Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito temporizador com chave aberta.


Posts recomendados

Como a entrada é de 12V e a saída possui corrente de 4 ampères, a potência total dissipada no componente regulador é de 48W.

 

Não espere que funcione com dissipador pequeno.

O componente tem proteção térmica. Daí se aquecer muito ele abaixa a corrente de saída para poder diminuir a temperatura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando a chave abrir é uma configuração típica de alarme para o monoestável.

Teoricamente é só inverter a chave com o pull up R1 (alguns ajustes são necessários) pois o Trigger (pino 2) é ativado quando a tensão cai abaixo de 1/3 de vcc. Não esqueça que o reed vai acionar quando o imã estiver longe. Tipo: reed na parte fixa de uma porta (batente) e imã na parte móvel (porta).

Se não me falha a memória nesta configuração terá T (seg) = (R2+R3).C2 o que dará um tempo longo.

Quando estiver no desktop te ajudo melhor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No lugar de S1 coloque o resistor de 1K, no lugar de R1 um transistor PNP, na base do transistor outro resistor de 1K, o reed vai entre o GND e o resistor de base. Obs.: O emissor do transistor fica no VCC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva, não sei em que aplicação vai utilizar este circuito mas existem uns ajustes, considerações e modificações.

Como vai trabalhar em NF pode inverter o reed com R1 (pode mantê-lo em série se quiser) e no lugar da chave colocar um resistor de 10k a 100k entre pino 2 e gnd.

O valor de R2 está no bico do corvo em série com R3 e o 555 pode começar a trabalhar na área de instabilidade.

Eu recomendaria trocar o trimpot de 2M2 por um resistor fixo (a menos que vá ficar alterando o tempo toda hora). Com um valor desses qquer rotacionada no trimpot já alterará a resistência em centenas de ohms. Analise o tempo que necessita, teste na proto e no circuito final troque o trimpot pelo resistor.

Não sei como pretende montar mas fazer uns teste em uma proto é um bom começo.

O 555 é bem suscetível com qquer interferência eletromagnética e o circuito se perde facilmente. Um cap de 100n entre vcc e gnd ajudará um pouco mas o ambiente de utilização precisa ser analisado.

Outras duas questões sobre o reed: a primeira é quanto tempo demorará para voltar à posição inicial e a segunda é a questão do "bounce" - o repique -  que o reed dará no momento da abertura ou fechamento. Isso terá que ser analisado para ver se não interferirá no funcionamento.

Se a precisão no tempo é muito importante analise a fuga de corrente do cap C2 e também, após o 1º ciclo, existirá uma corrente residual e o tempo modificará. Qto maior o cap maior a fuga.

A qualidade e tolerância dos componentes e a necessidade de uso do circuito podem determinar o circuito final.

O 555 é talvez o chip mais versátil já fabricado.

 

 

 

fuga.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...