Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamentos Inesperados


Visitante

Posts recomendados

Boa noite~

 

Primeiramente, minha configuração é a seguinte:

 

Placa-mãe: PCChips A13G+ V3.0F
Processador: Sempron 64 LE-1150 @ 2.0 GHz (Sparta, 45W TDP) / Athlon 64 X2 5600+ @ 2.9 GHz (Brisbane, 65W TDP)
RAM: 4 GB RAM, Dual Channel
GPU: NVIDIA GeForce 9500 GT

 

Okay, a configuração é um tanto antiga e fraca pros padrões atuais.


Já faz algum tempo que um "problema" esquisito começou a se manifestar nesse PC, ao liga-lo á frio (após muito tempo desligado), se eu não pressiono a tecla PauseBreak durante o POST e espero alguns minutos, e o PC segue para o boot, inexplicavelmente o PC simplesmente desliga, mesmo que a temperatura do processador esteja nos habituais 40° C.

Mantendo a máquina pausada na tela do POST por alguns minutos evita que esse desligamento ocorra e faz com que o Windows inicie normalmente, quando liberado do pause.

 

Ao decorrer do dia eu posso navegar na internet, utilizar o Photoshop e algumas aplicações pesadas, jogar, e nada desliga, tudo fica normal.

 

Recentemente, buscando dar uma sobrevida de mais alguns meses para essa máquina, comprei um processador dual-core, no caso, o Athlon 64 X2 5600+ "Brisbane", realizei a instalação, do processador com todos os cuidados necessários, apliquei uma pasta térmica e instalei junto a um cooler novo que comprei justamente para ele, visto que o TDP desde processador é de 65W, verifiquei as temperaturas na BIOS, tudo OK, exceto pelos desligamentos inexplicáveis que se tornaram muito mais frequentes agora.

 

Mesmo que eu deixe a máquina pausada na tela do POST por alguns minutos, com este processador o PC está se desligando sozinho em qualquer momento, seja ele durante o boot ou depois do boot, em alguns casos eu consigo fazer login no Windows, porém, poucos minutos depois, o PC desliga novamente.

 

Curiosamente, se eu iniciar o Windows pelo modo de segurança com este Athlon, eu posso utilizar o PC normalmente, testei por horas e ele não se desligou.

 

Apesar de tudo, suspeito que seja minha fonte a causadora do problema, é uma fonte de 500W reais, não é genérica, mas também não é de uma marca muito conhecida, não lembro qual agora. Mas antes que eu saia gastando mais dinheiro com uma fonte, gostaria de alguma ideia ou orientação sobre o que pode estar causando estes desligamentos com o Athlon. Enquanto isso, recoloquei o Sempron, estou com o PC há horas ligado e em momento algum ele desligou, com este processador, só está desligando quando eu ligo o PC á frio mesmo e não dou PauseBreak por alguns minutos.

 

Obrigada desde já~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo olâ, seja bem vinda ao Fórum. Eu creio que pode ser a fonte pois com decorrer do tempo e da necessidade energética ela pode não suprir

Se não souber o modelo tire uma foto e nos vemos para você.

E você usa estabilizador ou UPS(nobreak) ou filtro de linha de algum tipo?

adicionado 4 minutos depois

Já tentou fazer a atualização do BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Utilizo um estabilizador, amanhã de manhã eu tiro uma foto da fonte, neste momento não me é possível desligar o PC pra abrir rapidamente e olhar (Windows instalando atualização 96 de 201). Também penso ser a fonte, embora a principio eu pensasse que a necessidade energética dos dois processadores não fosse tão diferente; mas também não sei se um processador defeituoso poderia fazer a máquina desligar subitamente, normalmente o que eu esperava neste caso (se fosse o processador) seria uma BSOD ou congelamento.

 

De toda forma, amanhã tiro uma foto da fonte, obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo agora acho que sei por que....

Estabilizadores não prestam

Na minha assinatura(que está colorido) tem um link falando de por que não devemos usar

Dê uma leve lida nele

E depois jogue-o Fora literalmente eles não prestam e podem prejudicar qualquer aparelho que tenha fonte de alimentação. Como carregador de celular TV etc

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte é uma "PowerX 500W-PX500", dessas aqui:

 

spacer.png

 

Mas você está certo, andei pesquisando sobre ela e apesar da etiqueta listar que ela tem 500W de potência, ela mal pode dar 230W.

 

O que também me deixou levemente confusa sobre como ela pode ter funcionado bem a principio quando coloquei a GeForce 9500 GT porque segundo a Nvidia, essa GPU requer no minimo 350W de potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo sim veja nesses 2 tópicos criado pelo colega @Foxwalt

então é que depende pois tem certas horas que o consumo da placa aumenta muito e com o decorrer do tempo o estabilizador prejudica a fonte entendeu? 

Eu recomendaria você tentar pegar uma XFX XT 400w, ou uma CX 430w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Estive pesquisando algumas fontes mesmo, não posso gastar muito no momento então estive pensando na CX-430 ou CX-500, essa XFX XT 400W também me parece muito boa, mas 400W seriam o bastante pra minha configuração atual?

Estou pensando em trocar essa 9500 GT por uma GT 740 em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo então 400w dá para alimentar 3 desses seu computador ao mesmo tempo, a placa de vídeo consome nem 100w, o fabricante recomenda uma fonte "alta" para que mesmo as pessoas com fontes genéricas possam usar e tenha uma margem de segurança maior entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei uma Corsair CX500, instalei-a na máquina mas estranhamente de nada adiantou; ao colocar o Athlon 64 X2 5600+ a máquina continua a desligar durante o boot ou após este ao estar no Windows, não consigo chegar a uma raiz do problema, embora eu imagine que seja algo na placa-mãe.

 

Ao menos eu acho, porque nunca vi um processador com algum defeito ou problema causar desligamentos. Tem alguma outra ideia? Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...