu fosse usar esse conector, eu teria que ir no BIOS e colocar em disable. Varia de acordo com cada placa. As mais antigas não constumam ter essas firulas.

 

Você pode testar só a bomba em um conector da placa-mãe. Basta abrir o gabinete e plugar. Mas vá no BIOS e desabilite qualquer controle do conector. Se puder dizer a rotação que ela está rodando, melhor ainda. Se continuar falhando, acione o RMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Sabe como estava o controle do power fan? Muitas placas-mãe vem com conectores com configurações diferentes. Por isso é sempre indicado desabilitar qualquer controle no BIOS e manter sempre em disable / full speed / etc. Mesmo se o conector for de 3 pinos. A não ser que você leia o manual da placa-mãe para se certificar de que ela vai estar sempre a 12v.

 

Minha placa-mãe tem um conector pelo default que roda as bombas a 7v. Depois eu fui ver no manual e ele vem em DC com controle de tensão. Se eu fosse usar esse conector, eu teria que ir no BIOS e colocar em disable. Varia de acordo com cada placa. As mais antigas não constumam ter essas firulas.

 

Você pode testar só a bomba em um conector da placa-mãe. Basta abrir o gabinete e plugar. Mas vá no BIOS e desabilite qualquer controle do conector. Se puder dizer a rotação que ela está rodando, melhor ainda. Se continuar falhando, acione o RMA.

Isso sobre a tensão ate faz sentido, pois sempre usei a configuração padrão da mobo. Segue esses shots. Instalei novamente a bomba, ligando ela no no power fan e coo eu disse ela não funcionou. os RPM's estavam em zero. Quando dei um tapa, pronto...nela voltou a rodar. Não tem como enviar pro RMA pois a garantia dele acaba essa semana. Queria alguma solução possível, troca de fluido, lubrificação da boa etc. Sou meio iniciante em WC por isso peso ajuda

170109173318.BMP

170109173251.BMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Wild a questão é que ela está em 1500rpm. Pode muito bem estar a 7v e não tendo potência o suficiente para inicializar. Alguns fans mais baratos não inicializam a 5v, por exemplo. Se ela sempre rodou nesses 1500rpm, ela deve ter desgastado (elas precisam rodar a 12v para não desgastar) e estar precisando de um tapinha para iniciar.

 

Importante - como está o power fan contol mode? Em Auto? As fotos só mostram até o CPU fan control mode.

 

 

adicionado 1 minuto depois

 

-----edit-----

ah, acho que a Cooler Master tem garantia de 2 anos. Um ano só pela loja (dizem que a loja tem que acompanhar a garantia do fabricante, que seria de 2 anos_, mas você pode acionar o RMA de qualquer maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Wild mas não é isso, não. Nos dois prints anteriores você tem na tela (lá embaixo) escrito "CPU Fan Control mode". Está em "Auto", correto? É só ver na foto (as duas primeiras que você me mandou). Embaixo disso precisa ter "Power Fan Control mode". Provavelmente vai estar em "Auto" também. Você precisa colocar em "disable / full speed" o que for a última opção. 

 

Veja lá quais as opções que você tem além de "auto".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, xMinato disse:

acredito que o botão que o contiusa está falando é o "CPU Fan control mode"

 

Mas ele está falando "power fan". Ou ele está confundindo power fan com CPU fan. Eu vou dar uma olhada no manual, porque de uma geração para outra eles mudam tudo (ainda que eu tenha uma Gigabyte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Wild a sua placa-mãe tem quatro conectores.

 

1 - CPU_fan.

2- SYS-fan 1

3- SYS-fan 2

4- PWR_fan.

 

No BIOS, da mesma forma que aparece CPU Fan Control Mode e 1st System fan Speed Control, vai ter que aparecer 2st System fan Speed Control e PWR fan speed control, ou control mode.

 

Não é muito complicado. É só ir descendo na página do BIOS.

 

Quando chegar ao PWR fan, clique em "enter" e diga para a gente as opções que aparecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Wild então coloque a bomba nesse 1st System Fan (tire o que estiver aí só para testar). Seria o segundo conector de 4 pinos além do CPU_fan. Os outros dois são de 3 pinos.

 

Vá no BIOS e coloque esse 1st System Fan que aparece na foto em "disable". Algumas placas-mãe é "full speed". É a última opção. Salve o BIOS e depois veja no HWmonitor a rotação da bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Wild então coloque a bomba nesse 1st System Fan (tire o que estiver aí só para testar). Seria o segundo conector de 4 pinos além do CPU_fan. Os outros dois são de 3 pinos.

 

Vá no BIOS e coloque esse 1st System Fan que aparece na foto em "disable". Algumas placas-mãe é "full speed". É a última opção. Salve o BIOS e depois veja no HWmonitor a rotação da bomba.

Fiz o que você falou amigo. A bomba esta rodando e 1900 a 2000 RPM. Vou usar o cotidiano pra ver se volta a falhar. Peso ao ADM não fechar o tópico ainda, pois ainda vou postar se resolveu ou não.. agradeço as respostas mas agora só usando pra ver

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eduardo Wild disse:

Fiz o que você falou amigo. A bomba esta rodando e 1900 a 2000 RPM. Vou usar o cotidiano pra ver se volta a falhar. Peso ao ADM não fechar o tópico ainda, pois ainda vou postar se resolveu ou não.. agradeço as respostas mas agora só usando pra ver

 

Está bem melhor. Só está abaixo do normal (era para estar entre 2200-2400). Pode ser que ela tenha desgastado e está um pouco abaixo do padrão (por você ter usado a 1500rpm no último ano). O conector PWR fan devia estar a 7v e ela desgastou até começar a não ligar mais sem um tapinha.

 

Deixe assim no Sys fan no máximo. Se o problema não voltar, mantenha assim que está legal. Ela pode durar menos do que se ela tivesse funcionado sempre a 12v, mas pode ser que ela não perca a vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei galera. Bem mais rápido do que esperava, então já da pra ter uma noção KKKKKKK. Realmente a sua dica camarada Contiusa funcionou por umas 6 horas. Logo apos a bomba morreu de novo. Andei dando uma pesquisada na internet e vi uma galera reclamando desse problema nesse mesmo modelo de cooler. Acho que fui premiado também. Essa foi minha primeira experiencia com WC e sinceramente odiei. Estou usando um Hyper TX3 que eu tinha algum tempo e esta quebrando um galho. Vou investir em um AIR fan ...pra mim chega dessa parada chata de WC...muita frescura e dor de cabeça

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo Wild disse:

Voltei galera. Bem mais rápido do que esperava, então já da pra ter uma noção KKKKKKK. Realmente a sua dica camarada Contiusa funcionou por umas 6 horas. Logo apos a bomba morreu de novo. Andei dando uma pesquisada na internet e vi uma galera reclamando desse problema nesse mesmo modelo de cooler. Acho que fui premiado também. Essa foi minha primeira experiencia com WC e sinceramente odiei. Estou usando um Hyper TX3 que eu tinha algum tempo e esta quebrando um galho. Vou investir em um AIR fan ...pra mim chega dessa parada chata de WC...muita frescura e dor de cabeça

 

 

O que deve ter acontecido é que você estava usando a bomba a 7v. Nesses casos ela pode quebrar em questão de meses. A questão é que os manuais são mal explicados e eles "subentendem" que o conector de 3 pinos vai funcionar a 12v em qualquer conector. Na prática isso não acontece em muitos casos.

 

Mas eu também acho que um bom air cooler não tem substituto. A menos que você se torne aficionado em water cooler e saiba exatamente onde você está se metendo e esteja preparado para encarar os problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...