Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte home theater Lg ht306 em curto.


Posts recomendados

Prezados, gostaria de uma ajuda, estou com uma fonte ht306 com diodos verificados do secundário em curto... mas o incrível que quando os tiro da placa eles estão bons... já quebrei a cabeça e não consigo achar o que esta causando esse curto nos diodos em anexo a foto do esquema da fonte aonde estão localizados na placa.

Desde já agradeço a atenção.

Screenshot_2017-01-13-15-36-10.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Verifique os capacitores de filtro, já presenciei alguns em curto, e esse curto se reflete nos diodos...

Outro componente que entra em curto e também engana a gente, são os CI's amplificadores de saída...

Se essa fonte for separada da placa de potência, faça os testes com os cabos de ligações desligados...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Verifique os capacitores de filtro, já presenciei alguns em curto, e esse curto se reflete nos diodos...

Outro componente que entra em curto e também engana a gente, são os CI's amplificadores de saída...

Se essa fonte for separada da placa de potência, faça os testes com os cabos de ligações desligados...

Então, ja veriiquei os capacitores, e aparentemente estão ok ( teste com multimetro ) ... nessa nova figura que vou anexar vou explicar ainda mais o problema... quando retiro da placa esse capacitores marcado na imagem o diodo para de conduzir nas duas posições, mas logo que coloco o c922 ele volta a conduzir para ambos os lados obs. Esse capacitor que coloquei no c922 e novo... Não to entendo mais nada... além disso a tensão que chega nesses diodo e de 0.15v. Se puder me ajudar.

Screenshot_2017-01-14-09-32-59_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega.

Eu ainda não entendi o que está acontecendo. Poderia me ajudar a te ajudar?

 

Quando diz que o diodo está em curto o que quer dizer com isso?  Qual leitura que mostra no ohmiter?

 

O fato de seu multímetro mostrar uma tensão aí de 0,15V, não significa que tenha isso lá. Talvez seu ohmiter não esteja ajudando. Se te conforta, prefira fazer leituras sempre pós diodo. É mais seguro interpretar as leituras assim, principalmente nas fontes chaveadas! 

 

No caso das medidas daqueles resistores, a melhor forma de medi-los é retirando do circuito, pois, como estão em paralelo, a resistência equivalente seria menor que a metade do valor de um deles, além disso como temos outros componentes envolvidos, inclusive CAPACITORES  (que suspeito estarem com o ESR elevado), não é confiável medir no lugar.

 

Ah, não se esqueça de descarregar todos os capacitores antes de fazer as medições!!!

 

Aguardo respostas.

 

 

adicionado 0 minutos depois

@Leonardo olandir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

Olá colega.

Eu ainda não entendi o que está acontecendo. Poderia me ajudar a te ajudar?

 

Quando diz que o diodo está em curto o que quer dizer com isso?  Qual leitura que mostra no ohmiter?

 

O fato de seu multímetro mostrar uma tensão aí de 0,15V, não significa que tenha isso lá. Talvez seu ohmiter não esteja ajudando. Se te conforta, prefira fazer leituras sempre pós diodo. É mais seguro interpretar as leituras assim, principalmente nas fontes chaveadas! 

 

No caso das medidas daqueles resistores, a melhor forma de medi-los é retirando do circuito, pois, como estão em paralelo, a resistência equivalente seria menor que a metade do valor de um deles, além disso como temos outros componentes envolvidos, inclusive CAPACITORES  (que suspeito estarem com o ESR elevado), não é confiável medir no lugar.

 

Ah, não se esqueça de descarregar todos os capacitores antes de fazer as medições!!!

 

Aguardo respostas.

 

 

adicionado 0 minutos depois

@Leonardo olandir

Então quando falo que os diodos estão em curto, é porque ele esta conduzindo nas duas direções... quando vejo inversamente o multimetro vai ate 200 e " para" no infinito (1) o que já deveria ser... suponho que diretamente ele deveria conduzir e ao colocar inversamente deveria mostrar 1 imediatamente ao invés de " conduzir por um período é só depois mostrar 1... consegui me fazer entender? ( como sou novato com reparos pode ser que isso seja normal e eu não sei.

Em relação a leituras pós diodos... fiz nos capacitores e ate num ci que não mostraram energia alguma... tentei merdir a saída do secundário do trafo ( não sei se fiz certo) mas também não obtive tensão alguma. Ainda sobre os diodos quando eu retiro os capacitores próximo a ele. E tento medir inversamente ele me.mostra 1 imediatamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim!

É normal o multímetro dar "um pulso" sobre os diodos quando os capacitores estão na placa, principalmente quando tem um curto nos circuitos que a linha alimenta!...

@Leonardo olandir Com os capacitores no lugar, meça a resistência sobre eles (com eles descarregados)... Na escala de diodos, meça direta e inversamente, a resistência não pode passar da medida de um diodo!

O que pode esta ocorrendo ai é que tem algum curto circuito nas linhas que eles alimentam.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio supondo que seja um ci ou capacitor, ao retira- lo do ckt, o curto deve ser sanado correto?

A respeito do pulso no diodo, a impressão que tenho e que ele vai subindo subindo ate o infinito (1) , mas foi muito esclarecedora a sua resposta, n sabia que o diodo poderia dar esses pulso... e mais uma informação, não consigo as tensões 3.7, 5 e 12 volts da saída, em contra partida tem as de 34v. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
15 horas atrás, Leonardo olandir disse:

supondo que seja um ci ou capacitor, ao retira- lo do ckt, o curto deve ser sanado correto?

Sim! Observe que o trafo faz uma ligação entre um lado do diodo e o outro! Então ao medir o diodo no local, (soldado na placa), o multímetro estará medindo também o capacitor em série com o enrolamento do trafo.

Caso tenha algo em fuga/curto na linha, a medição do diodo dará a medição do circuito em série com o trafo....

No seu caso ai, parece não ter curto, pois a medição do diodo dá um pulso e vai para o infinito (um 1 a esquerda do visor do multímetro).

Voltando ao problema! Você esta com a fonte primária inoperante, verifique ai no esquema que você tem duas fontes, a primária que gera as tensões baixas (stand-by) e a secundária que gera a tensão mais alta com corrente também mais alta para o circuito amplificador! (são dois trafos).

Por algum motivo (raio/descarga elétrica) a sua fonte primária não esta funcionando!

Vamos começar analisando o primário dela que tem como oscilador principal o IC901, a alimentação dele vem para o  píno 7, Mas passa pelos resistores R905, R908, D904 e tem um zener DZ901 para regular essa tensão!

Comece medindo eles, se tudo normal, o  IC901 pode estar danificado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Comece medindo eles, se tudo normal, o  IC901 pode estar danificado!

@Bcpetronzio então, fiz as medições e estão todas ok a mas duvidosa foi a de r905 que é de 22r  e apresentou 23r ( acha necessário que eu o retire do ckt para medir? ),porém além de esta em serie com diodo d904, ainda esta dentro da faixa aceitável de 5%... sendo assim todos estão ok.

É possível testar esse ci901 com multimetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio  Boa noite, entendi devo esta comprando esse ci na quinta visto que no Centro aonde trabalho nenhuma loja de eletrônica tem...

A título de aprendizagem, se o curto fosse nesse ci do primário do trafo o diodo do secundário deveria continuar em curto quando eu tirasse os capacitores... meio que mostrando que o curto esta a traz dele e não posterior...

Espero que consiga me entender, fiquei com ess a duvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Acredito que o que você deve esta medindo nesse secundário não é um curto e sim uma resistência bem baixa provocada pelos circuitos e pelo diodo que deve ser de ação ultra rápida (Medida do multímetro em torno de 136R diretamente, na escala de diodos).

Os curtos percebidos no primário não são percebidos no secundário.

Não esqueça de verificar também resistores de baixo valor e fusíveis no primário também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, troquei o ci e não mudou nada... tentei ver a tensão que chega nele... colocando ponteira preta no gnd pino 8 e a vermelha no vcc pino 7 vi que estava chegando 2volts mas fiquei em.divida se ali é ac ou DC...

Acabei trocando o r905 também é a tensão no ci foi para 3.7v.@Bcpetronzio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, vou retira e medir! Coisa de iniciante....

adicionado 25 minutos depois

Tudo normal sem o ci, o d 907 quando polarizado diretamente ( na placa sem ci) ele conduz e me mostra 001, quando coloco inversamente ele mostra 002, r906 esta com a resistência acima do esperado... ele é de 4.7r e esta marcando 5.7 dentro ou fora do circuito.

As únicas coisas que achei estranha no ckt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Essa diferença no resistor pode ser por conta da resistência da pontas de prova...

Sobre o diodo, também esta normal, observe que ele esta em paralelo com o resistor R903 de 0,75R.

Ainda trabalhando no primário, o Pino 7 do IC901 onde você disse que chegou a 3,7V depois de trocar o R905..., vamos "bater" mais nessa linha, a tensão ali é DC mesmo, e depois do R905 ainda tem o diodo D904, o C909 (Ele pode estar esgotado), o R909 (100R) e em paralelo com o zener ZD901, tem um capacitor C911, aqui não informa qual desses componentes é SMD ou não!, Faça testes neles, como o CI é novo, pode ter um desses componentes ruim e não alimentando o CI.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio então, na duvida acabei trocando capacitor c911 e c909 ai tensão ficou variando em 1.4v 1.5v 2v,  resolvi usar outro terra  ai coloquei a ponteira preta numa carcaça que tenho na minha bancada e sem perceber encostei meu braço nessa carcaça. Pra minha surpresa" eu sendo o terra" a medição do pino 7 do ci chegou a 53v e se manteve por la.

Seria apenas falta de terra no ci?

Seria essa a tensão que deveria chegar nele?

Aguardo novas cordenadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...