Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidados com EEPROM


Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu ia perguntar porque usar EEPROM. Mas comecei a ler tutoriais específicos, em português, e agora vejo claramente que provavelmente é porque ela foi feita para isso, armazenar configurações.

 

Uma mesma curiosidade instantânea vem na forma de quatro perguntas:

  • Será que a EEPROM está sempre totalmente disponível?
  • Será que o bootloader não faz mesmo uso dela?
  • Então quer dizer que eu, como programador da aplicação do meu microcontrolador, posso considerar a EEPROM interna como totalmente minha?
  • Mas esse tipo de preocupação pode ser somente com o bootloader?

Update

 

Um cuidado óbvio que já identifiquei é deixar a gravação longe de loops. Ou, caso caia em algum loop, a memória física poderá ser detonada em poucos segundos.

 

Update 2

 

Encontrei um mapa da memória do ESP8266, mas "interpretá-lo bem" está fora do meu alcance.

 

Update 3

 

Citação

O ESP não tem EEPROM, mas sim uma emulação na memoria flash. Isso significa que a vida útil de escritas na memoria será a mesma da flash, cerca de 10.000 ciclos, e não de uma EEPROM que pode passar de 1 Milhão de ciclos de escrita (no mesmo endereço).

 

Fonte: Utilizando a “EEPROM” do ESP8266, por Pedro Minatel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...