Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans de Gabinete


Posts recomendados

Então pessoal, to com uma duvida que não quer calar e não achei nada aqui explicando,

 

-Pra que serve os Fans que a gente coloca no gabinete?

-Se eu uso o Gabinete com um dos lados abertos, eu preciso de um Fan desses?

-Qual a diferença de Fan e Cooler?

-O que diferencia os Fans disponíveis no mercado(pás, rpm, tamanho)?

 

Obrigado e boa tarde.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo os fans servem para empurrar e puxar ar do gabinete, por exemplo, frontal e da tampa lateral(quando possível) são responsáveis por empurrar ar para dentro, assim como fan que fica na parte de baixo dentro do gabinete quando pode ser colocado, no caso de cooler atrás e no topo do gabinete eles irão tirar o ar quente apenas.

 

Se o gabinete está aberto tem circulação de ar, mas você pode colocar fan para auxiliar na refrigeração dos hds e tirar o ar quente de dentro do gabinete.

 

A diferença entre eles eu não vou saber explicar muito, mas acredito que seja o tamanho e os rpms de cada um deles, além de sua funcionalidade, de tirar ar ou empurrar ar para local especifico.

 

As fans de mercado tem muitas diferenças, uma diferença comum é rpm, outra fácil de achar é as pás, tamanho também é algo que nota diferença, mas também existe um modelo chamado de slim no mercado e ele é mais fino que um fan normal.

 

Espero ter ajudado, se ainda tiver duvida sobre algo é só perguntar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Raul Melo disse:

(1) Pra que serve os Fans que a gente coloca no gabinete, eles puxam, o ar de fora pra dentro ou o contrario?

Servem para as duas funções, mudando de acordo com o lado que você instalar ele. O indicado é botar os fans da frente e do lado do gabinete como ventilador (jogando ar para dentro) e fans atrás e em cima do gabinete como exaustor (jogando ar para fora).

 

4 minutos atrás, Raul Melo disse:

E também,(2) se eu uso o Gabinete com um dos lados abertos, eu preciso de um Fan desses?

Lados abertos você diz sem a tampa mesmo? Ou gabinete com aberturas, como furos?

O importante dos fans é que eles, quando bem instalados (vide minha resposta da pergunta 1) criam um fluxo de ar no interior do gabinete que joga ar frio (ou menos quente na maior parte do país, RJ incluso) para dentro e ar quente para fora, ajudando assim no resfriamento do seu sistema como um todo. Se você usa seu gabinete aberto, não há essa necessidade, claro.

 

6 minutos atrás, Raul Melo disse:

(3) Qual a diferença de Fan e Cooler?

Fans são as ventoinhas (ventiladorezinhos) para gabinetes e coolers são para componentes internos do gabinete (processadores normalmente), instalado diretamente no componente. Coolers são muito mais eficientes, mas só refrigeram o componente em questão, enquanto os fans refrigeram o sistema como um todo. Todo processador precisa de um cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- O fan da lateral puxa o ar de fora para dentro ajudando a refrigerar a placa-mãe e o processador , o fan de trás funciona como um exaustor ( de dentro para fora ) ajudando no fluxo de ar , o fan da frente também puxa de fora para dentro e o de cima puxa de dentro para fora. Ou seja : Traseiro - Topo ( exaustores) , Lateral e Frontal ( Puxam o ar para dentro)

2- Sim , para ajudar na refrigeração da placa-mãe e do processador e também no fluxo de ar.

3- http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/01/entenda-o-que-sao-coolers-e-fans.html (mais fácil que eu te explicar kkkk )

4- O que diferencia é o diâmetro e rpm , fans mais caros possuem mais funções então podem ter mais diferenças.

 

LINK ÚTIL SOBRE FLUXO DE AR - 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo Quando o ambiente já é quente fica difícil melhorar a temperatura, mas é possível sim melhorar a temperatura do pc.

 

Você pode acrescentar fans e coolers o máximo que o gabinete permitir, se não funcionar pode ligar um ventilador em direção ao pc que deve ajudar também.

 

Antes de mais nada, lembre-se que se sua fonte é uma gamer o cooler dela deve ficar virado para baixo se o gabinete também for gamer e se permitir isso, pois a fonte tem sua refrigeração própria(esqueci de mencionar isso antes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo coloque só o quanto puder mesmo, se não der pra colocar um tamanho especifico para todos, então compre tamanho diferentes que caiba no gabinete.

 

Seu gabinete deve ser um que vai a fonte em cima, sua Coursair Corsair está pegando todo o ar quente do gabinete e jogando dentro dela mesmo sem refrigerar os componentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo esses gabinetes que vai fonte em cima faz a fonte puxar todo aquele ar quente que sobe no gabinete, como sabemos o ar quente fica em baixo e o quente fica em cima, então o ar quente vai pra fonte.

 

Ar quente indo pra fonte faz ela jogar ar quente nos componentes da fonte ao invés de ar frio.

 

no caso do choque, você pode ter colocado a tomada com os polos invertidos, o negativo no positivo e vice-versa, procure mudar a posição que deve resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Obrigado @Elder Nauvirth  Vou ver os Fans e essa parada da tomada.

Nâo sei se isso tem a ver mas desde que eu pus essa fonte, a imagem do monitor começou a mostrar uma imagem como se fosse fantasma

As coisas na tela ficam com uma sombra fantasma, mouse, video, foto, jogo, tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo tente o da tomada primeiro e logo em seguida as fans, se não resolver pode ser outro problema, ai vai ser bom ver placa de video se tiver e até é bom fazer teste tirando a fonte do gabinete, só colocar a fonte em lugar fora do gabinete e ligar que funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo O choque pode ser na tomada sim se a tomada for padrão mas instalaram invertida. Tem um multímetro? Se tiver fica muito fácil descobrir isso.

 

 

Sobre usar fans com o gabinete aberto não recomendo. Se o fabricante do seu gabinete sabe o que está fazendo ele funcionará melhor fechado, por criar um sistema controlado com melhor fluxo de ar. Dá uma olhada nos esquemas de fan que posso usar no meu gabinete (mini):

 

charts_11_1.jpg

 

Esses fluxos de ar dependem do gabinete estar fechado. Quando ele está aberto parte do ar frio jogado para dentro escapa pelas laterais abertas, sem atingir as áreas que deveria, e a minha fonte (que está agindo como exaustor) puxa parte do ar de fora do gabinete ao invés do ar quente dentro. Dependendo da combinação de cooler e sentido do fan meu sistema fica até 4ºC mais quente aberto.

 

Imagine soprar algo normalmente e então pegar um canudo e soprar através dele. O sopro não fica mais concentrado e potente com o canudo? É o mesmo princípio.

 

Quanto ao ar ambiente ser quente não tem problema. Quanto mais frio melhor, mas duvido que seja mais quente que a CPU e sistema. Ainda ajuda e muito colocar um fan como ventilador. Só se certifique que haja pelo menos alguma forma de exaustão ativa. No seu caso teria que ser outro fan mesmo, seu gabinete é maior e tem mais espaço para ar quente acumular, só a fonte não deve dar conta.

 

Já para a temperatura da placa de vídeo pode experimentar baixar o MSI Afterburner e criar um curva de temperatura customizada. Hoje em dia muitas GPUs só ligam os coolers em temperaturas bem altas, para ficarem mais "silenciosas". Uma tremenda trapaça, sinceramente, mas dá para resolver.

 

@Elder Nauvirth Um adendo: Uma fonte em cima não joga ar quente nos componentes. Ela puxa ar quente. O ar sai pela traseira da fonte, direto para fora do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo é como eu disse amigo, os fios estão invertidos, é só você mudar os fios e terá que ficar normal.

 

2 horas atrás, Nihal disse:

 

@Elder Nauvirth Um adendo: Uma fonte em cima não joga ar quente nos componentes. Ela puxa ar quente. O ar sai pela traseira da fonte, direto para fora do gabinete.

@Nihal é exatamente isso amigo, eu não soube me expressar na hora de explicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...