Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desktop - para arquitetura


Posts recomendados

Eu vou montar um computador novo e quero o melhor custo benefício para que ele rode bem um programa específico de modelagem BIM de arquitetura (ARCHICAD - link requisitos mínimos: http://www.graphisoft.com/support/system_requirements/AC20/index.html?_ga=1.196763435.621360041.1484080566). Eu tenho algumas dúvidas básicas e queria que me auxiliassem para escolher os melhores componentes. Meu último computador durou quase 8 anos sem nenhum upgrade (mas eu enrolei pra olhar um novo, ele pifou no começo da semana e agora preciso de um urgente!!), e eu pretendo que este novo dure pelo menos uns 4 sem melhorar muito, mas que possa ser customizado se necessário (o software que utilizo aumenta muito as exigências de hardware a cada ano). É para rodar o windows 10 64 bits.

Queria gastar o mínimo possível (para investir em tela), mas posso chegar a até cerca de R$5.000,00 nele completo.

 

DUVIDAS: 

1 - A frequência da placa-mãe limita a do processador ou da memoria RAM? Fiz alguns orçamentos e eles colocaram placas de 2133MHz, com processador que chega a 3.3GHz, e memoria RAM com 1600MHz, e pensei se não seria melhor pegar uma placa-mãe com frequência maior (encontrei de 3466MHz) e RAM com 2400MHz, ou isto não faz diferença? Vi que tem jeito de fazer overlock, mas também não sei olhar se os componentes são compatíveis para isto, ou se todos já são habilitados...

Exemplo de componentes cotados: 

Asus H110M-C/BR (LGA 1151 - DDR4 2133MHz) 

Intel Core i5 6400 LGA 1151 2.70GHz (Turbo 3.30GHz) - cache 6MB 

8GB DDR3 1600MHz Kingston HyperX Fury - Latência 10-10-10

 

2 - Vou colocar 8GB de memória RAM até o momento em que me atender bem. É melhor eu comprar 2x4 ou 1x8 mesmo? No caso de ser 2x4 como eu olho se os componentes são compatíveis com dual channel?

 

3 - Vou colocar somente memória SSD de 120GB, pois utilizo HD externo e faço backups mensais em outro HD. Pesquisei e a melhor tecnologia é a SLC, seguida da MLC e da TLC (ordem crescente de recebimento de mais ciclos de gravação - durabilidade). Eu queria SLC, mas parece ser um preço inacessível no momento. Vocês indicam alguma MLC com preço razoável (uns R$400,00).

 

4 - O site do software fala para utilizar placas de vídeo de uso profissional (NIVIDIA QUADRO sem linha, K ou M; AMD FIREPRO V ou M; Gefroce GTX) ultima geração, minimo 1GB, 128bits. (link http://helpcenter.graphisoft.com/technotes/video-cards/recommended-video-cards-for-archicad-20/). Eu renderizo muito pouco e terceirizo quando precisa de mais qualidade, a placa é mais para rodar o programa bem mesmo.

 

Diante destas dúvidas, a princípio tenho a seguinte configuração em mente:

 

PROCESSADOR: i5 de 6ª geração ou mais; ou i7 de 4ª geração ou mais - pelo pesquisei o i56400 é o mais em conta, e os outros um pouco mais caros não agregam tanto, mas se tiver uma outra opção, pode sugerir por favor. Para o software em questão, mais núcleos fazem diferença, mas somente no i7 tem opção com 8 núcleos e o preço não e acessível par amim.

 

placa-mãe: DDR4, USB 3.0, DUVIDA NA FEQUENCIA.

 

MEMORIA: SSD 120GB,queria um de tecnologia MLC por durar mais (receber mais ciclos de gravação). 

 

MEMORIA RAM: 8GB, pode ser DDR3, DUVIDA NA FEQUENCIA.

 

PLACA DE VIDEO: Pesquisei o quadro K420 parece a melhor, mas se tiver uma outra opção, pode sugerir por favor.

 

Agradeço muito a atenção de vocês antecipadamente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- não, a frequência de uma memória e da placa-mãe tem relação, pois a placa-mãe só suporta uma memória da frequência que ela tem. não precisa fazer overclock.

 

2-é recomendável para esse tipo de atividade uns 16gb, com 5000 reais dá pra por isso.

 

3-não estou familiarizado com esse assunto, só sei que tenho um ssd de 120gb da kingston, e ele é ótimo.

 

4- placa de vídeo é o de menos, para renderizar bem é usado mais memória ram e processador.

 

olhe esse pc: http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-768689235-super-computador-pc-gamer-intel-core-i7-6700-gtx-960-16gb-_jm

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

ele é perfeito pra isso, só não tem o ssd, mas por enquanto fica esse como base vou procurar outro com ssd e mais em conta.

adicionado 2 minutos depois

olhe esse outro, mesmo preço e tem ssd de 240gb:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-809647213-pc-gamer-batedor-intel-core-i7-gtx-960-ssd-240gb-16gb-ddr-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Larissa.arquitet Primeiramente, seja bem vinda.

Vamos as suas dúvidas. 

-Frequências da placa-mãe e memórias:
    Cada componente, (memórias ram, processador, placa de vídeo...) tem sua frequência independente. Elas só precisam ser compatíveis com a placa-mãe. 
Falando de 6ª geração, todos os processadores em stock (padrão fábrica) reconhecem "apenas" 2133mhz, seja ele H110, B150, H170 ou Z170, logo, caso não pretenda fazer OC, uma memória com clock mais alto que 2133mhz é desnecessário. 

 

-Memórias RAM. 

     8GB é o "início" para seu computador. Creiocom os programas que você usará, logo vai usar 16gb :)
Falando de "channels" o mais indicado é DUAL, e usando a 6ª geração como referencia, todos os modelos de placa-mãe, seja ele h110, b150............são compatíveis com Dual channel, portanto é melhor pegar 2x4 do que 1x8, entendeu até aqui? 
Poréééééém você citou um modelo de placa-mãe com chipset H110, ela possui "apenas" 2 slots para memória ram, que caso você compre 2x4, não terá slots livres para um upgrade.  Você pode usar uma placa-mãe B150 que é um nível acima da H110 e possui 4 slots de memória. 

Importante: Você cotou memórias DDR3. NÃO FAÇA ISSO!!! 6ª e 7ª geração usam DDR4. 

 

-Armazenamento (HD-SSD)

     SSD de fato é mais rápido, depois que usa um..você não troca nunca mais, porém mais caro. Como você usará programas pesados, um SSD é essencial. A melhor opção custo benefício é usar um SSD(seja ele de 120 ou 240gb) para instalar seu sistema operacional e seus programas, e um HD para armazenar os dados e projetos que você criou.
Como você mesma disse sobre o ciclo de leitura e gravação de um SSD é menor, por isso o conselho de gravar seus arquivos de dados em um HD, assim seu SSD fica apenas para coisas que realmente precisam de mais desempenho. 

Extra: Evite a linha UV300/400 120GB da Kingston, pois entregam menos desempenho do que prometem. (temos uma análise aqui no CDH, eu leria se fosse você). 

 

 

-Placa de vídeo. 
     A placa Quadro, K, M FIREPRO, são de high desempenho para renderização. Por isso seu custo elevado.
Para projetos uma GTX da conta tranquilo.  

 

-FONTE!!!

     Vi que você não citou fonte, e é algo muito comum. Ninguém liga pra ela, mesmo ela sendo o CORAÇÃO do computador.
Ela é o componente mais importante do seu computador, afinal ela quem vai manter tudo funcionando, ainda mais com uma configuração bacana como você está montando. Procure por marcas boas, que ofereçam garantia, PFC ativo e tenham o selo 80 plus. EVGA, Corsair....
Uma fonte de 500W segura com segurança e sobra energia, a um custo bem acessível. 

 

Minha opinião para você:

processador: I5 6500

RAM: 2x4 GB  2133MHZ DDR4

placa-mãe: B150

Fonte: 500W (450 também daria)
Vídeo: 1060 3gb. (a partir da 950 já roda bem tranquilo, tais como 1050, etc. A 1060 que citei é um ótimo custo benefício)

HD: qualquer um que suporte sua quantidade de arquivos
SSD 120gb /240gb 

 

 

 

Uma coisa que eu não achei...qual seu orçamento? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas_CAJ e @Alex Temnyk, muito obrigada!

 

Eu pretendo gastar no máximo R$5.000,00, mas com a tela e os periféricos.

Com as dicas de vocês eu já consigo fazer cotações melhores. Quando me responderem eu posto aqui para opinarem novamente se possível. 

 

Aproveitando a cordialidade, uma dúvida: tem alguma loja online confiável que monta e entrega, ou é melhor eu ir aqui nas lojas físicas da minha cidade mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Larissa.arquitet Completando as lojas que o lucas falou...

adrenaline, dino pc, alphapc (montam também)

kabum, terabyte (só vendem). 

 

Eu gosto de montar, logo compraria separado - ou não - e montaria. 

Quanto a comprar online ou loja física, é legal ir a uma loja física (quando disponível) e ver o hardware fisicamente. 
Principalmente seus periféricos como telado, mouse, monitor, gabinete, etc, ver na internet pode ser diferente que "ao vivo".

Dificilmente uma loja física "pequena" consegue competir com lojas online no quesito preços, mas não custa chorar com alguma cotação, levando em consideração o tempo de garantia, montagem, e caso você compre online/loja-ai-perto e seu micro de problema, em qual delas o reparo seria mais comodo e rápido. 
Abrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Larissa.arquitet Se não está pegando uma placa de vídeo dedicada para renderização talvez valha à pena investir um pouco mais no processador. Um 6600 seria legal, um i7 seria fantástico (mas mais caro). A placa de vídeo dará conta do viewport e o processador, fora dar conta de tarefas mais comuns, servirá para renderizar também.

 

Verifique se os equivalentes kaby lake estão mais baratos (série 7X00).

 

Quanto ao monitor recomendo que pegue IPS. Um de cerca de 23" está na faixa de R$ 500-700. LG é uma marca decente para monitores do tipo.

 

Talvez seja interessante também pegar uma tablet (mesa digitalizadora), uma Wacom Bamboo Connect Pen dará mais que conta do recado e durará uma eternidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Larissa.arquitet Desculpe, me expressei mal. Não que não esteja pegando uma placa de vídeo, e sim não está pegando uma com a intenção de usá-la para renderizar.

 

Dependendo do software se pode optar por usar a CPU para renderizar, e nesses casos é um custo/benefício melhor investir na CPU e pegar uma placa de vídeo ok pois a placa de vídeo só cuidará do viewport, sendo pouco aproveitada em outras funções, enquanto a CPU é sempre usada para outras funções.

 

Edit: E pelo o que estou lendo no Archicad não é diferente: http://archicad-talk.graphisoft.com/viewtopic.php?t=44481&sid=8c49dae5cd3cb8b2bdc451c0f7b85395

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pessoal, estou fechando nesta configuração, se tiverem algum comentário, agradeço!

 

cpu intel (1151) core i5-6400  (3.3ghz) box  6ª  geraçao

mb (1151) asus  h110m-cs/br #ddr4# vga/usb3.0 

memoria ddr4 8.0gb

hd ssd 240gb ssdnow suv400s37/240g kingston (até 550mb/s leitura)

gabinete gamer c3 tech m. pc-4t303 sem fonte 

fonte potencia real 600w aerocool xpredator en53749

gravador dvd preto sata

pv pci exp. 4.0 gb r7 370 256bits nitro dual-x sapphire 11240-04-20g

wireless adap. usb 150mb tenda nano tw15un

estabilizador tensão 1000va ts shara poweres 115v/06 tomadas (o tecnico disse que preciso do estabilizador para quando a placa de video for acionada, mas li que os pc's novos não devem usar, então não sei a real necessidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria procurar uma placa que suporte mais memória, como já sugerido.

Não é necessário fonte de 600W. Prefiro Corsair, XFX ou EVGA de 500W.

Se possível um SSD Toshiba.

Esse 'técnico' aí falou besteira. Nada de estabilizador com fontes modernas. Para proteção contra surtos elétricos use um anti-surge tal como Clamper Multiproteção e uma tomada com aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, cltctba disse:

Não consegue partir para um I7? Principalmente para renderização.

No mais o pessoal ja deu dicas valiosas.

Só se for i7 de 4 geração ou um que nao agrega tanto em comparação com o i5. Para melhorar  a performance para o software, quanto mais threads melhor, mas o i7 com mais threads ficou mto caro pra mim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...