Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans de Gabinete


Posts recomendados

@Raul Melo Aumenta manualmente? O ideal não é deixar sempre em 60% e aumentar manualmente, é criar uma curva customizada. Se você deixar em 60%  ela superaquecerá rapidamente em load por o fan não acompanhar a mudança de temperatura, e quando você for baixar já estará alta demais para surtir o efeito esperado.

 

O MSI Afterburner permite criar uma curva automática. Exemplo: Usar 55% de velocidade do fan da GPU quando a temperatura chega à 40ºC, 80% à 50ºC, 100% à 60ºC;

 

Quais as temperaturas da placa em idle e full load? Você não chegou a dizer. Elas podem estar altas demais para o seu gosto mas no padrão da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Perai, então você ta me dizendo que a placa pode dar problema se eu deixar ela com Fan estatico?

A temperatura, em Full Load, chega a 80C, é o maximo que ja chegou, e não teve nenhum problema de desempenho nem crash nessa temperatura

 

adicionado 6 minutos depois

@Nihal Por exemplo, digamos que eu deixei o Fan em 80% estatico. INdependente do Load, daria algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo Sim. Há uma relação direta entre fan e temperatura: Quanto mais quente a placa maior deve ser a carga do fan para combatê-la. Quando você está com calor não aumenta a velocidade do ventilador? É o mesmo princípio.

 

80ºC como máxima está dentro do padrão, mas em dias mais quentes a temperatura ambiente pode fazer com que a placa suba um pouco mais. Ajeite essa curva do fan, observe como a placa se comporta e depois pense em mexer nos fans do gabinete—afinal, não adianta jogar um monte de ar fresco dentro do gabinete se sua placa de vídeo não faz nada com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo Há quanto tempo usa a placa?

 

Você também precisa verificar outros fatores. Usa estabilizador? Se usar plugue o computador direto na tomada.

Caso não resolva ela está com drivers atualizados? Se não estiver atualize. Se o problema começou na verdade ao atualizar os drivers volte para a última versão que era estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Ela tem mais de 2 anos, eu ganhei ela de um amigo.

Não uso estabilizador, minha fonte é a CX430W.

Drivers atualizados, já tentei 2 drivers anteriores, mesmo problema.

O estranho é que ele segura, roda numa boa, mas crasha depois de 2 minutos.

Isso não acontece quando eu faço o Downclocking nela, já que não a força

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo No caso de uma placa com mais de 2 anos, sendo que não sabemos em quais condições era usada, complica mesmo.

 

Se ela fica estável com o downclocking mas ainda utilizável sugiro que mantenha assim. É chato, mas se olharmos do ponto de vista de sobrevida pós garantia é lucro. Não sabemos se ela sempre trabalhou em temperaturas muito altas, ou foi estressada de algum modo. Outra opção seria aumentar um pouco o power, mas parece que nesta placa não dá, o slider está desabilitado não?

 

A temperatura ainda está dentro do padrão para esta placa, mas bem próxima do limite. O nosso verão é cruel, arrisca de bater no máximo assim. Sugiro que você crie uma curva mais agressiva para o fan.

 

Abra o propriedades do afterburner, vá na aba do fan.

 

msi_afterburner-2.png

 

Altere a curva para que ele trabalhe à 100% aos 90ºC (ou 80-85ºC, se isso te deixa mais tranquilo), já a mínima depende de como sua placa se comporta. Você precisa observar qual temperatura a sua placa tem em idle e em qual velocidade está o fan para ajustar de acordo.

 

Exemplo: Tenho uma placa bem diferente da sua. Quero que ela fique abaixo dos 40ºC quando idle. Alterei a curva de forma que o fan com 44% a mantém à 35ºC—ainda é silenciosa e é uma ótima temperatura. Antes ela ficava à 40ºC com menos de 40% de speed, se me lembro bem, às vezes até desligando o fan para ficar em modo silencioso. Também gosto de manter as máximas baixas, pois não quero que a GPU aqueça o resto do meu sistema (meu gabinete é mini), então o fan já trabalha à 80% aos 60ºC, e ela nunca passou dessa temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Pse cara, vou ficar com o Downclock mesmo, não percebi nenhuma perda de desempenho( até me assustei quando eu coloquei o Rocket League no Ultra com todos os efeitos e ainda rodei a 120fps), já fiz minha curva, eu coloquei pro Fan em 80% só em caso de chegar a 80C, e em 100% a 90C, já que não é uma temperatura boa. Eu usei uma pasta térmica chamada Emplastec, o Idle dela fica em 37C com a curva em 30%, não consigo abaixar mais que isso. Você recomenda eu trocar a pasta pra uma de melhor qualidade?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Até esqueci, mas muito obrigado mesmo cara!

Foi o único que conseguiu analisar e resolver meu problema, muito agradecido!

Tem como eu te recomendar ou algo do tipo? (sou meio novo aqui)

Alias, vou excluir meu outro post do mesmo problema, já que foi resolvido aqui.

Abraços brother!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo Sem problemas. Fique de olho nas temperaturas por um tempo só para garantir e altere a curva para uma mais agressiva se ela ainda conseguir chegar aos 80-90ºC. Outra coisa: Como é uma placa que já pede um downlocking seja cuidadoso com drivers. Se não tiver motivos para atualizar seria bom manter o que funciona agora, pois volta e meia as fabricantes lançam drivers que interferem no clock, o que tornaria sua placa instável novamente.

 

Para recomendar alguém basta clicar no botão de curtir localizado à direita, ao final do post da pessoa.

 

Pequena correção: *sister. ;P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Vish, nem me liguei que era menina, foi mal rsrsrs, mas obrigado mesmo assim, quando eu chegar em casa te mostro minha curva de Fan, eu tive problemas com o ultimo driver lançado mês passado então voltei pro anterior e pretendo ficar nele mesmo rsrs

Abraços sister!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...